Biblioteca escolar para uma educação plural: dilemas e possibilidades

Autores/as

  • Maria Rosenilda Pires Ferreira Secretaria de Estado da Educação do Estado de Rondônia
  • Ana Cristina Spanhol Secretaria Municipal de Porto Velho - Rondônia
  • Jussara Santos Pimenta Universidade Federal de Rondônia http://orcid.org/0000-0002-5283-2509

DOI:

https://doi.org/10.9771/rfd.v8i0.64101

Palabras clave:

Biblioteca escolar, Legislación, Diversidad cultural

Resumen

O artigo tem por objetivo discutir a importância da biblioteca na escola e analisar a legislação e discutir a importância desse espaço e suas contribuições para a construção do leitor. Fundamentam o debate Pimenta (2011), Terso e Sienna (2021), Freire (1989), Tanus e Tanus (2021), Balça e Fonseca (2024) e contribuem para o entendimento da biblioteca como espaço de cultura, da diversidade cultural, como instituições sociais e políticas que colaboram para atender as necessidades informacionais dos leitores, desenvolver a imaginação e preparar para vida. É no ambiente da biblioteca que acreditamos ser possível acontecer as diferentes interações nos momentos diversos que acontecem em seus espaços.

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Biografía del autor/a

Maria Rosenilda Pires Ferreira, Secretaria de Estado da Educação do Estado de Rondônia

Professora do Centro Municipal de Educação Infantil Ariel Vieira Hilgert em Ji-Paraná, Rondônia. Doutoranda e Mestre em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná – ULBRA. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1665-572x 

Ana Cristina Spanhol, Secretaria Municipal de Porto Velho - Rondônia

Mestranda em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) em Porto Velho-RO. Graduada em Pedagogia pela Claretiano Centro Universitário. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2906-553X 

Jussara Santos Pimenta, Universidade Federal de Rondônia

Professora da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Orcid: http://orcid.org/0000-0002-5283-2509 E-mail: jussara.pimenta@unir.br

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Publicado

2025-04-01

Cómo citar

FERREIRA, M. R. P.; SPANHOL, A. C.; PIMENTA, J. S. Biblioteca escolar para uma educação plural: dilemas e possibilidades. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e82251, 2025. DOI: 10.9771/rfd.v8i0.64101. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/RFD/article/view/64101. Acesso em: 27 sep. 2025.

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