Itinerários documentais da memória e as multiplicidades de sentidos no tratamento, organização e disseminação do acervo da Academia de Letras da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.9771/rfd.v7i0.65118Palavras-chave:
Academia de Letras da Bahia, arquivos pessoais, periódicos literários, literatura baianaResumo
Trata-se do estudo da memória da Academia de Letras da Bahia, a partir dos acervos pessoais dos acadêmicos e de periódicos literários em que circularam produções poéticas do Modernismo à baiana, que compõem parte do acervo da Academia de Letras da Bahia. Esses acervos são derivados da trajetória dos produtores e das relações que eles estabeleceram em diferentes esferas de suas vidas, refletindo a diversidade e pluralidade dos sujeitos, atividades literárias, culturais e políticas da sociedade baiana. Busca-se caracterizar o processo de tratamento, organização e disseminação do acervo da Academia de Letras da Bahia, à luz das práticas interdisciplinares que envolvem a Arquivologia, Biblioteconomia e Letras, e o campo da Filologia. De caráter exploratório, com abordagem qualitativa, realizou-se um levantamento documental do acervo dos acadêmicos, que teve como amostra 198 fundos pessoais, depositados no Arquivo Renato Berbet de Castro, e mais de 2000 periódicos na Sala Odorico Tavares, e, por fim, a Coleção Álvaro Gonçalves Nascimento. Dando continuidade à pesquisa identificaram-se cartas, textos literários, registros de imprensa, fotografias, postais, entre outras fontes documentais, assim como, os periódicos Samba, Arco & Flexa e A Luva, e as obras de estudos Camiliano acerca do romantismo europeu. Ademais iniciou-se a produção de um glossário de tipos documentos e um dicionário biobibliográfico de autorias do acervo, como produtos para disseminação do acervo. O processo para desenvolvimento de produtos de informação, em desenvolvimento, favorece à difusão de seus conteúdos, ampliando possibilidades de ações de pesquisa a fontes primárias, contribuindo não só para as pesquisas sobre a vida e obra de seus titulares, mas para democratização destes saberes.
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