Das estórias às memórias: a vida dos juticultores do médio Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.9771/rfd.v8i0.66272Palavras-chave:
memória, trabalho, julticultores, comunidadeResumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a história e as memórias de juticultores a partir de suas narrativas como fontes sobre a história da comunidade, do trabalho e suas agruras no cultivo da juta. A pesquisa se deu na comunidade São Sebastião na Ilha do Marrecão, Manacapuru/AM, região com forte presença econômica e cultural da juta. A partir das narrativas dos juticultores foi possível compreender as memórias como fontes que compõem a história da comunidade, a cultura da juta e o labor do trabalho a partir de vivências e experiências.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1988.
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. Tradução Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1997. (Coleção Tópicos).
BITTENCOURT, Antonio C. R. Memória do município de Parintins: estudos históricos sobre sua origem e desenvolvimento moral e material. 2. ed., fac-similado. Manaus: Governo do Estado do Amazonas/Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Desporto, 2001.
BOURDIEU, Pierre. A miséria do mundo. Contribuições de A. Accardo et al. 17. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
BRUCE, Maria Valcirlene de Souza. O banho das índias em noites de lua cheia: a influência da lua na vida das moradoras e moradores da Serra do Espelho da Lua, Nhamundá-AM. 2022. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2022.
CERDEIRA, Weslley Dias. A poesia de Thiago de Mello na perspectiva do pensamento Ecocrítico. 2020. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
CEVASCO, Maria Elisa. Dez lições sobre estudos culturais. São Paulo: Boitempo Editorial, 2008.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia. v. 4. 2. ed. Tradução Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 2012.
FARIAS, Elson. Estações da várzea. Manaus: Sergio Cardoso & Cia. Ltda, 1963.
FERREIRA, Aldenor da Silva. Trabalhadores da malva: (re)produção material e simbólica da vida no baixo rio Solimões. 2009. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2009.
FERREIRA, Aldenor da Silva. Fios dourados dos trópicos: culturas, histórias, singularidades e possibilidades (juta e malva - Brasil e Índia). 2016. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, 2016.
GARRARD, Greg. Ecocrítica. Tradução Vera Ribeiro. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006.
GUATTARI, Félix. As três ecologias. Tradução Maria Cristina F. Bittencourt. Campinas, SP: Papirus, 1990.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira Lopes Louro. 11. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HOMMA, Alfredo Kingo Oyama. A imigração japonesa na Amazônia: sua contribuição ao desenvolvimento agrícola. 2. ed. Brasília, DF: Embrapa, 2016.
HOMMA, Alfredo Kingo Oyama. A civilização da juta na Amazônia: expansão e declínio. In: Congresso de Economia e Sociologia Rural, Curitiba, 1995. Anais [...]. Brasília: SOBER, 1995.
LOUREIRO, João de Jesus. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. São Paulo: Escrituras Editora, 2001.
LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Sustentabilidade e educação: um olhar da ecologia política. São Paulo: Cortez, 2012.
MAFFESOLI, Michel. Homo eroticus: comunhões emocionais. 1. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2014.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. Revisão técnica de Edgard de Assis. Brasília: UNESCO, 2000.
NICOLESCU, Basarab. Definition of transdisciplinarity. Rethinking Interdisciplinarity: The Potential of Transdisciplinarity. Disponível em: http://www.interdisciplines.org/interdisciplinarity/papers/5/24/. Acesso em: 05 fev. 2025.
NODA, Sandra do Nascimento. Agricultura familiar amazonense: mobilidade e relações de trabalho na produção de juta e malva. In: WITKOSKI, Antonio Carlos et al. A cultura de juta e malva na Amazônia Ocidental: sementes de uma nova racionalidade ambiental? São Paulo: Annablume, 2010.
NODA, Sandra do Nascimento. Relações de trabalho na produção amazonense de juta e malva. 1985. Dissertação (Mestrado em Ciências Agrárias) – Universidade de São Paulo, Piracicaba, 1985. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/11/0/tde-20240301-150525/. Acesso em: 05 fev. 2025.
OLIVEIRA, Liliane Costa de. Vida religiosa ribeirinha: um estudo sobre a Igreja Católica e Evangélica no Amazonas. 2012. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2012.
PAIVA, Alciane Matos de. Agricultura camponesa e desenvolvimento rural/local: um estudo da organização da produção de juta e malva na várzea do município de Manacapuru. Manaus: UFAM, 2009.
SAUNIER, Tonzinho. Parintins: memórias dos acontecimentos históricos. Manaus: Editora Valer/Governo do Estado do Amazonas, 2003.
SILVA, Marilene Corrêa da. O Paiz do Amazonas. Manaus: Valer, 2004.
SILVA, Giselle Maria Menezes da. Subjetividade e trabalho com juta e malva: um estudo em Manacapuru/AM. 2019. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) – Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
TORRES, Iraildes Caldas. A experiência estética da poiesis Sateré-Mawé: a face aurática e ancestral de sua cultura. 2015. Tese (Pós-Doutorado) – Université Lumière Lyon 2, França, 2015.
VIEIRA, Everton Dorzane. A maldição da juta na Amazônia: história e memória de trabalhadores rurais de uma comunidade amazônica. Manduarisawa: Revista Eletrônica Discente do Curso de História da UFAM, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/manduarisawa/article/view/13414. Acesso em: 05 fev. 2025.
WAGLEY, Charles. Uma comunidade amazônica: estudo do homem nos trópicos. 3. ed. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1988.
Fontes Orais:
COSTA, Geraldo Conceição da. Entrevista concedida a Irlan Leal de Vasconcelos. Manacapuru, 06 jan. 2025.[Gravação digital, acervo pessoal do entrevistador].
GOMES, Marlene Freitas de. Entrevista concedida a Irlan Leal de Vasconcelos. Manacapuru, 08 jan. 2025.[Gravação digital, acervo pessoal do entrevistador].
MONTEIRO, Teófilo Siva. Entrevista concedida a Irlan Leal de Vasconcelos. Manacapuru, 27 dez. 2024.[Gravação digital, acervo pessoal do entrevistador].
OLIVEIRA, Nilson Souza de. Entrevista concedida a Irlan Leal de Vasconcelos. Manacapuru, 08 jan. 2025.[Gravação digital, acervo pessoal do entrevistador].
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Irlan Leal de Vasconcelos, Gisele Giandoni Wolkoff

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.