https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/RFD/issue/feed Revista Fontes Documentais 2025-05-10T02:27:02+00:00 José Carlos Sales dos Santos revistafontesdocumentais@gmail.com Open Journal Systems <p>Organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em História das Bibliotecas de Ensino Superior – GEPHIBES/IFS em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação e o Instituto de Ciência da Informação da UFBA. Difunde e fomenta a produção acadêmica relacionada a área da Ciência da informação, abordando os seguintes temas: memória, representação, identidade, patrimônio, preservação e conservação de documentos, fontes de pesquisa, historiografia das unidades de informação, como Bibliotecas, Arquivos, Centros de Documentações e Museus. <br />Área do conhecimento: Ciência da Informação<br />ISSN (online): 2595-9778 - Periodicidade: fluxo contínuo</p> https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/RFD/article/view/64101 Biblioteca escolar para uma educação plural: dilemas e possibilidades 2024-10-05T20:27:51+00:00 Maria Rosenilda Pires Ferreira rosepiresjipa@gmail.com Ana Cristina Spanhol spanholana@gmail.com Jussara Santos Pimenta jussara.pimenta@unir.br <p>O artigo tem por objetivo discutir a importância da biblioteca na escola e analisar a legislação e discutir a importância desse espaço e suas contribuições para a construção do leitor. Fundamentam o debate Pimenta (2011), Terso e Sienna (2021), Freire (1989), Tanus e Tanus (2021), Balça e Fonseca (2024) e contribuem para o entendimento da biblioteca como espaço de cultura, da diversidade cultural, como instituições sociais e políticas que colaboram para atender as necessidades informacionais dos leitores, desenvolver a imaginação e preparar para vida. É no ambiente da biblioteca que acreditamos ser possível acontecer as diferentes interações nos momentos diversos que acontecem em seus espaços.</p> 2025-04-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Maria Rosenilda Pires Ferreira, Ana Cristina Spanhol, Jussara Santos Pimenta https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/RFD/article/view/64387 A acessibilidade dos estudantes com deficiência visual em bibliotecas universitárias 2024-10-29T01:03:50+00:00 Niliane Cunha de Aguiar nilianeaguiar@yahoo.com.br Kelvyn Clarkson Santos Silva kelvynclarkson@hotmail.com <p>O presente artigo tem como principal objetivo analisar as adaptações existentes no âmbito da acessibilidade dentro das bibliotecas universitárias para atender às necessidades dos estudantes com deficiência visual: cegos e de baixa visão. Para alcançar o objetivo, realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Como resultado, foram identificados os principais serviços e produtos, suportes e tecnologias oferecidos para o acesso à informação nas bibliotecas universitárias para os alunos com deficiência visual, incluindo uma análise das tecnologias assistivas existentes. &nbsp;As análises apresentadas destacam a importância da biblioteca em promover a inclusão dos alunos com deficiência visual, respeitando a Portaria nº 3.284, de 2003, do Ministério da Educação e do Desporto (MEC).</p> <p>&nbsp;</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Acessibilidade; Deficiente visual; Biblioteca Universitária.</p> 2025-04-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Niliane Cunha de Aguiar, Kelvyn Clarkson Santos Silva https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/RFD/article/view/65593 Práticas pedagógicas na educação infantil para formação do leitor: salas de leitura 2025-01-20T19:08:02+00:00 Jussara Santos Pimenta jussara.pimenta@unir.br Ana Cristina Spanhol spanholana@gmail.com <p>O presente trabalho apresenta os resultados oriundos de pesquisa-ação realizada em uma escola de Educação Infantil em Porto Velho - RO, na qual foi identificada a falta do acesso aos livros e rotinas escolares que não promoviam a inserção das crianças no mundo da leitura. Diante da falta de bibliotecas, muitas instituições adotam as Salas de Leitura como um recurso pedagógico para implementar projetos que incentivam o hábito de ler, encontrando assim uma forma eficaz de dinamizar esse espaço e promover interações entre os diversos usuários. Para fundamentar a pesquisa e a abordagem frente a Sala de Leitura, foram utilizados os autores Corsino (2010), Travassos (2018), Morais (1996), Martins (2006), Balça; Azevedo; Barros (2017), Sandroni; Machado (1991), Souza e Santos (2011), Santos, Oliveira e Pereira (2022). A metodologia aplicada foi a pesquisa-ação com intervenção pedagógica, enfocando uma abordagem qualitativa. O trabalho foi desenvolvido em uma escola da Rede Municipal, situada na Zona Leste da cidade. Para a realização das ações, foram conduzidas entrevistas com professores e gestores escolares, além de atividades pedagógicas integradoras realizadas na Sala de Leitura com as crianças, o que possibilitaram a mudança não só da visão das professoras quanto a Sala de Leitura, mas também favoreceram um ambiente rico, criativo e repleto de imaginação para que as crianças pudessem se expressar, desenvolver o contato com os livros e seus processos de ensino e aprendizagem significativos.</p> 2025-04-01T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Jussara Santos Pimenta, Ana Cristina Spanhol https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/RFD/article/view/67319 Processo Crime de Responsabilidade: Justiça de Ilhéus - Bahia (1843) 2025-05-10T02:27:02+00:00 Marcelo Loyola de Andrade marceloandrade@uneb.br <p>O estudo apresenta a transcrição de um documento manuscrito do século XIX, ano 1843, que se encontra preservado no Arquivo Público do Estado da Bahia, no fundo Tribunal da Relação, localizado na estante nº 07, caixa 274, documento nº 09. A cópia desse manuscrito foi realizada em 2016, no próprio arquivo, que autorizou a reprodução do documento para fins de pesquisa. Trata-se de um processo movido pela justiça de Ilhéus, município do sul da Bahia, contra uma autoridade local. A fonte contém informações valiosas sobre os esforços de estruturação do sistema judiciário nas primeiras décadas do Brasil independente.</p> 2025-08-23T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 Marcelo Loyola