Análise da oferta de prótese dentária nos Centros de Especialidades Odontológicas
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v23i3.57703Palavras-chave:
Atenção Secundária em Saúde; Prótese Dentária; Sistema Único de Saúde; Serviços de saúde bucal; Estudos transversais.Resumo
Introdução: A necessidade do uso próteses dentárias é epidemiologicamente relevante no Brasil e a expansão da especialidade da Prótese Dentária (EPD) tem sido impulsionada pelo Brasil Sorridente. Objetivo: identificar a oferta da EPD em CEO, caracterizando-os segundo aspectos organizacionais. Método: Estudo transversal, de dados secundários do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade dos Centros de Especialidades Odontológicas (PMAQ-CEO) ciclo 2, amostra n= 1040 CEO. A variável dependente foi “ofertar a EPD” e as independentes, aspectos organizacionais de “processo de trabalho” e “estrutura”. Realizou-se análises de frequência e bivariada com um nível de significância p< 0,05%.Resultados: Dentre os CEO, 61,6% ofertavam a EPD, destes, caracterizaram-se 47,1% como “Tipo 2”, de abrangência municipal 69,0%, de gestão municipal/estadual 98,8%, que possuíam gerente 95,9% e sem pós-graduação em Saúde Coletiva/Gestão Pública 56,7%, 76,9% sem repasse do incentivo do programa entre todos os profissionais, em que, 84,3% praticavam planejamento e avaliavam ações, 89.8% receberam apoio para o planejamento, 89,3% monitoravam metas, 77% autoavaliavam-se, geriam lista de espera 92,2% e 77,7 % tinham conhecimento do percentual de absenteísmo . Associaram-se à oferta da EPD, ser Tipo 3, de gestão municipal/estadual, com gerente e pós-graduados em Saúde Coletiva / Gestão Pública, com práticas de planejamento, avaliação, monitoramento, atenção ao absenteísmo e aos resultados de ciclos anteriores do programa. Conclusão: A oferta da EPD foi expressiva nos CEO, para uma especialidade não obrigatória nestes serviços. Caracterizou-se em possuir gerentes e foi associada a gerentes com pós-graduação em Saúde Coletiva/ Gestão Pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.