ANÁLISE DAS HABILIDADES COGNITIVAS, PRAGMÁTICAS E ALTERAÇÕES DE HUMOR EM INDIVÍDUOS DIAGNOSTICADOS COM ESCLEROSE MÚLTIPLA
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v23i3.58222Palavras-chave:
Esclerose Múltipla, Transtornos da Linguagem, Cognição, Ansiedade, DepressãoResumo
Introdução: A esclerose múltipla é uma doença crônica que afeta o sistema nervoso central, caracterizada por inflamação, desmielinização e neurodegeneração. As lesões axonais ocasionam disfunções em diversos sistemas funcionais, incluindo cognitivos, pragmáticos e a manifestação de sintomas de ansiedade e depressão. Objetivo: identificar os déficits cognitivos e pragmáticos, bem como avaliar a presença de sintomas de ansiedade e depressão em indivíduos com EM, em comparação com um grupo controle. Método: Foram recrutados 52 indivíduos diagnosticados com EM e 52 controle, pareados por sexo, idade e escolaridade. Foi aplicado um questionário para coleta de dados sociodemográficos e clínicos do paciente, além dos protocolos: Functional Assessment of Communication Skills for Adults-ASHA-FACS; Addenbrooke’s Cognitive Examination – Revised (ACE-R); Beck Depression Inventory – BDI e Beck Anxiety Inventory– BAI. Resultados: Observamos que o grupo de pacientes com EM apresentou piora em diversos domínios cognitivos, com exceção da memória episódica e semântica. Na avaliação da pragmática, constatamos prejuízos em todos os domínios investigados, com exceção da interação comunicativa, na qual não houve diferença entre eles. No que se refere à avaliação dos sintomas de ansiedade e depressão, o grupo com EM obteve pontuações mais altas na bateria de testes correspondentes. Conclusão: Os resultados apontam para um impacto mais significativo da EM em relação à cognição, pragmática, ansiedade e depressão quando comparados ao grupo controle.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências Médicas e Biológicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.