Perfil de adesão ao tratamento da infecção latente por tuberculose em usuários atendidos nas unidades de saúde do Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário do Município de Salvador, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v23i3.59129Palavras-chave:
Adherence to treatment, latent tuberculosis infection, user, Health Unic SystemResumo
Introdução: A elevada prevalência e incidência de ILTB no mundo faz com que a doença ainda não esteja erradicada. Mesmo com o tratamento já consolidado, poucos estudos de adesão aos fármacos na ILTB foram desenvolvidos. A não adesão ao tratamento farmacológico é um problema de saúde pública e deve ser entendida como um dos maiores obstáculos para um cuidado bem-sucedido. Objetivo: Investigar a adesão ao tratamento farmacológico de ILTB em usuários atendidos nas unidades de saúde do Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário de Salvador, Bahia. Metodologia – Trata-se de um estudo transversal observacional, realizado com utilização de questionário sociodemográfico e clínico, bem como teste de adesão Morisky-Green adaptado. Resultados: Participaram 34 pacientes com ILTB. A maioria dos usuários é constituída de aderentes à farmacoterapia. E um número pequeno, pois são poucos aderentes. Não foram atingidos usuários não aderentes. A adesão ao tratamento da ILTB está relacionada com variáveis sociodemográficas e clínicas. As mais significativas foram: nível de escolaridade, presença de alcoolismo, tabagismo, aparecimento de RAMs, dificuldades para retirar os medicamentos nas unidades de saúde, uso de outros medicamentos para sintomas da ILTB, presença de doenças crônicas e fatores de riscos para a ILTB. O estudo esclareceu 26,8% (r²) do comportamento do perfil de adesão. Conclusão: Demonstra-se a necessidade de condução melhor do tratamento da ILTB no Distrito Sanitário do Subúrbio de Salvador. Futuras pesquisas são válidas para aprofundar este estudo. Sugere-se um protocolo e (ou) fluxo para promover a adesão de pessoas com ILTB.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.