O Efeito do óleo essencial de Piper macedoi Yunck no comportamento de Aedes (Stegomyia) aegypti (Linnaeus, 1762): relato de caso
Effect of Piper macedoi Yunck essential oil on the behavior of Aedes (Stegomyia) aegypti (Linnaeus, 1762): case report
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v24i2.60042Palabras clave:
óleo essencial, Aedes aegypti, comportamentoResumen
No Brasil, o Aedes aegypti é o principal vetor de arboviroses urbanas, tornando o seu controle uma séria questão de saúde pública. Historicamente, as plantas são utilizadas como repelente de insetos, por isso, atualmente, há um grande investimento em estudos com óleos essenciais, os quais possuem compostos bioativos com potencial ação contra mosquitos vetores. Diante disso, o objetivo da presente pesquisa foi analisar e relatar o efeito do óleo essencial de Piper macedoi Yunck no comportamento de Ae. aegypti. O óleo essencial foi extraído de folhas frescas utilizando hidrodestilação. Os mosquitos foram obtidos a partir de ovos de A. aegypti fornecidos pelo criadouro da Embrapa – DF. Para avaliar o efeito do óleo foram utilizados 6 tratamentos, contendo diferentes concentrações do óleo essencial: 1000, 500, 250, 100 e 50 ppm, e um controle negativo. O óleo essencial apresentou um perfil químico de mais de 60 substâncias distribuídas entre monoterpenos (54,25%), sesquiterpenos (18,07%) e arilpropanóides (26,43%). Após o teste ocorreu uma alteração no comportamento dos mosquitos, sendo observado um estímulo da atividade de acasalamento e agitação, nas concentrações de 1000 ppm e 500 ppm, durante o período de 03 horas após o teste. Pesquisas com culicídeos mostraram que alguns compostos químicos atuam como componentes de feromônios e podem estimular e modular o comportamento de acasalamento dos mosquitos, inclusive em condições de laboratório. Assim, torna-se necessário mais pesquisas para aprofundar e elucidar os efeitos dos compostos bioativos do óleo essencial de P macedoi sob a atividade reprodutiva de mosquitos de Ae. Aegypti.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Revista de Ciências Médicas e Biológicas

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.