PERFIL ODONTOLÓGICO DOS PACIENTES INTERNADOS COM COVID-19 NO HOSPITAL DE REFERÊNCIA DO CENTRO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v24i1.60072

Palavras-chave:

Equipe Hospitalar de Odontologia, Úlceras Orais, Patologia Bucal, COVID-19

Resumo

Introdução: No Brasil os casos confirmados de covid-19 quase atingiram o patamar de 38 milhões, sendo considerado um agravo a saúde, levando muitas pessoas a necessitarem de internação hospitalar e conforme relatos da literatura, manifestando algumas alterações bucais específicas. Objetivo: Avaliar o perfil odontológico de pacientes internados, diagnosticados com covid-19. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivo retrospectivo natureza quantitativa, baseado na análise descritiva de dados obtidos de prontuários eletrônicos de pacientes com diagnóstico positivo de covid-19 internados em um hospital de ensino da região central do Rio Grande do Sul e que necessitaram de intervenção odontológica, referentes ao período de março de 2020 a maio de 2022. Resultados: Dos 101 prontuários incluídos na pesquisa, 59.41% dos pacientes eram do sexo masculino, a média de idade foi de 56 anos, com faixa etária predominante entre 61 a 70 anos de idade. A doença periodontal estava presente em 33.33% dos pacientes, as lesões orais foram relatadas em 70.77% dos prontuários, sendo que - 53.85% - apresentaram lesões ulceradas, sendo também registrados casos de herpes, candidíase oral, placa difusa esbranquiçada, hematoma, lesão ortodôntica, edema de face e edema glandular. Somente 29.70% dos pacientes não necessitaram de intervenção odontológica, quando houve a necessidade, a mais frequente foi aplicação de laserterapia em 67,50% dos casos. Conclusão: No que se refere a lesões bucais em pacientes com potencial associação a covid-19 a lesão mais descrita foi a lesão ulcerada, sendo que há uma forte relação de que as manifestações orais em pacientes com covid-19 se referem em sua grande maioria a efeitos adversos ao tratamento da doença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Micheli Nádia Boneti, UFSM

Cirurgiã-Dentista. Pós Graduação no programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto com Ênfase em Doenças Crônicas Degenerativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialista em Patologia Oral e Maxilofacial.

Patrícia Kolling Marquezan, UFSM

Cirurgiã-Dentista. Doutora em Ciências Odontológicas. Professora do Departamento de Microbiologia e Parasitologia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Jucelaine Arend Birrer, UFSM

Enfermeira. Mestrado em Administração. Supervisora de práticas da Residência Multiprofissional de Gestão e Atenção Hospitalar - Ênfase em Saúde do Adulto com Doenças Crônico-Degenerativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Gabriele Ferreira da Silva da Costa, UFSM

Nutricionista. Pós Graduação no programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adulto com Ênfase em Doenças Crônicas Degenerativas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Gerontologia PPGERONTO da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Graziele Pires Lima, UFSM

Graduação em Gestão Pública. Curso-tecnico-profissionalizante em Técnico de Enfermagem de Nível Médio. Mestre em Gestão de Organizações Públicas pelo PPGOP da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Técnica de Enfermagem no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM).  

Tássia Cassol, EBSERH

Cirurgiã-Dentista. Especialista em Endodontia. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Odontológicas com ênfase em Saúde Coletiva (UFSM). Cirurgiã-Dentista no Hospital Universitário de Santa Maria - HUSM/Ebserh.

Downloads

Publicado

2025-05-08 — Atualizado em 2025-05-13

Versões

Como Citar

Boneti, M. N., Kolling Marquezan, P. ., Arend Birrer, J. ., Ferreira da Silva da Costa, G. ., Pires Lima, . G., & Cassol, T. . (2025). PERFIL ODONTOLÓGICO DOS PACIENTES INTERNADOS COM COVID-19 NO HOSPITAL DE REFERÊNCIA DO CENTRO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 24(1), 20–27. https://doi.org/10.9771/cmbio.v24i1.60072 (Original work published 8º de maio de 2025)