IMPACTO DA ESTRATÉGIA AMAMENTA E ALIMENTA BRASIL SOBRE O CONSUMO ALIMENTAR INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cmbio.v24i2.65879

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde; Consumo alimentar; Crianças; Educação em Saúde.

Resumo

Objetivo: avaliar o impacto da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil sobre o consumo alimentar de crianças menores de dois anos, assistidas pela Atenção Primária à Saúde de um município da região Nordeste.

Metodologia: Trata-se de um ensaio comunitário, com análise do tipo pré e pós-intervenção. A intervenção consistiu na implementação da estratégia em equipes de saúde, através de metodologia participativa e contextualizada. Para a análise dos impactos da ação na alimentação das crianças, foram aplicados marcadores de consumo alimentar às suas mães, antes (N=89) e após (N=103) a intervenção. A comparação dos indicadores foi feita através de Testes qui-quadrado, considerando-se valores de p<0,05.

Resultados: Após a intervenção, o consumo de legumes e verduras aumentou em 33,2% (p<0,001) e o consumo de biscoito recheado, doces e guloseimas reduziu em 32,6% (p<0,001). Observou-se, ainda, aumento no número de mães que referiu ter recebido apoio e orientações das equipes de saúde acerca da alimentação infantil.

Conclusão: Sugere-se que as mudanças observadas nos padrões de alimentação tenham sido influenciadas por apoio e orientações mais direcionados e contextualizados, prestados pelas equipes de saúde às mães das crianças, após a intervenção. Tais resultados fortalecem essa estratégia pública e incentivam sua expansão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-09-22

Como Citar

Tavares Pessoa, J., de Souza, N. P. ., da Silva Santos, A. H., & Sá Leal, V. (2025). IMPACTO DA ESTRATÉGIA AMAMENTA E ALIMENTA BRASIL SOBRE O CONSUMO ALIMENTAR INFANTIL. Revista De Ciências Médicas E Biológicas, 24(2), 610–616. https://doi.org/10.9771/cmbio.v24i2.65879