Prevalence of abnormal uterine bleeding and its associated factors among undergraduate students at a university in Bahia
Palavras-chave:
Distúrbios Menstruais, Hemorragia Uterina, Prevalência, Saúde do Estudante, UniversidadesResumo
Introdução: O sangramento uterino normal equivale à descamação endometrial fisiológica, apresentando duração, frequência, regularidade e intensidade similares no decorrer do tempo. O sangramento uterino anormal (SUA), desse modo, é aquele que apresenta alteração em um ou mais dessas características, com diagnósticos próprios para cada faixa etária e quadro clínico característico. Objetivo: analisar a prevalência do sangramento uterino anormal (SUA) e fatores associados em estudantes universitárias, além de estabelecer correlações relevantes à prática clínica. Metodologia: realizou-se um estudo transversal analítico, com coleta entre novembro e dezembro de 2024, mediante inquérito on-line adaptado do Questionário de Sangramento Menstrual (The Menstrual Bleeding Questionnaire — MBQ). A amostra de conveniência contou com 271 estudantes, com média de idades de 23,04 anos. Resultados: A prevalência simples de SUA na população foi de 24,4%. Calculou-se, então, as razões de prevalência bruta e ajustada, sendo demonstrados como fatores de risco para SUA: o uso de álcool, sintomas pré-menstruais, uso de pílula do dia seguinte, não utilização de método contraceptivo, diagnóstico de hipotireoidismo, além de passado de sinusorragia e sangramento intermenstrual. Não ter alguma comorbidade foi fator de proteção entre as estudantes. Conclusão: Assim, os dados analisados pelo estudo sinalizam a relevância da pesquisa entre as estudantes, sobretudo para identificar os fatores associados ao distúrbio menstrual, assim como para incentivar o autocuidado e a procura por assistência à saúde por essas pessoas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências Médicas e Biológicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.