Prevalência de Hipertensão Arterial Sistêmica e Fatores Associados em Adultos e Idosos Usuários da Atenção Primária em Saúde
Palavras-chave:
Doença crônica, Hipertensão Essencial, Atenção Primária à Saúde, Sistema Único de SaúdeResumo
Fundamento: A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) representa um dos principais desafios de saúde pública, afetando significativamente a qualidade de vida e aumentando o risco de doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, sendo uma das principais causas de invalidez permanente. Objetivo: Estimar a prevalência e verificar os fatores associados à HAS em adultos e idosos atendidos na APS do município de Marau/RS. Metodologia: Estudo de delineamento transversal, com uma amostra aleatória de adultos e idosos de ambos os sexos. Foram considerados hipertensos indivíduos com diagnóstico registrado em prontuário eletrônico. Informações sociodemográficas, comportamentais, e de saúde foram coletadas. Foram aplicados os testes de Wald para tendência linear, além da regressão multivariada de Poisson com seleção pelo método backward stepwise. No modelo final, foi considerada significância estatística quando p < 0,05. Resultados: A amostra foi composta por 3.309 adultos e idosos, com uma prevalência de HAS de 44% (IC95% 42 - 46). No modelo final, os fatores de risco associados à HAS foram: faixa etária entre 70 e 79 anos (RP=18,75; IC95 13,34-26,35), fora do mercado de trabalho (RP=1,21; IC95 1,08-1,36), ensino fundamental em séries finais (RP=0,95 IC95 0,91-0,99), excesso de peso pelo índice de massa corporal (RP=1,20; IC95 1,09-1,33), diabetes (RP=1,35; IC95 1,28-1,43) e dislipidemia (RP=1,11; IC95 1,04-1,19). Conclusão: A prevalência de HAS é elevada e se relaciona com fatores de risco importantes, logo, é essencial a implementação de ações de prevenção e controle na Atenção Primária à Saúde.
Palavras Chave: Doença crônica; Hipertensão Essencial; Atenção Primária à Saúde; Sistema Único de Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista de Ciências Médicas e Biológicas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.