Chamada de trabalhos para o Dossiê "Cultura visual, História e Comunicação: aproximação de olhares"

2025-07-17

DOSSIÊ: Cultura visual, História e Comunicação: aproximação de olhares 

Editores: Henrique Sena dos Santos (UFRB), Elson de Assis Rabelo (UNIVASF), Izabel de Fátima Cruz Melo (UNEB), Valter Gomes Santos de Oliveira (UNEB) 

Prazo para submissão dos artigos: 14 dezembro de 2025
Publicação do Dossiê: Junho de 2026 

Chamada:
A proposta deste dossiê convoca pesquisadores e pesquisadoras interessados e interessadas na compreensão da História enquanto conjunto de saber socialmente constituído e como uma forma de apresentação e representação da ação de agentes sociais no tempo e que também através do tempo se realiza, sobretudo como um ato comunicativo, desde o processo de coleta, organização e constituição das fontes históricas, vestígios de comunicação entre os sujeitos sociais, até a produção do conhecimento histórico. Na relação entre a História e a Comunicação, as imagens, especialmente na contemporaneidade, são agentes centrais do processo comunicativo, não apenas como elemento ilustrativo, mas como testemunha, vestígio e suporte de produção de sentidos e sensibilidades. Incluídas em regimes de visualidades, políticas de visibilização e invisibilização, as imagens e a cultura visual que as organizam e são organizadas por elas possuem uma historicidade no modo de comunicar, nos seus formatos, suportes e materialidades, mas também na agência da própria constituição dos fenômenos históricos e da memória.

As abordagens das imagens pelo campo profissional da História têm reconsiderado seu papel enquanto resultado de práticas dos agentes sociais, e pensado também seus usos e agenciamentos nos processos comunicativos historicamente situados, seja nas mídias formais, na vida cotidiana, nas lutas políticas e na própria constituição dos arquivos, de sua composição material e de suas lacunas. Tanto as imagens tradicionalmente elaboradas, como a pintura, o desenho e a gravura, como as imagens técnicas, a exemplo da fotografia, do cinema, da televisão e das imagens natas digitais, bem como o circuito que elas traçam nos processos comunicativos de diferentes sociedades incidem na criação de imaginários e implicam em outras tantas práticas sociais, na medida em que materializam, dão sentido e testemunham trajetórias individuais e coletivas, marcadores sociais de diferenças e desigualdades. 

A partir da relação entre a Comunicação e a História, no âmbito das discussões sobre a Cultura Visual, este dossiê pretende abrigar artigos que produzam reflexões sobre:

- A produção e circulação de imagens em contextos históricos específicos;

- A história da comunicação visual e suas interfaces;

- As imagens e a cultura visual na disputa de memórias e identidades;

- Arquivos visuais, mídias e regimes de historicidade;

- A cultura visual e a formação de imaginários sociais;

- Os regimes de visibilidade e invisibilidade construídos pelas mídias ao longo do tempo;

- Os circuitos das imagens;

- Agentes mediadores: biografias, trajetórias e formas produção e atuação na iconosfera através do tempo;

- Historicidade dos formatos e suportes visuais;

- Materialidades das imagens.

- As imagens e outras linguagens

Sobre os editores do Dossiê:

Elson de Assis Rabelo
Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco, Professor Associado da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Colegiado de Artes Visuais. Coordena o Grupo de Trabalho Cultura visual, Imagem e História (Anpuh) e participa da Red Latinoamericana de Historia de la Fotografía.

Valter Gomes Santos de Oliveira 
Doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia. Professor Titular de História na UNEB. Membro permanente do Programa de Pós-graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas negras (PPGEAFIN) pela UNEB.

Henrique Sena dos Santos 
Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Coordena a seção Bahia do Grupo de Trabalho da Anpuh Cultura visual, Imagem e História. 

Izabel de Fátima Cruz Melo
Doutora em Meios e Processos Audiovisuais, pela ECA/USP. Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Professora do Programa de Pós-graduação em História da UNEB. Pesquisadora Associada da Filmografia Baiana.