LONGE DEMAIS DAS CAPITAIS? CONTEXTO DO ROCK GAÚCHO NA IMPRENSA BRASILEIRA // TOO FAR FROM CAPITALS? CONTEXT OF GAUCHO ROCK IN BRAZILIAN PRESS
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i2.17277Palavras-chave:
Rock gaúcho, música e identidade, estrutura de sentimento.Resumo
O que é o rock gaúcho? Como entender um rótulo que abarca bandas de diferentes estilos, ao longo das últimas décadas? Quais relações podem ser estabelecidas entre o rock e a cultura tradicional gaúcha? No presente trabalho, buscamos analisar o rótulo “rock gaúcho” a partir da cobertura realizada por veículos da imprensa nacional, e mobilizamos autores como Frith (1996) e Janotti Jr. (2003) para a discussão de temáticas que relacionam rock e identidade cultural. Ademais, trazemos o conceito de estrutura de sentimento (WILLIAMS, 1979) para refletir sobre a gênese do estilo no contexto da cultura gaúcha e entendê-lo na contemporaneidade. Como forma de análise inicial, realizamos uma investigação a partir da cobertura de cinco periódicos nacionais – Diário Catarinense (SC), Diário de Pernambuco (PE), Estado de Minas (MG), Folha de S. Paulo (SP) e O Globo (RJ) – com base nos materiais disponibilizados pelos sites dos veículos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.