Cultivo mediático e suas conseqüências: um problema e duas propostas para análise de efeitos dos media
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v0i0.3504Palavras-chave:
Cultivo, Inferência, DemonstraçãoResumo
O artigo discute as possibilidades de produção de inferências a partir da hipótese de media effects conhecida como Cultivo Mediático e apresenta duas propostas para demonstração de efeitos cultivados pelos Media para serem empregadas em investigações posteriores. Situada no âmbito das teorias de efeitos dos media a longo prazo, a hipótese do Cultivo Mediático busca demonstrar que uma sociedade cuja principal fonte de conhecimento é a TV, tende a perceber o mundo em que vive de acordo com o que é proposto pelo texto mestre desse aparato tecnológico. O objetivo desse artigo é apontar quais tipos de inferências podem ser construídas a partir desse modelo teórico e de que maneira é possível demonstrar o sucesso dessas inferências na análise dos efeitos dos Media.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.