PUBLICIDADE ANTIRRACISTA: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO E RAÇA ATRAVÉS DA MARCA SALON LINE
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v22i1.59065Palavras-chave:
Publicidade Antirracista, Análise Cultural, Estrutura de SentimentoResumo
Este artigo visa contribuir na amplificação das discussões sobre publicidade antirracista, o objeto definido para o estudo foi o filme publicitário “Celebrando rainhas crespas e cacheadas” da Salon Line. Calcada na análise cultural proposta por Williams (1979; 2003), a metodologia se amparou no conceito de estrutura de sentimento, um dos vértices da Teoria Cultural, assim, analisaremos como os elementos que compõem a estrutura de sentimento, dominante, residual e emergente, auxiliaram a representação da mulher negra no material audiovisual. Inferimos que, na produção, o protagonismo da mulher negra se apresenta a partir dos três pilares da campanha: representação, ancestralidade e poder, ressignificando sentidos e valores. O sistema de representação, apresentado pela marca, agencia a construção de um novo imaginário no que se refere ao resgate da historicidade e representação negra, ou seja, nessa concepção atua o aspecto emergente da estrutura de sentimento, por problematizar as práticas residuais e dominantes da cultura vivida.
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