PUBLICIDADE ANTIRRACISTA: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO E RAÇA ATRAVÉS DA MARCA SALON LINE

Autores

  • Carla Beatriz de David Ernesto Universidade Federal de Santa Maria
  • Flavi Ferreira Lisboa Filho Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0003-4307-9401

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v22i1.59065

Palavras-chave:

Publicidade Antirracista, Análise Cultural, Estrutura de Sentimento

Resumo

Este artigo visa contribuir na amplificação das discussões sobre publicidade antirracista, o objeto definido para o estudo foi o filme publicitário “Celebrando rainhas crespas e cacheadas” da Salon Line. Calcada na análise cultural proposta por Williams (1979; 2003), a metodologia se amparou no conceito de estrutura de sentimento, um dos vértices da Teoria Cultural, assim, analisaremos como os elementos que compõem a estrutura de sentimento, dominante, residual e emergente, auxiliaram a representação da mulher negra no material audiovisual. Inferimos que, na produção, o protagonismo da mulher negra se apresenta a partir dos três pilares da campanha: representação, ancestralidade e poder, ressignificando sentidos e valores. O sistema de representação, apresentado pela marca, agencia a construção de um novo imaginário no que se refere ao resgate da historicidade e representação negra, ou seja, nessa concepção atua o aspecto emergente da estrutura de sentimento, por problematizar as práticas residuais e dominantes da cultura vivida.

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Biografia do Autor

Carla Beatriz de David Ernesto, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na linha de pesquisa Mídia e Estratégias Comunicacionais. Mestra em Comunicação pelo mesmo programa na linha de pesquisa: Mídia e Identidades Contemporâneas. Integra os Grupos de Pesquisa “Nós Pesquisa Criativa” (UFSM) e “PLURAIS: Criatividadeesentidos daDEInacomunicação”, alémdoProjetodeEnsino “Publicidade 50/50”. Graduada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). E-mail: carlabde87@gmail.com

Flavi Ferreira Lisboa Filho, Universidade Federal de Santa Maria

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Patrimônio Cultural e do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Pró-Reitor de Extensão da UFSM. Doutor em Ciências da Comunicação. Mestre em Engenharia da Produção, Bacharel em Ciências Administrativas e em Comunicação Social habilitação em Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria. E-mail: flavi@ufsm.br

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

David Ernesto, C. B. de, & Ferreira Lisboa Filho, F. (2024). PUBLICIDADE ANTIRRACISTA: UM CAMINHO POSSÍVEL PARA REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO E RAÇA ATRAVÉS DA MARCA SALON LINE. Contemporanea, 22(1). https://doi.org/10.9771/contemporanea.v22i1.59065

Edição

Seção

Artigos