EDITORIAL

Autores

  • Lívia Vieira
  • Ivanise Andrade
  • Susana Morales

Palavras-chave:

Comunicação

Resumo

Após um ano de tantos desafios, que, coincidentemente, encerra o quadriênio de ava- liação dos programas de pós-graduação no Brasil, publicamos com satisfação a edição 2024 da Contemporanea – Revista de Comunicação e Cultura. Este número marca a mudança de periodicidade da revista, com artigos enviados em fluxo contínuo, processo que determina a constante variedade de temáticas reunidas em cada número.

Este ano, a Contemporanea comemora seu vigésimo aniversário, editada ininterruptamente, e segue sendo uma das mais importantes publicações do campo da Comunicação no Brasil. Para os próximos anos, nossa meta é indexar a revista em bases de dados de referência, visando aumentar sua relevância e a circulação dos artigos.

Apresentamos, neste Volume 22 de 2024, 20 artigos e uma entrevista com Carlos Scolari, professor catedrático da Universidade Pompeu Fabra, em Barcelona, Espanha. À professora argentina Natalia Aruguete, Scolari afirma que “os meios mudam mais rápido do que os conceitos e as teorias” e analisa os movimentos de convergência e divergência.

Em linha com o foco e escopo da Contemporanea, os artigos versam sobre temas diversos dentro do campo da Comunicação e da Cultura. São estudos que analisam peças cinematográficas, matérias jornalísticas, memes, mangás, vídeos, peças publicitárias, entre outros objetos, para compreender fenômenos e conceitos contemporâneos. Etarismo na publicidade; cineclubismo e plataformas digirais na pandemia de Covid-19; conspiracionismo climático; consumo e identidades; banalização de câmeras de reconhecimento facial; Lei de Acesso à Informação; ecologia da televisão contemporânea; informação e sátira; jornalismo regional; publicidade antirracista são apenas alguns deles.

O volume único da Contemporanea em 2024 consolida, por fim, o compromisso das editoras e do Póscom | UFBA com o fluxo editorial dos manuscritos submetidos. Para que isso seja possível, é fundamental que contemos com pareceristas engajados. Aos avaliadores e avaliadoras deste volume, nosso especial agradecimento (os nomes dos pareceristas ad hoc estão no Expediente). Trata-se de um trabalho voluntário e conjunto, que visa a qualidade e continuidade dos periódicos brasileiros. E a Contemporanea está, sem dúvida, entre os mais relevantes de nossa área.

Um bom 2025, com saúde e força!

Lívia Vieira
Ivanise Andrade
Susana Morales

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2025-02-01

Como Citar

Vieira, L., Andrade, I., & Morales, S. (2025). EDITORIAL. Contemporanea, 22(1). Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/contemporaneaposcom/article/view/65952

Edição

Seção

Editorial