AGOSTINHAS NO ÍNDICO, SÉCULOS XVII E XVIII: Resenha de "Nas clausuras de Goa: a comunidade das Mônicas no Monte Santo e sua economia espiritual, 1606-1721" (2023), Rozely Menezes Vigas Oliveira
DOI:
https://doi.org/10.9771/rf.13.1%20e%202.66557Palavras-chave:
Convento de Santa Mônica de Goa, Império Português, História das Mulheres, Vida religiosa femininaResumo
Não se aplica.
Downloads
Referências
AHU, CU, Macau, Cx. 5, Doc. 23 – Representação dos oficiais da Câmara de Macau a [D. João V], rei de Portugal, sobre a constituição de um fundo para dotar as raparigas pobres da cidade, retirando o subsídio às religiosas do Convento de Santa Clara e sobre a proibição de entrada de raparigas no Convento como forma de evitar a diminuição da população. Macau, 30 de dezembro de 1746.
ALGRANTI, Leila Mezan. Honradas e devotas, mulheres da colônia: condição feminina nos conventos e recolhimentos do Sudeste do Brasil, 1750-1822. 2° Ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1999 [1993].
GONÇALVES, Margareth de Almeida. Império da fé: andarilhas da alma na era barroca. 1° Ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.
OLIVEIRA, Rozely Menezes Vigas. As mônicas no Vale dos Lírios: das “santas” fundadoras às freiras sublevadas do Monte Santo em Goa, de 1606 a 1738. Tese (Doutorado em História Social). Programa de Pós-Graduação em História Social, Faculdade de Formação de Professores, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2019, 473f.
OLIVEIRA, Rozely Menezes Vigas. Nas clausuras de Goa: a comunidade das mônicas no Monte Santo e sua economia espiritual. 1606-1721. 1° Ed. Porto: Editora Cravo, 2023.
OLIVEIRA, Rozely Menezes Vigas. No Vale dos Lírios: Convento de Santa Mônica de Goa e o modelo feminino de virtude para o Oriente (1606-1636). Dissertação (Mestrado em História Social). Programa de Pós-Graduação em História Social, Faculdade de Formação de Professores, Universidade Estadual do Rio de Janeiro, São Gonçalo, 2012, 232f.
OLIVEIRA, Rozely Menezes Vigas. “Cartas de freiras: os dois lados de uma crise conventual na Goa setecentista”. Prajna: Revista de Estudos Orientais, vol. 1, n. 1, p. 149-176, julho-dezembro, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras/es que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autoras/es mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2. Autoras/es têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autoras/es têm permissão e são estimuladas/os a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.