VIOLÊNCIA, INFORMAÇÃO E DIREITOS DAS MULHERES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rf.13.3.70730

Palavras-chave:

violência informativa; editorial; simpósio; uc3m

Resumo

Editorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Lessa, UFBA

Professora adjunta do Departamento de Documentação e Informação, do Instituto de Ciência da Informação, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutorado no Exterior - CNPq, na Universidade Carlos III de Madrid/Espanha, em Documentação e Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres (2024-2025). Doutora e Mestra em Ciência da Informação, pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).  Especialização em Humanidades Digitais (Universidade de Ciências Empresariais e Sociais - Buenos Aires/AR) (2021). Associada da International Society for Knowledge Organization (ISKO) Brasil. Fundadora, Pesquisadora e Líder do Laboratório de estudos em representação do conhecimento, competências e comportamento em informação, e recuperação da informação em meio digital (LabRecriE), certificado pela UFBA no CNPq. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI/UFBA) e do Programa de Pós-graduação em Gestão e Organização do Conhecimento (PPGGOC-UFMG).

Rosa San Segundo Manuel

Pesquisadora e professora universitária, especialista em igualdade e violência de gênero. Catedrática do Departamento de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Faculdade de Ciências Humanas, Comunicação e Informação, da Universidade Carlos III de Madrid (UC3M-Espanha), especialista em Sistemas de Classificação, Organização do Conhecimento e Estudos de Gênero. Preside a Plataforma Universitária de Estudos Feministas e de Gênero (EUFEM), criada em 2016. Possui experiência em estudos sobre direitos das mulheres, tendo sido Diretora do Instituto Universitário de Estudos de Gênero da Universidade Carlos III de Madrid, desde sua criação em 2012, até 2020. Desde 2017, ela é membro fundadora da equipe UC3M4Safety, com a qual registrou uma patente para um sistema multimodal para determinação de estados emocionais (BINDI), focado na proteção de vítimas de violência de gênero. Com o BINDI, ela ganhou o 13º Prêmio de Inovação Vodafone (2019) e foi semifinalista na competição internacional XPRIZE Women's Safety (2018). É membro do Conselho Feminista do PSOE-M desde sua criação em julho de 2025. Foi Presidente, Vice-Presidente, Secretária e Membro do Capítulo Ibérico da ISKO (Sociedade Internacional para a Organização do Conhecimento) e membro do seu comitê científico internacional.

Referências

.Projeto de Pesquisa - Regime de informação da rede de atendimento à Mulher em situação de violência, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq-Brasil),

Downloads

Publicado

2025-11-25

Como Citar

LESSA, B.; SAN SEGUNDO MANUEL, R. . VIOLÊNCIA, INFORMAÇÃO E DIREITOS DAS MULHERES. Revista Feminismos, [S. l.], v. 13, n. 3, 2025. DOI: 10.9771/rf.13.3.70730. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/feminismos/article/view/70730. Acesso em: 27 nov. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Violências de gênero: Informação, agendas e direitos