Communicação entre a bexiga do fel e a bexiga urinária com expulsão de calculos biliares pelas vias urinárias

Authors

  • Otto Wucherer Gazeta Médica da Bahia

Keywords:

Anatomia, Relato de caso

Abstract

O caso apresentado foi objeto de uma tese inaugural em 1839. A paciente D.C.F. tinha 35 anos quando adoeceu; Até então nunca havia sentindo sintomas que correlacionasse a calculos biliares ou ao fígado. Até que passou a apresentar sintomas de peritonite como vômitos, febre e dor na região umbilical. Depois da remissão dos sintomas por alguns dias, as dores aumentaram concentrada na região hipogastrica que se mostrava tensa e sensivel a pressão. Ainda não havia sinais de ictericas,mas a urina se encontrava turva.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Otto Wucherer, Gazeta Médica da Bahia

Otto Edward Henry Wucherer nasceu na cidade do Porto, Portugal, no dia 7 de julho de 1820. passou dos seis aos sete anos vivendo na Bahia, onde seu pai era gerente de uma casa comercial. Em seguida, foi para a Alemanha, formando-se em Medicina pela Universidade de Tubingen. Retornou ao Brasil em 1843, fixando-se em Salvador. Considerado o fundador da helmintologia brasileira, foi o primeiro a utilizar o microscópio no Brasil, no diagnóstico e pesquisa científica de doenças vindas da África. Com o médico inglês John Paterson, que também vivia na Bahia, identificou a febre amarela, ausente do país desde 1686, e reintroduzida por um navio americano. Diagnosticaram também o cólera em 1855.

Published

2024-02-26

How to Cite

Wucherer, . O. . (2024). Communicação entre a bexiga do fel e a bexiga urinária com expulsão de calculos biliares pelas vias urinárias. Gazeta Médica Da Bahia, 1(1), 5–8. Retrieved from https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/gmb/article/view/56730

Issue

Section

Registro Clinico