Nysto hydropico unilocular do ovario direito, complicando uma prenhez de tres mezes.

Duas puncções do tumor, sendo a segunda seguida da compressão methodica do ventre, e do uso interno das preparações iodadas; cura completa.

Autores

  • Julio Rodrigues de Moura Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Cirurgia Geral

Resumo

A Sra. A. de P. M. casada, com 24 anos, nervosa e de constituição fraca, reside em Suruhy (freguezia do municipio de Magé). Tinha sofrido, por diversas vezes, de febres intermitentes, na época em que elas são endêmicas no lugar de sua moradia, reinam com maior intensidade, o que sempre acontece no tempo das aguas, por ocasião das grandes enchentes do rio. Quase quatro meses depois de casada, fui eu chamado para vê-la a 10 de maio de 1866. Existia probabilidade de gravidez. Relatou- me que dois dias antes começara a sentir dor e dificuldade na emissão das urinas, assim como embaraço na defecação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julio Rodrigues de Moura , Gazeta Médica da Bahia

Julio Rodrigues de Moura nasceu no Rio de Janeiro em 24 de abril de 1839 na cidade de Petrópolis. Morreu em 12 de julho de 1892. Doutorado em medicina pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1861, defendendo a tese “Fistulas vesico-vaginais".

Downloads

Publicado

2024-02-26

Como Citar

de Moura , J. R. (2024). Nysto hydropico unilocular do ovario direito, complicando uma prenhez de tres mezes. : Duas puncções do tumor, sendo a segunda seguida da compressão methodica do ventre, e do uso interno das preparações iodadas; cura completa. Gazeta Médica Da Bahia, 2(28), 37–40. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/gmb/article/view/57150

Edição

Seção

Registro Clinico