Contribuição para a historia de uma moléstia que reina actualmente na Bahia,

sob a forma epidêmica e caracterizada por paralisia, edema e fraqueza geral

Autores

  • José Francisco Da Silva Lima Gazeta Médica da Bahia

Palavras-chave:

Infectologia

Resumo

Barbiers e beriberi são para alguns duas formas da mesma afecção, ao passo que para outros são duas moléstias distintas, questão de que tratarei mais adiante. Para facilidade da comparação que me proponho fazer, por agora adoto, ao menos provisoriamente, a primeira destas duas opiniões, sendo estes dois modos de ver, como logo mostrarei, um ponto de analogia entre aqueles dois estados mórbidos e as duas principais formas da moléstia de que me ocupo, paralitica e edematosa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Francisco Da Silva Lima, Gazeta Médica da Bahia

José Francisco da Silva Lima nasceu em 15 de janeiro de 1826, na aldeia de Vilarinho, Portugal. Veio para o Brasil com 14 anos e se fixou na cidade de Salvador, na província da Bahia. Inicialmente trabalhou no comércio, mas depois realizou os cursos preparatórios e ingressou na Faculdade de Medicina da Bahia. Nesta instituição obteve o grau de doutor em 1851, com a tese "Dissertação philosophica e critica a cerca da força medicatriz da natureza".

Downloads

Publicado

2024-02-26

Como Citar

Da Silva Lima, J. F. . (2024). Contribuição para a historia de uma moléstia que reina actualmente na Bahia, : sob a forma epidêmica e caracterizada por paralisia, edema e fraqueza geral. Gazeta Médica Da Bahia, 2(29), 49–55. Recuperado de https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/gmb/article/view/57289

Edição

Seção

Trabalhos Originais