Injecções hypodermicas de sulfato de quinina

Authors

  • Manoel Maria Pires Caldas Gazeta Médica da Bahia

Keywords:

Farmacologia Clínica

Abstract

A ideia de aproveitarmo-nos do método hipodermico para absorção da quinina nas febres intermitentes, segundo o Dr. Bulklet, médico do New York hospital, posto que de data recente, já conta com numerosas aplicações. Dr. Chasseaud (de Smyrna) parece ter sido o primeiro que recorreu a este modo de tratamento e referiu 150 casos de febre intermitente complicada de sintomas gástricos com aproveitamento notável.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Manoel Maria Pires Caldas, Gazeta Médica da Bahia

(1816-1901). Graduado em Medicina pela FMB em 1840 e que meses depois seria um dos fundadores da “Gazeta Médica da Bahia”. Em 1865, Participou da a realização de palestras noturnas,nas quais havia a participação de alguns colegas de profissão. Juntamente com John Ligertwood Paterson,J osé Francisco da Silva Lima, Otto Edward Henry Wucherer, utilizou o aparelho vaporizador criado por Benjamin Ward Richardson (1828-1896) para os procedimentos de anestesia em cirurgias, cujo uso era ainda inédito no país.

Published

2024-02-26

How to Cite

Caldas, M. M. P. (2024). Injecções hypodermicas de sulfato de quinina. Gazeta Médica Da Bahia, 2(31), 76–79. Retrieved from https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/gmb/article/view/57302

Issue

Section

Trabalhos Originais