https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/issue/feed Inventário 2024-12-28T00:54:00+00:00 Editoria inventar@ufba.br Open Journal Systems <p>A Inventário é editada pelo corpo discente dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Letras. Tem por política editorial publicar, semestralmente, artigos científicos, ensaios, resenhas e relatos de experiência, produzidos no âmbito dos estudos linguísticos e/ou literários cujos originais tenham obtido parecer positivo de pelo menos dois avaliadores especializados na área específica do trabalho submetido.<br />Área do conhecimento: Linguística e Literatura<br />ISSN (online): 1679-1347 - Periodicidade: Semestral - Qualis: B3</p> https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/65206 PELAS SENDAS DAS MEMÓRIAS DE DOCÊNCIA, PESQUISA E GESTÃO 2024-12-27T23:12:47+00:00 Bruno Ferreira Vicente brnfvicente@gmail.com Murilo de Sousa Pereira pereira.murilo@ufba.br 2024-12-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Inventário https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/65198 EDITORIAL 34 2024-12-28T00:36:25+00:00 Bruno Ferreira Vicente brnfvicente@gmail.com Adriana Santos Batista drisb11@yahoo.com.br Adriane Souza Viana adrianesviana@hotmail.com Ana Rita Carvalho de Souza anaritacarvalhodesouza@gmail.com Murilo de Sousa Pereira pereira.murilo@ufba.br Naiara Santana Pita naiara.pita@ufba.br 2024-12-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Inventário https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/65056 MEIO FÍSICO E SOCIAL EM JARDINS DE INFÂNCIA EM ANGOLA 2024-12-16T15:01:02+00:00 Maria José Teixeira teixeiramariajose9@gmail.com Anildo Jorge Tóto anildototo@gmail.com <p>Este artigo tem como objectivo analisar o contexto da avaliação das aprendizagens da Área Curricular Meio Físico e Social na Educação Pré-Escolar em Jardins de Infância da Centralidade do Kilamba, Província de Luanda, Angola. Trata-se de uma pesquisa qualitativa versada no estudo de caso. A metodologia usada para a recolha de dados compreende a entrevista que foi aplicada a duas educadoras de Infância e a análise documental que serviu de suporte teórico. Os resultados da pesquisa revelam que as educadoras utilizam vários modelos de avaliação das aprendizagens nessa área curricular, como a diagnóstica, a formativa e a sumativa, bem como a observação de mudanças na conduta da criança face aos conteúdos trabalhados, são também utilizados instrumentos como as fichas de avaliação individuais. Porém, existe entre as educadoras, a ideia de que a avaliação sumativa classifica apenas, o que a incompatibiliza com a Educação Pré-Escolar. Espera-se que este artigo contribua para que se difunda a função de hierarquização da avaliação sumativa que possibilita que esta seja empregue em contexto Pré-Escolar.</p> 2024-12-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Inventário https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/65085 CONCEPÇÕES SOBRE OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA 6ª CLASSE DA ESCOLA PRIMÁRIA DO CATÓ EM SUMBE, ANGOLA 2024-12-16T20:59:24+00:00 António Cataienga Serôa cataiengaseroa@gmail.com João Adelino José tiogandoangolano@gmail.com <p>O artigo tem como objectivo principal apresentar as concepções sobre os instrumentos de avaliação das aprendizagens na 6ª classe da Escola Primária do Cató em Sumbe, Angola. Especificamente, pretende-se compreender as concepções sobre avaliação a partir da perspectiva de um professor, bem como descrever os instrumentos utilizados na referida classe e determinar a eficácia dos mesmos. A presente pesquisa baseou-se na abordagem qualitativa, de natureza básica, descritiva quanto aos objectivos e, quanto aos procedimentos, insere-se na pesquisa documental e pesquisa de campo, segundo (Gerhardt e Silveira, 2009). Fez-se leitura dos documentos da referida escola para constatar os factos apresentados e também do material de apoio do Módulo de Avaliação, de autores angolanos e outros autores que abordam aspectos sobre a avaliação das aprendizagens. Na pesquisa de campo, contactou-se o docente da 6ª classe da referida escola para obtenção de dados e informações necessárias para a construção da pesquisa, no que tange à concepção sobre a aplicação dos instrumentos de avaliação. Os resultados desta pesquisa apontam, essencialmente, para a necessidade de uso diversificado de instrumentos, de modo a contemplar espaços de participação activa a todos os alunos sem quaisquer discriminações.</p> 2024-12-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Inventário https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/65086 AVALIAÇÃO COMO ELEMENTO FUNDAMENTAL NA TRANSIÇÃO DOS ALUNOS DA ESCOLA PRIMÁRIA DA ZONA B, NO MUNICÍPIO DE BENGUELA 2024-12-16T21:09:40+00:00 Armando Vicente Memuana armandomemuana@gmail.com <p>Este estudo visa investigar como é considerada a avaliação dos alunos do ensino primário no contexto escolar, sobretudo nas classes de transição. O referido estudo foi feito numa Escola Primária BG-1087 da Zona B do município de Benguela, com a participação do corpo directivo e professores, aos quais se aplicou o inquérito por entrevista com objectivo de compreender como é feita a avaliação dos alunos do ensino primário nas classes de transição na escola em referência. O tipo de estudo é descritivo com abordagem qualitativa e foram analisados alguns documentos como: Lei de base nº 13 de 31 de Dezembro de 2001, Decreto Lei n.º 17 de 2016, Decreto Lei n.º 32 de 2020 e Decreto presidencial nº 162 do dia 01 de Agosto de 2023, todos referenciam o sistema educativo de Angola, também se percebe as fases históricas que trilhou, desde o fim da abolição do sistema educativo colonial em 1977, até hoje. Nestes normativos se observa algumas inovações na Estrutura do Sistema Educativo, a gratuidade e a inclusão das pessoas com deficiência e com necessidades educativas especiais, tiveram a sua repercussão na qualidade de ensino e a construção de mais infra-estruturas escolares em todo país e surgimento de instituições privadas. Quanto aos resultados obtidos dos membros da direcção e dos professores, destacam-se a formação permanente do professor, a inexistência de critérios que explicitam a modalidade de avaliação nas classes de transição automática, isto é, 1ª, 3ª e 5ª classe.</p> 2024-12-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Inventário https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/65088 HABILIDADES PSICOMOTORAS EM CRIANÇAS DO PRÉ-ESCOLAR EM UM DOS CENTROS INFANTIS NO MUNICÍPIO DO SUMBE, CUANZA SUL/ANGOLA 2024-12-16T22:04:21+00:00 Maria Alice António João Manuel da Cruz alicianedacruz@gmail.com Carolina Marinela Valembica Malaquias valembica86@gmail.com <p>O presente artigo reporta sobre as habilidades psicomotoras das crianças na educação pré-escolar em um dos centros infantis da província do Cuanza Sul, Sumbe, Angola, com o intuito de analisar como as educadoras trabalham e avaliam as habilidades psicomotoras grossas e finas. Considerando que o bom desenvolvimento psicomotor proporciona à criança algumas das capacidades básicas como: bom domínio corporal, uma lateralização bem definida, faculdade de simbolização, orientação espaço-temporal e coordenação viso-motora, etc. Para tal, há necessidade de aferir a análise dos resultados das observações feitas para averiguar a eficácia das atividades para o desenvolvimento das habilidades psicomotoras. A educação pré-escolar é definida como a primeira etapa da educação ao longo da vida e deve haver condições básicas e necessárias para que as crianças continuem a aprender a desenvolver as suas habilidades a partir do que já conhecem. O presente estudo é de natureza qualitativa descritiva, que engloba uma diversidade de métodos e técnicas para recolha de dados como: a observação, o inquérito por questionário, entrevista estruturada com abordagem bibliográfica e análise documental.</p> 2024-12-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Inventário https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/65093 PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NO ENSINO PRIMÁRIO NO COMPLEXO ESCOLAR SÃO JOSÉ DE CLUNY-HUAMBO, ANGOLA 2024-12-17T01:08:10+00:00 João Samoma Fernando samoma1987@gmail.com Gervásio Yoluavali Itotonay gervasioyoluavali@gmail.com <p>O artigo apresenta-se como um estudo impulsionado por conhecer as práticas de avaliação usadas pelos professores no processo de ensino e aprendizagem no nível primário no município do Huambo. Constituíram objetivos específicos: apresentar como é feita a planificação da avaliação no processo de ensino e aprendizagem no Complexo Escolar São José de Cluny, identificar as práticas avaliativas mais usadas e, por fim, trazer as percepções dos professores sobre o tipo das práticas de avaliação que estimulam aprendizagem.&nbsp; A pesquisa baseou-se em revisão bibliográfica, análise documental e questionários. Os resultados mostram que a avaliação é compreendida de formas variadas, refletindo mudanças na sociedade. Os resultados evidenciam que avaliação é tida como aquela que tem multiplicidade de entendimento, devido a sua evolução de acordo com as mudanças que ocorrerem na sociedade e no processo de ensino e aprendizagem no ensino primário. Em suma, o estudo contribui para um melhor entendimento das práticas de avaliação no ensino primário, oferecendo subsídios para a melhoria.</p> 2024-12-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Inventário https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/65094 AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR, NA LEGISLAÇÃO ANGOLANA 2024-12-17T02:00:31+00:00 Gil Carlos Livulo Ernesto arigil15@yahoo.com.br Estanislau de Sá Bartolomeu António estanislaudesaantonio@gmail.com <p>O presente artigo reflete sobre a avaliação das aprendizagens na educação pré-escolar à luz da legislação vigente em Angola. Surge da necessidade de se fazer uma reflexão sobre como a avaliação é concebida e realizada a partir de documentos oficiais que regem o sistema de educação e de ensino em Angola. Nessa senda, temos como objectivo, analisar como os normativos educacionais angolanos abordam a avaliação das aprendizagens na educação pré-escolar. Este artigo assenta, fundamentalmente, na metodologia qualitativa, baseada na revisão documental e na consulta bibliográfica. Deu-se primazia à análise documental, tendo em conta a pertinência e a objectividade que se apresenta na análise da educação e das políticas públicas, mormente o quadro legislativo que rege o sector educativo angolano. Nesse âmbito, foram analisados os seguintes normativos: a Constituição da República de Angola, a Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino, o Plano Curricular do Pré-escolar e do Ensino Primário, o Regime Jurídico do Subsistema de Educação Pré-Escolar e o Regime Jurídico da Formação Inicial de Educadores de Infância, de Professores do Ensino Primário e de Professores do Ensino Secundário. A avaliação como um processo deve estar sempre presente como forma de monitorar os avanços e as dificuldades na implementação do currículo, ela não pode ser dissociada da actividade humana, em qualquer domínio, planos e níveis e que um desafio é lançado aos educadores/professores, no sentido de encarar a avaliação como uma actividade diferenciada, independente da ação educativa cotidiana.</p> 2024-12-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Inventário https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/65132 AVALIAÇÃO NA ÓPTICA DOS PROFESSORES DA ESCOLA PRIMÁRIA DA CENTRALIDADE DA QUIBAÚLA NO MUNICÍPIO DO SUMBE, ANGOLA 2024-12-19T15:37:46+00:00 Agostinho Hamuti Lourenço agostinhohamuti@gmail.com Xavier Serafim Calorito xaviercalorito@gmail.com <p>O presente artigo resulta de uma pesquisa sobre o pensamento de avaliação dos professores de uma escola primária da Centralidade da Quibaúla no município do Sumbe, província do Cuanza-Sul em Angola, realizada em 2024. O objectivo é aferir o entendimento sobre a prática e a importância da avaliação que os mesmos têm no processo de ensino e aprendizagem. O estudo realça a importância da avaliação como uma prática fundamental ao sistema educativo, que visa a resolução de problemas e questionamentos, bem como a reflexão sobre a acção, sendo que o ensino sem a avaliação remete os docentes à falta de reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem, sem a possibilidade de aferir os resultados preconizados desta actividade. A pesquisa faz uma abordagem qualitativa baseada na aplicação de inquérito por questionário aos professores nas disciplinas de Língua Portuguesa e Estudo do Meio. Dos resultados obtidos, foi possível verificar que os professores utilizam provas escritas, orais, trabalhos individuais e grupais como instrumentos avaliativos, sendo que para os mesmos a avaliação é importante pois auxilia na compreensão do grau do desempenho dos alunos com base nos conteúdos ministrados.</p> 2024-12-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Inventário https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/65133 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO ENSINO DO PORTUGUÊS DA ESCOLA PRIMÁRIA DO INCONCON (SELES-CUANZA SUL) 2024-12-19T17:29:29+00:00 Maximino Mikana mikanamax@gmail.com Miguel Armindo João miguelarmindo010@hotmail.com <p>A avaliação é um componente que, de modo ininterrupto, acompanha o processo de ensino-aprendizagem no início, durante e depois do processo. Em cada um desses três momentos, a avaliação tem uma função: a de diagnosticar, a de controlar e a de classificar e, as mesmas estão relacionadas com as modalidades de avaliação: a diagnóstica, formativa e somativa (Haydt, 2002). A nossa pesquisa incide sobre a primeira modalidade, que possui grande relevância na medida em que contribui para que o processo garanta aprendizagens significativas e concretize os objectivos de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa no ensino primário. Deste modo, esta pesquisa tem os seguintes objectivos: geral, compreender como os professores do ensino primário, concretamente da 1ª classe, lidam com a questão da avaliação diagnóstica e os seus resultados; específico, saber se a língua que as crianças trazem de casa é o português ou uma das línguas locais. Saliente-se que esta pesquisa, apesar de ter um prefácio teórico-conceitual, o seu corpo é, essencialmente, a pesquisa de campo do contexto da criança. Para isso, começamos por selecionar o campo de investigação, constituir uma amostra e desencadear o estudo de casos por meio dos seguintes instrumentos: grelha de observação (assistência às aulas) e guião de entrevista.</p> 2024-12-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Inventário https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/62918 MEMORY AND IDENTITY IN A SMALL PLACE BY JAMAICA KINCAID 2024-11-11T18:39:15+00:00 Déborah de Assis Tôrres deborah.atorres@ufpe.br Larissa Carla Alves da Silva larissa.carlasilva@ufpe.br <p>O presente ensaio tem como objetivo explorar os temas de memória e identidade em <em>A Small Place</em> (1988) de Jamaica Kincaid. Com o intuito de entender como ambos temas interagem, o papel da linguagem é analisado juntamente aos conceitos de discurso, colonialismo, turismo e liberdade. O ensaio incorpora a teoria feminista de Ann Hua (2005) sobre memória e identidade, o conceito de “memória de resistência” por Foucault (1975-1976), e a relação entre linguagem e poder como expressado por Frantz Fanon (1967). Ademais, ela examina o conceito de Quijano Anibal (2007) de “colonização do imaginário” e a noção de “olhar turístico” como apresentado por Urry (1990). Por fim, para entender como a identidade do autor é estabelecida, foram selecionadas algumas passagens do livro que exploram o passado e o presente de Antigua. Esses trechos ilustram a conexão entre a identidade do autor e a destruição de Antigua.</p> 2024-12-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Inventário https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/63460 VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E ENSINO 2024-12-11T23:43:54+00:00 Rose Mary Souza de Souza rosemsouza@gmail.com <p>Ensinar sobre a heterogeneidade linguística é um dos grandes desafios dos professores em sala de aula. A imposição pelo ensino da gramática normativa como única variante aceitável, o pensamento de que a língua é um sistema homogêneo e imutável e a crença de que só existe uma forma correta de falar levam muitos profissionais de ensino a não considerarem e não reconhecerem os processos que as variações linguísticas perpassam desde tempos remotos, ou seja, que existem formas distintas de expressar o mesmo significado a depender do contexto e do tempo, seja na escola, com a família ou entre amigos. Nesse sentido, tendo como aportes teórico-metodológicos Bagno (2007; 2011), Bortoni-Ricardo (2005), Cardoso (2010), Coelho (2015), dentre outros, este artigo tem como objetivo refletir sobre as opiniões de especialistas/pesquisadores sobre a importância do ensino da variação linguística, um tema pouco discutido na sala de aula da educação básica, tecendo comentários sobre o que leva alguns profissionais a não abordarem a diversidade linguística em sala de aula, identificando e desconstruindo crenças e comportamentos linguísticos pejorativos, essencial para evitar a reprodução do preconceito linguístico dentro e fora da escola. Em vez disso, é preciso promover entre os alunos reflexões e pensamentos críticos que estimulem o respeito às diferenças linguísticas. Esse processo contribui não apenas para o desenvolvimento de uma educação inclusiva, mas também para a construção de um ambiente escolar que valorize a diversidade e favoreça a socialização de conhecimentos, fortalecendo as relações interpessoais e a compreensão das múltiplas realidades culturais e linguísticas que compõem a sociedade.</p> 2024-12-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Inventário https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/65197 MEMÓRIA DO INSTITUTO DE LETRAS DA UFBA 2024-12-26T16:18:25+00:00 Risonete Batista de Souza risonete@ufba.br <p>Este artigo tem o propósito de apresentar um panorama do andamento da pesquisa desenvolvida desde finais de 2019 e que se encontra em sua segunda fase, cujo projeto intitula-se Memória do Instituto de Letras da UFBA. O objetivo geral do projeto é apresentar uma narrativa da história do Instituto de Letras da UFBA, desde a sua criação, seu desenvolvimento, as áreas de pesquisa e de ensino focadas ao longo de sua história e sua importância para a formação de pesquisadores e docentes atuantes na área das Letras local, regional e nacionalmente. Teórica e metodologicamente, a pesquisa se caracteriza pela interdisciplinaridade, transitando nas áreas da Filologia Textual, dos acervos documentais acadêmicos, da Paleografia, da Diplomática, da História da Educação no Brasil, da Historiografia Linguística e Literária e das Humanidades Digitais, já que se pretende dar amplo acesso, através da internet, ao acervo documental classificado e analisado, bem como às edições dos mais significativos. Aqui são apresentados, resumidamente, os primeiros resultados da pesquisa bem como os problemas e desafios encontrados nestes primeiros anos.</p> 2024-12-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Inventário https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/62564 O IMPÉRIO SEMPRE ATACA 2024-12-15T22:35:50+00:00 Manoel Carlos dos Santos Alves mcsantosalves@gmail.com <p>Em <em>Cultura e Imperialismo</em>, Edward Said (2011) afirma que, no século dezenove, a Inglaterra utilizou o romance como arma imperialista. Para o escritor palestino-estadunidense, o romance inglês de tal século desempenhava, para além de sua verve artística, o papel de instrumento ideológico do colonialismo. Para Said, é possível, inclusive, encontrar vestígios da atuação colonial da Inglaterra em determinadas obras, como <em>Mansfield Park</em>, de Jane Austen, e <em>Robinson Crusoé</em>, de Daniel Dafoe. Alinhando-se as perspectivas de Edward Said (2011), Anne McClintock (2010) e Elaine Showalter (1993), o presente artigo dedicou-se a investigar os traços de uma estrutura colonial na obra <em>O Retrato de Dorian Gray</em> (2022), de Oscar Wilde. A investigação, inclinando-se a elementos estéticos e narrativos, levou-nos a concluir que fatores como o tratamento diferenciado entre as personagens masculinas e femininas, bem como o modo com o qual mazelas sociais da época foram discorridas, demonstram os eflúvios de um pensamento britânico imperialista.</p> 2024-12-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Inventário https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/56304 OS CAMINHOS DA MULHER LÉSBICA 2024-10-18T19:09:15+00:00 Letícia Veiga Castello Branco leticiaveiga.unb@gmail.com <p>Em<em> Toque de Veludo</em> (1998), obra de Sarah Waters, a autora retrata a trajetória de Nancy Astley em um processo de autodescoberta como uma mulher lésbica. Em uma narrativa Neo-vitoriana, a personagem busca superar uma traição e lidar com a homossexualidade que ela descobriu em si mesma, de forma pública. Os deslocamentos que ela realiza pela cidade de Londres reforçam sua necessidade de existir, enquanto a capital reflete a própria visão da protagonista sobre a sociedade e seus pensamentos. Além disso, as discussões acerca do reconhecimento de sua identidade associam-se às escolhas que a protagonista da obra faz. Nesse artigo, será discutido como acontece a relação de Nancy com as partes de Londres e o reflexo da cidade nas emoções da personagem, principalmente em relação com sua própria sexualidade como mulher lésbica, além de apresentar o romance de formação como representativo das escolhas dela que se vê presa ao passado, mas também visa seguir em frente.</p> 2024-12-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Inventário https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/60684 ELEMENTOS NÃO TÃO INVISÍVEIS NA NOVA MPB 2024-11-15T14:40:43+00:00 Vanderlei Andrade de Paula v.andrade@letras.ufrj.br <p>Neste trabalho, fazemos um recorte da Nova MPB e tomamos como objeto de estudo canções de três álbuns do cantor e compositor Tim Bernardes, divididos entre carreira solo e banda O terno, da qual é vocalista. Assim, valendo-se do aporte teórico-metodológico da Análise Estilística, objetiva-se investigar quais aspectos sintáticos constituem o estilo do autor, e como esses elementos contribuem na construção de sentidos. Para isso, propomos duas perguntas de pesquisa a saber: i) que elementos sintáticos são mais recorrentes nas letras de canções do cantor e compositor Tim Bernardes? e; ii) de que forma esses elementos se articulam para a construção de sentido?, Dentre os resultados preliminares encontrados, predominantemente, vimos que as características mais recorrentes de Tim Bernardes são as construções assindéticas, com muitos sintagmas nominais justapostos, embora haja também outros tipos de construções, como coordenações sindéticas e orações subordinadas adjetivas. Esses elementos se articulam para projetar os sentimentos e angústias do eu-lírico.</p> 2024-12-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Inventário https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/60660 O JUDEU DE BERNARDO SANTARENO 2024-12-16T01:45:09+00:00 Esther Dantas esther.dantas@ufba.br <p>A peça <em>O Judeu</em> (1966) acompanha a vivência do dramaturgo António José da Silva (1705-1739), também conhecido como o Judeu, um artista de origem judaica perseguido pela Inquisição portuguesa. Tendo isso em mente, o fato de o autor, Bernardo Santareno (1920-1980), se utilizar dessa história para criticar o Estado Novo português (1933-1974), especialmente o seu período Salazarista, intrigou e motivou a pesquisa que teve como produto a monografia adaptada neste artigo. Utiliza-se, então, os conceitos de Escrita de Si (KLINGER, 2006) e Literatura Testemunhal (ROTH, 2022) para discutir como o autor, através do protagonista e do personagem Cavaleiro de Oliveira – comentador-narrador da peça inspirado no escritor português setecentista Francisco Xavier de Oliveira (1702 - 1783) – escreve a si e coloca a sua voz a partir do que os três compartilham: foram artistas perseguidos em seu tempo que usaram a arte como escape e resistência. Essa análise é efetuada também a partir de outros núcleos de personagens apresentados na obra, como as mulheres da vida de António José da Silva e o Estudante Pálido, e dos paralelos que podem ser traçados da Inquisição com o Salazarismo e as críticas que trazem.</p> 2024-12-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Inventário https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/62709 PARATEXTUALIDADE E PARATRADUÇÃO DA OBRA E FOI ASSIM QUE EU E A ESCURIDÃO FICAMOS AMIGAS, DE EMICIDA 2024-12-16T02:07:23+00:00 Kathelen Dutra Goes dutrakathelen@yahoo.com.br <p><span class="TextRun Highlight SCXW201131217 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW201131217 BCX0">Neste artigo objetivamos analisar os paratextos da obra infantil </span></span><em><span class="TextRun Highlight SCXW201131217 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW201131217 BCX0">E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas</span></span></em><span class="TextRun Highlight SCXW201131217 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW201131217 BCX0">, de Emicida (2020), na versão impressa/ digital (e-book) e na versão animada disponível na plataforma YouTube. O enredo da obra versa sobre uma criança com medo do escuro e uma criança vampira com medo da claridade. O objetivo da narrativa é falar sobre o medo e a coragem e para isso traz os dois personagens personificados. Para realizar a análise dos paratextos, trouxemos a discussão sobre paratextos, tradução e </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW201131217 BCX0">paratradução</span><span class="NormalTextRun SCXW201131217 BCX0">. Trazemos o termo </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW201131217 BCX0">paratradução</span><span class="NormalTextRun SCXW201131217 BCX0"> discutido principalmente pelo grupo de pesquisa </span></span><em><span class="TextRun Highlight SCXW201131217 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW201131217 BCX0">Tr</span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW201131217 BCX0">aducción</span><span class="NormalTextRun SCXW201131217 BCX0"> &amp; </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW201131217 BCX0">Paratraducción</span> </span></em><span class="TextRun Highlight SCXW201131217 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW201131217 BCX0">(T&amp;P) da Universidade de Vigo, para esse artigo, por meio do texto de </span><span class="NormalTextRun SpellingErrorV2Themed SCXW201131217 BCX0">Frías</span><span class="NormalTextRun SCXW201131217 BCX0"> (2015). Analisamos, então, a obra </span></span><span class="TextRun Highlight SCXW201131217 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW201131217 BCX0">E foi assim que eu e a escuridão ficamos amigas </span></span><span class="TextRun Highlight SCXW201131217 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW201131217 BCX0">(Emicida, 2020), na versão animada a partir da ideia de tradução e de paratexto. Trazemos, dessa forma, para a discussão, a literatura audiovisual e os textos multimodais, interligando a literatura impressa com a audiovisual.</span></span><span class="EOP SCXW201131217 BCX0" data-ccp-props="{&quot;201341983&quot;:2,&quot;335551550&quot;:6,&quot;335551620&quot;:6,&quot;335559685&quot;:0,&quot;335559740&quot;:1,&quot;335559991&quot;:2}">&nbsp;</span></p> 2024-12-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Inventário https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/63014 O ENSINO DO GÊNERO DIGITAL FANFIC 2024-11-20T16:20:28+00:00 Marcio da Silva Santos marcio.silva.santos07@aluno.ifce.edu.br Larice Gonçalves Lima laricegoncalves19@gmail.com <p>O presente trabalho apresenta reflexões acerca do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), que, na contemporaneidade, se tornaram recursos essenciais tanto para docentes quanto para discentes. Com base nisso, este artigo visa promover a inserção das ferramentas digitais nas aulas de Língua Portuguesa através de uma sequência didática do gênero textual <em>fanfic </em>para o 1º ano do Ensino Médio. Nesse contexto, é imprescindível considerar que o aluno deve exercer o seu papel de ser ativo e crítico na sala de aula. Com essa premissa, propomos uma sequência didática que favorece o ensino do gênero digital <em>fanfic</em>, o qual dialoga com a realidade de uma grande maioria dos educandos. Partimos de uma revisão de literatura que abrange autores como Marcuschi (2005), que ressalta os gêneros textuais, assim como Fiorin (2011) e Prensky (2001), que salientam o uso das tecnologias, bem como Coscarelli (2014), que aborda o papel da escola, do professor e do aluno em um tempo tecnológico, entre outros citados no decorrer do trabalho. As questões centrais da pesquisa atual são as seguintes: a integração das TICs no ambiente escolar e as reformulações no agir docente em razão dos materiais didáticos digitais. Sob uma perspectiva metodológica, este estudo se constitui como uma pesquisa bibliográfica, a qual levou em consideração trabalhos sobre imigrantes e nativos digitais, bem como os gêneros textuais digitais como instrumentos de guia do ensino. Por esse ângulo, evidenciamos o papel das TICs e sua aplicabilidade em uma sequência didática sobre o gênero <em>fanfic</em> em plataformas online de escrita colaborativa. Ademais, é essencial realizar novas pesquisas sobre as fases didático-metódicas para compreender a transição do professor quanto ao uso de recursos digitais.</p> 2024-12-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Inventário https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/60681 A LÍNGUA EM TRÊS MOMENTOS DA CIÊNCIA LINGUÍSTICA 2024-07-30T01:01:45+00:00 Aline Milena Borges da Silva Dias aline.borgessilva@ufpe.br Karina Dias Lacerda da Costa karina.lacerda@ufpe.br <p>Este trabalho analisa a noção de língua em três correntes do pensamento linguístico, a saber, Sociolinguística, Análise Materialista do Discurso e Análise Dialógica do Discurso. Assim, objetiva, de maneira geral, verificar como essas teorias concebem a noção de língua. Para isso, o estudo segue a metodologia de pesquisa qualitativa descritiva, pois busca caracterizar a compreensão sobre o conceito, mediante a revisão de obras-chaves fundadoras, nas três diferentes perspectivas teóricas, propondo, conforme a necessidade, um diálogo tanto com o corte saussuriano no estudo da língua quanto com as teorias desenvolvidas em outros campos das ciências humanas. Ao final, constatou-se que a Sociolinguística, lançando o seu olhar sobre a heterogeneidade do sistema, compreende a língua como o lugar da mudança (a qual pressupõe sempre a variação). Por sua vez, a Análise Materialista do Discurso postula a língua como um objeto limítrofe, dado no balanço entre o real da língua e o real da história. Finalmente, a Análise Dialógica do Discurso entende que a língua tem efetiva existência na qualidade de signo, donde advêm as relações dialógicas.</p> 2024-12-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Inventário https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/60686 JUANA PAULA MANSO E A LUTA PELA EMANCIPAÇÃO FEMININA NOS ARTIGOS PUBLICADOS NO SEU PERIÓDICO O JORNAL DAS SENHORAS (1852) 2024-11-10T21:43:49+00:00 Carolina Barros carolinanrb@gmail.com Juliana Queiroz jumaiaque@gmail.com <p>O artigo a seguir tem como objetivo apresentar a luta da periodista Juana Paula Manso na busca pela emancipação feminina, publicada em artigos, no seu periódico _O Jornal das Senhoras_ (1852), durante o período que foi fundadora e redatora-chefe. Em um total de 7 artigos, Manso buscou apresentar, qualificar e justificar a importância do acesso à educação para a mulher brasileira oitocentista. Para Juana Manso, seria através da educação que as mulheres poderiam entender e buscar por seus direitos e deveres perante a sociedade. Além do mais, seria por meio da educação que elas poderiam educar os filhos com qualidade e dignidade. Assim, percebeu-se que o intuito de Juana Manso foi apresentar e instigar a sociedade brasileira oitocentista, principalmente as mulheres, no que diz respeito à importância da educação. A metodologia deste trabalho consistiu no levantamento de dados presentes no site da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional, que podem ser acessados publicamente, bem como a análise dos artigos localizados no _O Jornal das Senhoras_ (1852). Portanto, de acordo com Carlos Gil (2002), a metodologia estabeleceu-se em duas partes, uma análise documental e outra bibliográfica.</p> 2025-02-02T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Inventário https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/62911 A PARÓDIA DIVINA 2024-12-14T14:55:01+00:00 Isadora da Cruz Patrão isadorapatrao2@alumni.usp.br <p>No romance <em>Caim</em>, José Saramago desconstrói diversos mitos cristãos e, consequentemente, dessacraliza o discurso religioso, sobretudo ao questionar diversos fundamentos do cristianismo: a bondade, a onisciência e a justiça divinas. Para observar como ocorre essa desconstrução, é preciso analisar como se dá o diálogo entre esse texto literário e a Bíblia. Dessa forma, observa-se que Saramago escolhe a paródia como meio de dessacralização religiosa, passando por oito episódios bíblicos do antigo testamento: 1) a queda de Adão e Eva; 2) a morte de Abel; 3) a arca de Noé; 4) a torre de Babel; 5) a destruição de Sodoma e Gomorra; 6) o sacrifício de Isaac; 7) o bezerro de ouro e 8) a violação do anátema. Assim, cada episódio será analisado individualmente, tendo em vista não só estudos religiosos, como os de Mircea Eliade, mas também estudos literários referentes ao gênero paródia, sobretudo os de Linda Hutcheon, e estudos saramaguianos.</p> 2024-12-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Inventário https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/60386 "TO BE INVISIBLE IN ORDER TO BE SAFE" 2024-08-16T14:36:01+00:00 Renato Lazaro Leal Gomes lazarorenato99@gmail.com <p>This research aims to analyze the intersection of sexuality and race in the identity construction of Little Dog, the protagonist of Ocean Vuong’s novel, <em>On Earth We’re Briefly Gorgeous</em> (2019). Specifically, it seeks to identify how he negotiates his homosexual Vietnamese American identity through language and describes his self-protective strategies in response to the ingrained social discrimination in American society. Queer Vietnamese Americans struggle to construct their identity in the United States, as they belong to two marginalized groups: LGBTQIAP+ and immigrants. Thus, a textual analysis (Belsey, 2013) was conducted, considering culture and history in language through an in-depth exploration of textual elements. This article used the concept of reading queerly (Stockton, 2023) to explain LGBTQIAP+ narratives, combined with hybridity (Pelaud, 2011) to interpret narratives within the Vietnamese American community. Results showed that the protagonist was socially oriented to adopt self-protective measures against discrimination. Experiencing inferiority during his formative years led him to seek social invisibility and caution when approaching queer topics. Little Dog represents real-life homosexual Vietnamese Americans who learn to defend themselves due to the lack of safe spaces allowing them to fully embrace their sexuality and cultural identity.</p> 2024-12-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Inventário https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/62807 PERSONAGENS PRETAS NA DISTOPIA 2024-12-04T15:34:55+00:00 Caio Matheus de Jesus Pinheiro caio_matheus.15@hotmail.com Brenda Viana Feitosa brenda_feitosa@hotmail.com Armando Rocha dos Santos armandosantos0001@gmail.com <p>Este trabalho tem como objetivo propor uma análise sobre três obras que são responsáveis por trazerem diferentes visões quanto a representação de personagens pretas na distopia. Será abordada uma visão comparativa entre as obras, a partir de uma discussão sobre as diversas camadas existentes nas artes, além da forma como as mulheres negras são representadas nas obras distópicas e qual a importância das personagens para a trama. Tendo como referencial teórico contribuições de Bianca Cristina Batista da Silva (2017), Érica Baggio de Oliveira e Isadora Ferrão Sant'anna (2018), Florentina Souza (2008), Grada Kilomba (2019), Lélia Gonzalez (1984) e Renata Melo Barbosa do Nascimento (2014), este artigo pretende discorrer sobre as personagens negras nas obras <em>The Purge: Anarchy (2014)</em>, <em>The Hunger Games (2008)</em> e <em>Black Mirror (2011-), </em>levando em consideração suas particularidades e narrativas, destacando a maneira como se pode compreender essa presença e possíveis estereótipos que permeiam o corpo feminino negro em produções artísticas.</p> 2024-12-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Inventário https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/62980 IRACEMA 2024-12-14T14:52:29+00:00 Antonia Karoline Oliveira de Sousa karoline_oliveir@yahoo.com.br Antonia Karine Oliveira de Sousa karine_oliveir@yahoo.com.br <p>Um dos grandes nomes do Romantismo brasileiro, o escritor cearense José de Alencar retratou o Brasil de norte a sul, através de romances urbanos, regionalistas, históricos e indianistas. A partir de um projeto nacionalista, o romancista nos presenteou com uma série de obras que ressaltam a cor local. Dentre elas, destacamos <em>Iracema: lenda do Ceará</em>, publicada em 1865, na qual Alencar compõe um verdadeiro poema em prosa, para recontar, por meio da ficção, a história da colonização cearense e, por extensão, brasileira. À vista disso, o presente artigo explora esse romance alencarino e busca responder como se dá o entrecruzamento entre o real e o fictício na obra e o porquê de essa ser considerada como o mito de formação do povo cearense. Para tanto, o trabalho se caracterizou por uma abordagem bibliográfica, na qual recorremos a vários escritos, dentre os quais, do próprio Alencar (1965), bem como de Machado de Assis (1866), Câmara Cascudo (1955), Alfredo Bosi (1994) e Antônio Candido (2000), para contextualizarmos o projeto literário de Alencar. Recorremos, ainda, a Antônio Bezerra (2009), para entendermos melhor as origens do Ceará.</p> 2024-12-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Inventário https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/62499 A HEROÍNA E A PROSTITUTA 2024-12-08T22:34:12+00:00 Jessica Souza Pereira Marques jessicaspmarques1@gmail.com <p>O presente artigo tem por finalidade explanar sobre um dos aspectos literários da escritora Clarice Lispector: a personagem de ficção, com ênfase na construção do perfil identitário das personagens femininas Macabéa e madama Carlota. O objetivo é traçar um perfil psicológico, com base nas teorias sobre a construção do personagem de ficção. Além disso, este estudo também fará um paralelo entre as personagens estudadas, com leves comparações, assim como situar e descrever como essas personagens femininas na ficção de Lispector são retratadas. Dessa forma, em caráter bibliográfico, será analisada aqui as personagens mencionadas da obra <em>A hora da estrela </em>(1998), em uma abordagem teórica, a partir das obras <em>Personagem de ficção</em>, de Antonio Candido (2014) e <em>A personagem</em> de Beth Brait (1985), além de outros teóricos, que ajudarão a elaborar esses perfis literários. Nesse sentido, buscou-se compreender, juntamente com a análise teórica da personagem de ficção, o retrato das personagens femininas clariceanas.</p> 2024-12-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Inventário https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/59842 CONFIGURAÇÕES DAS PERSONAGENS FEMININAS NA LITERATURA INFANTOJUVENIL CONTEMPORÂNEA 2024-12-04T15:24:37+00:00 Marcos Antonio Fernandes dos Santos prof.marcosf8@gmail.com Ryanne Martins Pereira ryannepereira@aluno.uema.br <p style="font-weight: 400;">O presente artigo propõe analisar a construção das personagens femininas nas narrativas <em>História meio ao contrário </em>e <em>A princesa que escolhia</em>, de Ana Maria Machado, com o objetivo principal de investigar como o feminino vem sendo representado na literatura infantojuvenil contemporânea brasileira. Para tanto, a pesquisa tem abordagem qualitativa e quanto aos procedimentos, é bibliográfica. Como aporte teórico, foram utilizados autores como Zilberman (2005); Cadermatori (2010); Coelho (2000); Cunha (2006); Beauvoir (2009); Almeida (2017), entre outros. Como resultado, foi possível concluir a partir da análise literária das obras mencionadas, que as personagens femininas nas narrativas contemporâneas vêm sendo representadas de uma forma diferenciada de personagens apresentadas nas narrativas tradicionais, deixando de ser dependentes; submissas e passivas. Mostrando-se, agora, emancipadas, independentes, autônomas, capazes de fazerem suas próprias escolhas e seguirem seus próprios caminhos, sem o auxílio da figura masculina, o que condiz com a realidade da mulher na sociedade atual.</p> 2024-12-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Inventário https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/inventario/article/view/60383 THE USE OF IRONY AS A FACE-SAVING STRATEGY IN THE MEMOIR "I'M GLAD MY MOM DIED" BY JENNETTE MCCURDY 2024-07-25T11:22:05+00:00 Deborah de Assis Torres deborah.atorres@ufpe.br <p>This article seeks to examine how irony functions as a politeness strategy to preserve the protagonist's face in the best-seller memoir <em>I'm Glad My Mom Died</em> (2022) by Jennette McCurdy. To accomplish this, two excerpts are analyzed in light of the concept of irony stated by Hutcheon (1992, 1994), Spencer-Oatey’s (2005) rapport management framework, and the types of faces discussed by Culpeper (2011). The samples illustrate the use of the aforementioned figured speech as a way of maintaining the face of the main character’s face by preventing her from creating an inharmonious relationship with her mother. Therefore, irony is used as a tool to enhance the general storytelling experience by enabling the development of more complex characters and relationships between them. Finally, the research also indicates the value of utilizing literature as pragmatic data, as it allows a comprehensive analysis of linguistic concepts found that are seen in real-world situations as well.</p> 2024-12-28T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2024 Inventário