Um Estudo empírico sobre a configuração das receitas e despesas em um município de grande porte do Estado da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v3i1.3379Palavras-chave:
Receita, Despesa, Orçamento Municipal.Resumo
Esse estudo de natureza descritiva teve como objetivo principal investigar a configuração das receitas e despesas, respectivamente sob os pontos de vista da autonomia financeira e das preferências alocativas no município de Feira de Santana – BA no período de 1997-2004. O estudo de caso teve como base principal os dados relativos às finanças municipais disponíveis na homepage da Secretaria do Tesouro Nacional. O referencial teórico aborda o orçamento público, a despesa e a receita no contexto político do orçamento. As análises foram feitas comparando-se as duas gestões compreendidas no período em estudo. Os principais resultados revelam que o município de Feira de Santana apresentou reduzida autonomia financeira (receita própria), com significativa dependência dos recursos provenientes de transferências intergovernamentais, embora tenha diminuído na segunda gestão (2001-2004). Quanto às despesas, essas se apresentaram significativamente comprometidas com as atividades de manutenção da estrutura municipal, embora se tenha verificado diminuição percentual em relação à primeira gestão (1997-2000). Isso possibilitou a destinação de maior fatia dos recursos orçamentários para os investimentos. A análise das despesas por função indica uma maior preferência dos gastos na área social, sobretudo saúde, educação e habitação, sendo que os números observados apresentam-se mais expressivos na segunda gestão.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-07-05
Como Citar
Cruz, C. F., Mendes, E. L., Oliveira, J. R. S., & Silva, L. I. S. (2009). Um Estudo empírico sobre a configuração das receitas e despesas em um município de grande porte do Estado da Bahia. Revista De Contabilidade Da UFBA, 3(1), 72–87. https://doi.org/10.9771/rcufba.v3i1.3379
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Copyright (c) 2009 Revista de Contabilidade da UFBA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.