Análise da Viabilidade de Atendimento em Laboratório de Análises Clínicas pelo Sistema Único de Saúde
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v3i1.3409Palavras-chave:
Viabilidade de atendimento. Laboratório de análises clínicas. Sistema único de Saúde.Resumo
Com o advento dos planos de saúde no Brasil, praticamente todos os usuários de laboratórios de análises clínicas utilizam um plano privado de saúde para realizar os seus exames ou recorrem ao sistema público de saúde. Diante da baixa remuneração do Sistema Único de Saúde (SUS), que é um sistema brasileiro público de saúde, os laboratórios precisam estabelecer estratégias para assegurar sua continuidade. Este artigo tem como objetivo analisar a viabilidade de atendimento pelo SUS de um laboratório de análises clínicas como alternativa para continuar sua expansão no mercado. Com base em pesquisa exploratória, por meio de um estudo de caso, utilizando dados do laboratório, realizou-se uma projeção das receitas do SUS necessárias para a viabilização do empreendimento. Foi analisada a margem de contribuição de cada um dos principais exames que compõem a rotina do laboratório. Os resultados apontam que, com base nos dados coletados no laboratório, cidades com população inferior a 30.000 habitantes, como é o caso analisado, pode ter a oferta do serviço de análises clínicas comprometido pelo SUS ou terá que ser prestado com qualidade inferior. Conclui-se que o sistema SUS não é viável para o setor de análises clínicas em que não se obtenha um atendimento mínimo de pessoas e exames por dia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2009-07-05
Como Citar
Freitag Filho, A. R., & Beuren, I. M. (2009). Análise da Viabilidade de Atendimento em Laboratório de Análises Clínicas pelo Sistema Único de Saúde. Revista De Contabilidade Da UFBA, 3(1), 88–100. https://doi.org/10.9771/rcufba.v3i1.3409
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Copyright (c) 2009 Revista de Contabilidade da UFBA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.