Competências Gerenciais Observadas e Esperadas do Gestor Público por Concluintes de Contabilidade

Autores

  • Vilma Geni Slomski Centro Universitário da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – UNIFECAP
  • Thyago Serigue da Costa Nascimento Faculdade Pan Amazônica – FAPAN
  • Valmor Slomski Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)
  • Gilmar Ribeiro de Mello Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE
  • Nelson Felipe Tavares Sales Carrozzo Faculdade Santa Lúcia de Mogi Mirim-SP

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v15i0.43254

Palavras-chave:

Competências Gerenciais, Gestor Público, Concluintes, Ciências Contábeis

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo analisar as percepções sobre competências gerenciais observadas e esperadas do gestor público por concluintes de cursos de Ciências Contábeis de instituições de ensino superior privado de Belém (PA). Realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. A coleta dos dados ocorreu por meio de questionário e a análise por métodos estatísticos. Constatou-se que as competências gerenciais de maior expressividade foram “Saber ouvir”, “Ética e transparência”, “Cidadania e Democracia”, “Responsabilidade”, “Planejamento”, “Comprometimento”, “Visão estratégica”, “Liderança” e “Negociação”. Permite-se inferir que concluintes com ou sem experiência neste setor definem o gestor público como alguém com capacidade para ouvir, planejar e negociar, que seja comprometido, responsável, transparente e ético, que tenha visão estratégica e que exerça a liderança, a democracia e a cidadania na administração pública. Concluiu-se que no perfil do gestor público pesquisado são mais valorizadas as competências sociais e organizacionais (saber e saber-ser) do que as técnico-profissionais (saber-fazer).

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Biografia do Autor

Vilma Geni Slomski, Centro Universitário da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – UNIFECAP

Pós-doutorado na área de Educação e Pesquisa Contábil, pelo programa de pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - EAC/FEA/USP. Doutorado e Mestrado em Educação - área Educação Especial - Faculdade de Educação da USP – FEUSP.

Professora e Pesquisadora do Centro Universitário da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – UNIFECAP

Thyago Serigue da Costa Nascimento, Faculdade Pan Amazônica – FAPAN

Mestre em Controladoria e Contabilidade pelo Centro Universitário da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – UNIFECAP

Professor da Faculdade Pan Amazônica – FAPAN

Valmor Slomski, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Professor e Pesquisador da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Gilmar Ribeiro de Mello, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP)

Professor e Pesquisador da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

Nelson Felipe Tavares Sales Carrozzo, Faculdade Santa Lúcia de Mogi Mirim-SP

Mestre em Controladoria e Contabilidade pelo Centro Universitário da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – UNIFECAP

Professor e pesquisador da Faculdade Santa Lúcia de Mogi Mirim-SP

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

Slomski, V. G., Nascimento, T. S. da C., Slomski, V., de Mello, G. R., & Carrozzo, N. F. T. S. (2021). Competências Gerenciais Observadas e Esperadas do Gestor Público por Concluintes de Contabilidade. Revista De Contabilidade Da UFBA, 15(1), e2112. https://doi.org/10.9771/rcufba.v15i0.43254