Comparação do Desempenho Econômico-Financeiro e Retorno do Preço das Ações de Empresas Inseridas no Setor de Consumo, Novo Mercado versus Demais Segmentos da B3

Autores

  • Náthaly Alves Brito Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Elis Regina de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Geovane Camilo Santos Universidade Federal de Uberlândia https://orcid.org/0000-0003-3253-830X
  • Ronivaldo Alcebiades Ferreira Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Thaisa Renata Santos Pontifícia Universidade Católica de Goiás/Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v16i1.43888

Palavras-chave:

Teoria da Agência. Governança Corporativa. Indicadores de Desempenho econômico-financeiro.

Resumo

Esta pesquisa investiga se existe diferença significativa entre as companhias, inseridas no setor de consumo, optantes e não optantes pelo Novo Mercado (NM), quanto ao desempenho econômico-financeiro, tamanho da empresa e  retorno dos preços das ações. Considerou-se amostra composta por 12 empresas, no período de 2009 a 2019. Utilizaram-se técnicas de pesquisa quantitativa, descritiva e documental, com dados tratados por meio dos testes de média (Mann-Whitney) e Correlação (Spearman). Os resultados sugerem que empresas não optantes pelo NM apresentaram maior liquidez, menor dependência de capital de terceiros, maior endividamento em curto prazo, maior lucratividade e rentabilidade, com empresas de menor tamanho. O retorno dos preços das ações no grupo NM apresentou associação positiva e significativa com liquidez corrente e seca, com margem líquida e rentabilidade; e com o endividamento a associação foi inversa. Além disso, não ocorreu relação significativa entre retorno dos preços das ações com o tamanho da empresa.

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Publicado

2023-07-04

Como Citar

Brito, N. A., Oliveira, E. R. de, Santos, G. C., Ferreira, R. A., & Santos, T. R. (2023). Comparação do Desempenho Econômico-Financeiro e Retorno do Preço das Ações de Empresas Inseridas no Setor de Consumo, Novo Mercado versus Demais Segmentos da B3. Revista De Contabilidade Da UFBA, 16(1), e2142. https://doi.org/10.9771/rcufba.v16i1.43888