A Relação da Educação Tributária na Percepção da Ética Fiscal por Estudantes de Ciências Contábeis no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rcufba.v18i1.57903

Palavras-chave:

Educação Tributária, Ética Fiscal, Educação Fiscal

Resumo

O estudo objetiva verificar a relação entre a educação tributária e a percepção de ética fiscal por estudantes de graduação em Ciências Contábeis no Brasil. A pesquisa, de natureza quantitativa, descritiva e transversal, dá-se pelo emprego de dados primários capturados de um questionário formatado pelo Google Forms e disponível on-line. A coleta obteve 385 respostas, de 41 instituições de ensino superior. Os dados foram utilizados para aferir as seguintes variáveis: i) Ética Fiscal; ii) Educação Fiscal - subdividida em quantidade de matérias e carga horária; e iii) fatores socioeconômicos. Os achados sugerem que os alunos que cursaram mais disciplinas sobre tributação apresentam percepção de ética mais alta do que aqueles que cursaram menos disciplinas. Por outro lado, o efeito da carga horária não é significativo para a percepção de ética fiscal. Ademais, a Confiança no Governo, o Sexo Feminino e o Estado Civil – Divorciado apresentam efeito positivo e significativo na relação observada; enquanto as variáveis de Faixa Etária e os Perfis Religiosos: Espírita e Matriz Africana estão associados com menores níveis percebidos de Ética Fiscal. A não significância da carga horária injeta robustez à discussão de que o conteúdo sobre a temática é insuficiente para estabelecer a cultura da aderência à Ética Fiscal pelos estudantes. Este insight contribui para o estudo da estrutura curricular do curso de Ciências Contábeis no Brasil, para os programas de incentivo à educação fiscal/tributária e para a gestão pública, uma vez que uma população educada é menos propensa a se envolver em práticas de evasão fiscal.

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Biografia do Autor

Silvania Neris Nossa, FUCAPE BUSINESS SCHOOL

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005), mestrado em Ciências Contábeis - FUCAPE (2007), doutorado em Ciências Contábeis - FUCAPE (2017) e doutorado em Doutorado em Ciências Contábeis e Administração (30007011003P2) - FUCAPE (2015). Atualmente é Professora da Fucape, Diretora Institucional do Instituto Fucape de Tecnologias Sociais, Faz parte do conselho de administração do cema - CEMA - Centro Especializado de Mediação e Arbitragem, Diretora da ACACICON - Academia Capixaba de Ciências Contábeis. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Contabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: estratégia de portfólio, recompra de ações, dividendos, concentração acionária em empresas e gestão na área de educação.

Anderson Rafael Costa Sousa

Graduado em Ciências Contábeis - Universidade Federal do Piauí (2020), Especialista em Finanças e Controladoria (MBA USP ESALQ), Mestre em Contabilidade (Programa de Pós-Graduação em Contabilidade - PPGC / Universidade Federal de Santa Catarina). MBA em andamento de Contabilidade em IFRS (FEA USP RP). 1 ano de experiência no Estágio Docência na condução das disciplinas de Contabilidade Avançada e Análise das Demonstrações. Produções científicas acerca da Qualidade da Informação Contábil; Disclosure e Value Relevance; Evidenciação de Indicadores Não Financeiros; Intangíveis, Intangibilidade, Pesquisa Desenvolvimento, Inovação e Capital Intelectual

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Lopes Lima Veras, S., Neris Nossa, S., Costa Sousa, A. R., & Andrade do Nascimento, , G. (2024). A Relação da Educação Tributária na Percepção da Ética Fiscal por Estudantes de Ciências Contábeis no Brasil. Revista De Contabilidade Da UFBA, 18(1), e2409. https://doi.org/10.9771/rcufba.v18i1.57903