Gerenciamento de Resultados: Investigação de sua Ocorrência em Empresas de Setores Regulados no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v6i3.5986Palavras-chave:
Gerenciamento de Resultados, Accruals, Setores Regulados.Resumo
Este estudo tem por objetivo investigar se empresas listadas na BM&FBovespa, pertencentes a setores regulados efetuam gerenciamento de resultados contábeis (GR), e identificar se a relação entre o índice de governança corporativa dessas empresas influencia no nível de gerenciamento dos resultados das mesmas. A pesquisa caracteriza-se como Descritiva em relação a seu objetivo; Documental quanto aos procedimentos e Quantitativa quanto a sua abordagem. Os dados analisados foram coletados junto ao software Economática® para o período de 2005 a 2009. Para a análise dos dados utilizou-se o modelo KS para o cálculo do gerenciamento de resultados. As medidas representativas do índice de governança corporativa das organizações representam as variáveis dependentes da pesquisa. Para verificar a relação entre gerenciamento de resultados e o índice de governança corporativa destas empresas, foi realizado o teste-T de diferenças de médias. Os resultados encontrados sugerem o gerenciamento de resultados nas companhias de setores regulados. No entanto, não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre o nível de gerenciamento de resultado de empresas dos setores regulados com governança corporativa e companhias sem esta característica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2013-03-14
Como Citar
dos Santos, A. C., MARCELLO, I. E., Zonatto, V. C. da S., & Toledo Filho, J. R. de. (2013). Gerenciamento de Resultados: Investigação de sua Ocorrência em Empresas de Setores Regulados no Brasil. Revista De Contabilidade Da UFBA, 6(3), 04–16. https://doi.org/10.9771/rcufba.v6i3.5986
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Copyright (c) 2012 Revista de Contabilidade da UFBA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.