Teoria da Dependência de Recursos explicando a percepção de Governança Corporativa de Importantes Tomadores de Decisão
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v5i3.6184Palavras-chave:
Dependência de fornecedores de recursos. Atitude da gestão. Governança Corporativa.Resumo
O objetivo principal deste trabalho consistiu em avaliar em que medida as atitudes de importantes atores organizacionais, no que se refere ao conceito de Governança Corporativa, sofriam influência da dependência de fornecedores de recursos essenciais à perenidade organizacional. Com uma amostra de cinquenta respondentes, composta por decisores de grandes empresas brasileiras, e com auxílio de um modelo de regressão logística testou-se hipótese formulada sob a óptica da Teoria da Dependência de Recursos, qual seja: quanto maior a dependência de fornecedores de recursos vitais para organização, mais a gestão entenderia que as práticas de Governança Corporativa cumpririam o papel de conciliar os diversos interesses que envolvem a organização e, consequentemente, garantiriam o fluxo de insumos necessários à continuidade da empresa. Os resultados encontrados confirmam tal hipótese e revelam que a dependência de fornecedores de recursos financeiros e o tamanho da organização são as variáveis que predizem, com significância estatística, tal comportamento. Indicando assim que a busca por insumos financeiros ainda é predominantemente o que determina a atitude da Gestão Organizacional, no que se refere ao papel que deve ser cumprido pelos mecanismos de Governança Corporativa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-10-22
Como Citar
Rocha, J. S. da, Moura, F. V., & Reis, G. M. R. (2012). Teoria da Dependência de Recursos explicando a percepção de Governança Corporativa de Importantes Tomadores de Decisão. Revista De Contabilidade Da UFBA, 5(3), 31–44. https://doi.org/10.9771/rcufba.v5i3.6184
Edição
Seção
Artigos Científicos
Licença
Copyright (c) 2011 Revista de Contabilidade da UFBA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado simultaneamente sob uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY-NC após a publicação, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.