Características Psicológicas e Sociodemográficas e o Nível de Desenvolvimento de Habilidades para Empregabilidade
DOI:
https://doi.org/10.9771/rcufba.v19i1.66077Palavras-chave:
Habilidades Essenciais., Empregabilidade., Tipos Psicológicos., Perfil Sociodemográfico.Resumo
Esta pesquisa analisou algumas características psicológicas e sociodemográficas de discentes de Ciências Contábeis e a relação com o nível de desenvolvimento das habilidades essenciais para empregabilidade. Os dados foram coletados por questionários eletrônicos, envolvendo 299 discentes de cursos de graduação de duas instituições de ensino do Rio de Janeiro. A análise das características psicológicas foi baseada na teoria dos tipos psicológicos de Jung (1991) considerando a dimensão dos tipos com Extroversão/Introversão e das funções com Pensamento/Sentimento e Sensação/Intuição. Para a análise do perfil sociodemográfico considerou-se as medidas de Qualificação, Renda, Gênero, Idade e da Modalidade de Ensino. Para medir o desenvolvimento o estudo baseou-se na percepção dos discentes a partir das habilidades mais exigidas citadas na literatura. Para a análise foram utilizados modelos de regressão múltipla e anova fatorial. Os resultados demonstraram que: (i) há uma predominância do tipo Introvertido-Pensamento-Sensação, (ii) algumas das características dos discentes influenciam no nível de desenvolvimento das habilidades, e (iii) alguns níveis dos fatores (qualificação, modalidade, renda e idade), podem colaborar simultaneamente para a obtenção de uma melhor performance do discente. Os achados trazem contribuições relevantes, pois, a partir do conhecimento de características dos discentes, as instituições poderão melhorar a estratégia para o planejamento do ensino e o incentivo aos discentes para desenvolverem as habilidades essenciais, encorajando-os a desenvolver melhor as atividades em aula e fomentar as discussões teóricas, o que pode ajudar na redução da evasão e melhorar a empregabilidade.
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