https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/issue/feedGerminal: marxismo e educação em debate2024-12-26T16:21:42+00:00Hélio Messeder Netorevistagerminal@ufba.brOpen Journal Systems<p>Germinal: marxismo e educação em debate (ISSN: 2175-5604) é uma revista científica quadrimestral que assume o marxismo como referencial teórico de sustentação de suas investigações e visa difundir e debater a problemática educacional à luz do materialismo histórico. A revista aceita colaborações nas formas de artigos e resenhas de livros, que serão avaliadas mediante o sistema de avaliação duplo-cega a partir de pareceres emitidos pelo nosso Corpo editorial científico nacional, e reserva-se o direito de publicar ou não o material enviado a partir das chamadas de submissão.<br />Área do conhecimento: Ciências Humanas<br />ISSN (online): 2175-5604 - Periodicidade: quadrimestral</p>https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/65194Trabalho, ciência e tecnologia: ofensiva capitalista e as lutas por práxis emancipatórias2024-12-24T18:24:38+00:00Tarcila Mantovan Atolinitarcila.atolini@gmail.comMario Mariano Ruiz Cardosomariomarianoruizcardoso@gmail.comRodrigo Castelorodrigo.castelo@gmail.com<p>Nesse terceiro número de 2024 da revista <em>Germinal: marxismo e educação em debate</em>, apresentamos o dossiê <em>Trabalho, ciência e tecnologia: ofensiva capitalista e as lutas por práxis emancipatórias</em>, com o objetivo de socializar um conjunto de reflexões que potencializam o caráter crítico do marxismo no estudo sobre o tema, ao mesmo tempo que discutem a importância da ciência e tecnologia para as lutas da classe trabalhadora.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/65189Pelo fim do genocídio do povo palestino2024-12-24T05:16:49+00:00Ualid Rabahualidrabah@fepal.com.br<p>Entrevista com Ualid Rabah, presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil (Fepal), entidade que representa a diáspora Palestina no Brasil.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/65183Engenheiro e posição na estrutura social2024-12-22T19:39:40+00:00Lili Katsuco Kawamuramario.mariano@ufvjm.edu.br<p>O texto é o terceiro capítulo da obra <em>Engenheiro: trabalho e ideologia</em> de Lili Katsuco Kawamura, publicada em 1981 pela editora Ática e originalmente apresentada como dissertação de mestrado do Departamento de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo (USP). Mantivemos o estilo original com as referência colocadas em notas e adicionamos a bibliografia do livro. Ao investigar a posição do engenheiro na estrutura social, Kawamura desvenda seu papel de intelectual orgânico da burguesia no campo da ciência e tecnologia, nos termos gramscianos, mediador entre a técnica e o capital, de um lado, e a força de trabalho, de outro, com vistas à acumulação de capital. Seu debate articula a construção sócio-histórica do engenheiro e a subordinação e dependência tecnológica no Brasil até a década de 1970.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/64656O fascismo do nosso tempo2024-11-25T13:46:57+00:00Michal Kaleckirodrigo.castelo@unirio.brPietro Sallespietro_salles@hotmail.com<p>A partir do livro <em>Selected works of Michał Kalecki: Great War, inflation and fascism </em>(Obras escolhidas de Michal Kaleci: Grande Guerra, inflação e fascismo), este artigo é uma tradução do inglês para português do capítulo <em>The fascism of our times</em>, no qual Michal Kalecki, em 1964, procura identificar os diferentes grupos fascistas da Alemanha, Estados Unidos e França, assim como suas diferenças. Para isso, discute as diferentes estratégias de cada grupo tanto na economia como na política, sem deixar de levar em conta as semelhanças e diferenças com o nazismo da década de 1930. Kalecki também não perde de vista as relações entre as classes dominantes e esses grupos que não são sua primeira escolha para comandar as massas, mas que acabam sendo úteis para reprimir os grupos da esquerda organizada.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/58598A Pedagogia Histórico-Crítica e a Teoria Marxista da Dependência: primeiras aproximações para relacionar nossa formação social à educação no Brasil2024-11-29T01:26:20+00:00Leonardo Kaplanleonardokaplan@gmail.com<p>Este artigo tem como objetivo iniciar um programa de pesquisas de articulação entre as formulações da Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) e da Teoria Marxista da Dependência (TMD). Essa tentativa para que estas teorias dialoguem compreende que, com os aportes da TMD, é possível aprofundar questões colocadas pela PHC. Entende-se a PHC como uma teoria pedagógica marxista, sem, no entanto, ser uma teoria acabada. Sendo esta uma pedagogia revolucionária pensada no contexto brasileiro, por que não debater a formação social brasileira? Como o país se insere na economia mundial e quais os rebatimentos disto para a educação escolar, em particular, nesta sociedade? Categorias como Estado dependente, superexploração do trabalho e transferência de valor são fundamentais nesse sentido.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/60359O empresariado como "sujeito oculto" da Base Nacional Comum Curricular: uma análise histórico-crítica da política educacional curricular brasileira2024-08-30T13:31:32+00:00Robson Machadorobsonmachado.historia@gmail.comRégis Henrique dos Reis Silvarhrs@unicamp.br<p>Este texto tem como objetivo principal analisar o papel do empresariado no processo de elaboração e aprovação da BNCC. Discute a historicidade da proposta do currículo comum na educação brasileira e examina o processo de formulação da BNCC, destacando as arbitrariedades políticas e institucionais praticadas pelo governo Temer. O estudo observa, ainda, os interesses do empresariado na política curricular, desvelando como esse segmento da sociedade agiu para produzir consenso relativo à proposta agora vigente. A fim de se aproximar do objeto em suas características estruturais e apreender a sua complexidade, o artigo toma como referência a pedagogia histórico-crítica, teoria a partir da qual explora uma soma de documentos oficiais. Conclui que as forças políticas e econômicas que articularam a BNCC vislumbram a privatização do setor educacional, bem como a instituição de um currículo comprometido com a formação de mão de obra simples, indiferenciada e submetida às iniquidades do sistema.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/58234Cultura e trabalho no Novo Ensino Médio (NEM): o canto da sereia sob novas ideias e novos valores2024-11-14T10:58:26+00:00Matheus Felisberto Costafcostamatheus@gmail.comRafael Rodrigo Muellerrrmueller@unesc.net<p>Analisamos a relação entre cultura e trabalho no Novo Ensino Médio (NEM). Demonstramos o papel dos aparelhos privados de hegemonia na formulação, indução e implementação do projeto de sociedade, humanidade e educação substanciado, de forma direta ou indireta, no NEM e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Trata-se de uma visão de mundo que busca a assimilação dos preceitos societais hegemônicos e que, no distanciamento dos conhecimentos historicamente produzidos e na reprodução como caráter geral e universal dos elementos do senso comum, busca constituir sujeitos flexíveis as demandas do capital em sua forma atual. As novas ideias e os novos valores mobilizados pelo NEM buscam subsumir a juventude brasileira a naturalização de seu papel de reprodução social na sociedade de classes.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/62190A educação enquanto complexo social: esboço de uma crítica ontológica necessária2024-07-11T22:20:51+00:00Marllon Moreti de Souza Rosamarllonmoretti6@gmail.comMariana Aparecida Bologna Soares de Andrademariana.bologna@gmail.com<p>Este trabalho, de caráter teórico, tem como objetivo desenvolver uma análise ontológica da educação a partir da ontologia de György Lukács, destacando sua relação com a reprodução social. A pesquisa foi construída por meio de leitura crítica e imanente da obra <em>Para uma Ontologia do Ser Social</em>, debruçando-nos, especificamente sobre o Capítulo II (<em>A Reprodução</em>) do Tomo II da obra. Entendemos que a crítica ontológica da educação é necessária, pois nos leva a compreender que a função social desse complexo é a continuidade, a permanência, a conservação da reprodução social. Isso, em si, não é um problema, pois há que se reproduzir a vida social para a permanência da espécie. O grande problema se encontra no modelo de reprodução que a educação está trabalhando para conservar.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/61967Mark Fisher e educação: realismo capitalista e reformas empresariais2024-06-23T23:28:36+00:00Vinícius Carluccio de Andradeviniciuscandrade4@gmail.comRafael Vidotte Mativirafaelvidotte321@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo objetiva mobilizar o arsenal teórico desenvolvido por Mark Fisher, filósofo e teórico cultural britânico que viveu de 1968 a 2017, para compreender as reformas empresariais na educação, com um viés crítico e a partir da luta de classes, em consonância com a Pedagogia Histórico-Crítica. Analisa-se e define-se, por conseguinte, o que é o realismo capitalista, nó central nos escritos fisherianos, embasando-se tanto em livros e em artigos do autor quanto em comentadores posteriores. Em seguida, após entender como se manifesta essa aceitação tipicamente relutante permeada por fatalismo e conformismo, discute-se como as reformas empresariais representam a privatização da educação, mercantilizada, sob aquilo que Fisher denominou de ontologia empresarial.</span></p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/61360Aproximações da Educação Física com a Pedagogia histórico-crítica: os eventos científicos em foco2024-08-12T12:01:31+00:00Leonardo Carlos de Andradeleonardoandradeprof@gmail.comRoberto Pereira Furtadoroberto.furtado@ufg.br<p>O objetivo deste artigo é apresentar as aproximações da Educação Física com a pedagogia histórico-crítica a partir da análise de trabalhos acadêmicos publicados em eventos científicos. Os eventos analisados são aqueles específicos da pedagogia histórico crítica e o Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte-CONBRACE. A análise se deu nos Anais dos eventos a partir dos descritores “educação física” e “histórico-crítica” e; “educação física” e “histórico-cultural”, em um recorte temporal de 1996 a 2019. Na sequência foi realizada a leitura dos resumos para avaliar se realmente estavam inseridos na temática. Ao final, restaram 72 trabalhos dentro dos critérios de seleção elencados. Conclui-se que houve um movimento crescente nas produções sobre o tema nestes eventos.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/57692Crítica ao currículo baseado em competências para Medicina de Família e Comunidade desde a pedagogia histórico-crítica2024-09-27T12:55:31+00:00Lucas Ubackuback03@gmail.comLeonardo Carnutleonardo.carnut@unifesp.brRaquel Barbosa Pissardorbarbosapissardo@gmail.comRafael Nunes Borgesrafaelnborges1@gmail.com<p>Esse trabalho é resultado da análise do Currículo Baseado em Competências para Medicina de Família e Comunidade. O objetivo foi identificar a concepção de educação dominante que fundamenta o documento e apontar algumas implicações tendenciais de sua adoção nos programas de residência médica. O documento foi examinado por meio de técnicas de manipulação, análise e interpretação a partir do materialismo histórico como referencial teórico-metodológico. Os resultados obtidos explicitam que essa matriz curricular foi desenvolvida com base na pedagogia das competências e sua adoção pelos programas de residência tensiona para a formação de profissionais aptos a desempenharem uma prática social ajustada aos limites e possibilidades do pensamento neoliberal e da ordem capitalista.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/57232Mediações pedagógicas no uso do computador com um aluno com autismo na escola especial: tensões e contradições2024-08-12T11:44:05+00:00Daniel Novaesmsdanielnovaes13@gmail.comLaís Cordeiro Rodrigueslaiscr16@gmail.com<p>O uso do computador tem afetado, na contemporaneidade, o trabalho pedagógico realizado com alunos com autismo. Por esse motivo investiga-se como acontece, em uma Escola Especial, a mediação pedagógica com um aluno com autismo no uso do computador. O referencial que subjaz é a teoria histórico-cultural, que concebe o sujeito a partir de sua relação de (trans)formação com a cultura humana. As análises sinalizam três movimentos: 1. As mediações do professor e seus modos de participação na dinâmica da tarefa proposta no computador; 2. As interações da criança com o computador e com o professor, buscando os indícios dos sentidos e significados da tarefa proposta para o processo educativo e para a relação pedagógica; e 3. O papel do computador como instrumento técnico-semiótico.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/63546Governo Bolsonaro, bolsonarismo e neofascismo2024-09-22T01:09:35+00:00David Macieldavidmaciel@ufg.br<p>No governo Bolsonaro o processo de transição autoritária iniciado com o golpe de 2016 se aprofundou e acelerou, consumando a passagem da democracia de cooptação para a democracia restrita graças à sua luta incessante pela instalação de um regime fascista. A perspectiva neofascista do bolsonarismo contribuiu para o governo Bolsonaro reforçar os elementos fascistas no interior da autocracia burguesa. Os processos de militarização do governo, fascistização do aparato estatal, policialização da existência e de mobilização para um novo golpe aprofundaram as mudanças para a democracia restrita, sem, porém, lograr ultrapassá-la</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/59247As origens da UDN: composição social e discurso político2024-11-07T22:08:22+00:00Anderson Deodeoanderson@hotmail.comMarina Olinda Calori de Lionmarina.calori@unesp.br<p>O artigo apresenta a atuação política das frações sociais que deram origem à União Democrática Nacional (UDN), no contexto histórico de sua criação. Para compreender o processo que deu origem a UDN, pretendemos analisar o período da República Velha (1889-1930). Fundamentalmente, o domínio político-econômico concentrado pelos grandes proprietários de terras e todo arcabouço político-institucional que garantia sua hegemonia. A hipótese aqui levantada indica que a UDN condensou uma proposta particular de liberalismo no Brasil, onde articulava politicamente um projeto liberal modernizante, mas com forte conteúdo social e econômico que garantiam a continuidade do domínio da burguesia agrária em desenvolvimento no país. Dessa forma, o projeto político-econômico da UDN expressaria um caráter dual do liberalismo, na medida em que articula o historicamente velho (agrarismo), com o historicamente novo (industrialismo).</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/61968Capitalismo e escravidão: uma crítica ao ensino das ciências econômicas no Brasil2024-08-16T16:14:30+00:00Jaime Ernesto Winter Hughes Leónjaime.leon@ie.ufrj.br<p>Através da crítica da economia política e da abordagem das controvérsias do pensamento econômico, o objetivo geral é subsidiar, nos cursos de ciências econômicas do Brasil, a discussão sobre a funcionalidade da escravidão moderna para o capitalismo. O objetivo específico é analisar a importância do comércio triangular, da colonização e de alguns debates sobre descolonização realizados na historiografia. Ao apontar que existe um silenciamento sobre o papel do racismo na conformação da escravidão moderna e do capitalismo, propõe-se uma disciplina, Capitalismo e Escravidão, que seja lecionada de forma integrada com História Econômica Geral e Formação Econômica do Brasil.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/59641Sobre o conceito de proletariado nos escritos de juventude de Friedrich Engels2024-10-09T22:26:15+00:00Jefferson Martins Vieljeffersonmviel@gmail.com<p>Este artigo dedica-se a um exame do conceito de proletariado nos escritos de juventude de Friedrich Engels. Nele, percorro uma trajetória expositiva que parte dos primeiros usos do termo pelo filósofo e segue até a pesquisa exaustiva sobre o operariado inglês que ele conduz em A situação da classe trabalhadora na Inglaterra, e argumento que, somada à bem conhecida faceta empírica e apesar da ausência de precisão vocabular conferidas nesses escritos, a noção de proletariado neles presente repousa em uma bagagem conceitual decisivamente jovem-hegeliana – ou, para ser mais preciso, em uma leitura socialista (isto é, hessiana) da antropologia de Ludwig Feuerbach.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/56903A crise estrutural do valor e a formação autofágica2024-12-13T13:38:08+00:00Cristiano José Steinmetzcjs18041993@gmail.com<p>Este estudo pretende fazer uma aproximação entre alguns elementos da Teoria crítica do valor (<em>Wertkritik</em>) e o campo da formação humana notadamente no que se refere aos âmbitos escolar e cultural. Tal aproximação é aqui apenas inicial e propõe refletir sobre o "sexo do capitalismo" e as formas fetichistas do Estado e suas respectivas instituições sociais (Roswitha Scholz, 1996). Para além do seu papel de teoria sobre a crise do capitalismo, pretende-se também demonstrar: i) como a Teoria crítica do valor nos abre margem para compreender algumas questões centrais dos processos relativos à educação como dispositivo sócio-histórico de formação humana também em crise, e ii) como esta teoria nos permite identificar os traços gerais de uma perspectiva epistêmica radicalmente crítica ao fundamento masculino da moderna sociedade produtora de mercadorias.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/59145Dualistas, Unitárias e a Escrita da História: o modelo do homem provedor no debate feminista britânico2024-08-30T17:52:53+00:00Thiago Romão de Alencarthiagoromaoalencar1505@gmail.com<p>Nesse artigo, discutiremos como as teorias dualistas e unitárias se refletiram na prática historiográfica a partir da recuperação do debate feminista-marxista sobre o impacto da Revolução Industrial inglesa nas relações de gênero no interior das famílias trabalhadoras. Tal discussão ganhou forma ao debater o modelo do homem provedor, sua relação com o capitalismo industrial e suas consequências sociais, explicitando como as posições dualistas e unitárias se manifestam no fazer historiográfico. As pesquisas apresentadas apontam para explicações multicausais para um fenômeno fundamental para o entendimento do capitalismo como é caso da relação entre Revolução Industrial e opressão às mulheres.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/59651Aquele que não pode ser nomeado: ideologia e ausência sobre aborto nos saberes psicológicos2024-08-26T13:20:43+00:00Ana Maria Berchta.bercht@gmail.comAngelo Brandelli Costaangelobrandellicosta@gmail.com<p>O controle reprodutivo é uma das principais vias de manutenção do capitalismo e do patriarcado. A criminalização do aborto torna este evento reprodutivo, comum na vida de mulheres, a quarta causa de morte “materna” do Brasil. Enquanto área que atua diante do sofrimento psíquico, inclusive no âmbito do acesso ao aborto legal via SUS, a psicologia não deveria estar alheia a pauta. Este artigo traz uma pesquisa quantitativa com 293 psicólogas do Rio Grande do Sul. Os resultados, articulados a luz de teorias feministas e do conceito de ideologia, desvelam que, na amostra, há falhas no conhecimento e houve pouca abordagem do tema na graduação. O ensino e produção do saber são discutidos.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/65124O capital no antropoceno [Kohei Saito]2024-12-18T20:44:48+00:00Bruno Marinonibrunomarinoni@gmail.com<p>Resenha do livro O capital no antropoceno, de Kohei Saito (ed. Boitempo, 2024).</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/63566Tecnologia e fetichismo na crítica da economia política2024-11-29T02:18:22+00:00Gustavo Mellogustavo.m.mello@ufes.br<p>O artigo se propõe a analisar o lugar da tecnologia na crítica marxiana da economia política. Para tanto, parte-se de uma discussão sobre a natureza e a forma social da tecnologia, como dimensão distintiva da sociabilidade humana, e sobre a sua conversão, na modernidade, em uma segunda natureza, a partir dos conceitos de trabalho alienado e de fetichismo do capital, e da crítica da ideologia do progresso. No momento seguinte, faz-se uma exposição de categorias como a da subsunção formal e real do trabalho ao capital, e dos conceitos de manufatura e grande indústria, que permitem compreender a constituição de um estofo material adequado ao capital por meio da subsunção da ciência e da tecnologia à dinâmica de acumulação. Dessa análise se extrai aportes teóricos para a análise do processo contemporâneo de inovação tecnológica, que servirão para sustentar, por fim, a importância da crítica da economia política para a análise de fenômenos sociais recentes, notadamente a chamada plataformização do trabalho.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/60235Crítica da economia política e trabalho: entre a Ontologia de Lukács e O capital de Marx2024-12-08T20:26:33+00:00Henrique Wellenharw@uol.com.brElton Rosaeltonrosa@gmail.com<p>Objetivou-se apreender se a crítica realizada por Marx sobre a economia política, desenvolvida em <em>O Capital</em>, apresenta uma relação direta com a abordagem de Lukács contida em <em>A Ontologia do Ser Social</em>. Adotou-se, como parâmetro central desta empreitada, a comparação entre a análise de Lukács acerca do fundamento ontológico do trabalho, e a utilização da categoria do trabalho abstrato realizada por Marx. Se constatou que, enquanto Marx se propôs a analisar o modo de produção capitalista, Lukács intentou apreender as especificidades do ser social, que são muito mais gerais do que a análise contida em um modo de produção. Nesse sentido, os autores incorporam níveis de abstração bastante distintos na crítica da economia política.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/61616Crítica engeliana sobre a ciência natural: notas sobre a “Introdução” de Dialética da Natureza2024-12-02T04:16:04+00:00Raphael Alves Feitosaraphael.biologia@gmail.comViviane Alves de Oliveira Feitosavikalua@gmail.com<p>O objetivo deste artigo é relatar o resultado de uma investigação documental sobre as contribuições do texto de “Introdução” da obra <em>Dialética da Natureza</em> para o estudo da ciência natural, com foco nas biológicas, através de uma exposição e discussão. São apresentados alguns aspectos do manuscrito e uma breve análise sobre as contribuições da obra engeliana para o tema. Os resultados mostram que o manuscrito traz contribuições para uma crítica sócio-filosófica fundamentada sobre as mudanças históricas nesta área, bem como nos aspectos filosóficos subjacentes à abordagem do conhecimento científico de base dialética e materialista, uma vez que se analisa as transformações que a ciência natural sofreu ao longo do tempo e a necessidade de uma abordagem crítica sobre a mesma.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/64675Financeirização no capitalismo dependente no Brasil: notas introdutórias2024-11-29T01:48:30+00:00Tatiana Brettastatiana.brettas@gmail.com<p>O objetivo deste artigo é analisar as bases da financeirização e da constituição endógena do capital financeiro no capitalismo dependente brasileiro. Para tanto, busca-se identificar as particularidades da relação entre produção e finanças no neoliberalismo e a importância do Estado para viabilizar as alterações que marcam este período. Considerando as controvérsias em torno de algumas das categorias reivindicadas, são apresentados os pressupostos teóricos que sustentarão as reflexões e, ao final, caracteriza-se a financeirização, destacando sua contribuição para fortalecer as transferências de valor dos países dependentes em direção ao centro imperialista.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/59877Grande capital e o sentido do desenvolvimento capitalista em uma formação econômico-social: proposta de uma cartografia categorial2024-11-25T19:33:36+00:00Gabriel Oliveira de Carvalho Senragabosenra@gmail.com<p>A categoria de grande capital é central para a delimitação do sentido do desenvolvimento capitalista em determinada formação econômico-social, e buscamos demonstrá-lo com base no papel que cumpre na definição das referências setoriais, tecnológicas, organizacionais e produtivas para o conjunto da acumulação de capital. Da mesma maneira, o grande capital constitui o polo dinâmico do padrão de reprodução do capital, o qual estrutura as relações políticas entre as diferentes classes sociais e delimita o horizonte de possibilidades do exercício do poder político.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/56028Inteligências artificiais e capitalismo digital: as armadilhas da ideologia da técnica2024-11-07T23:50:46+00:00Valdir Damázio Júniorvaldir.damazio@udesc.brAnita Helena Schleseneranitahelena1917@gmail.com<p>Neste artigo abordamos as inteligências artificiais sob a perspectiva teórica do materialismo histórico. Para isso utilizamos as contribuições de Álvaro Vieira Pinto, entendendo o desenvolvimento das técnicas inseridas no processo humano de produção de sua existência. Buscamos destacar as condições materiais que possibilitam o atual desenvolvimento técnico das inteligências artificiais bem como desmistificar seu funcionamento. Por último, apresentamos possíveis impactos dessas tecnologias sob o trabalho e Educação, destacando a importância da socialização dos conhecimentos técnicos e científicos como forma de resistência pelas classes subalternas contra a ideologia da técnica.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/64034Plataformas digitais na gestão escolar: interfaces entre modernização e controle2024-11-21T12:40:39+00:00Emanuelly Marques Cardoso manumarquesc@gmail.comDaniela Cunha Tertodaniela.terto@ifrn.edu.brClaudenyce Dantas de Souza claudenycesouza@yahoo.com.br<p>O uso de plataformas digitais na gestão escolar tem sido cada vez mais recorrente em virtude do discurso hegemônico que vincula à estas a ideia de modernização, eficiência e eficácia. Nesse contexto, o presente artigo tem como objetivo analisar as relações entre o uso das plataformas digitais e a modernização da gestão escolar. Para o efeito, desenvolvemos um estudo bibliográfico. Os resultados evidenciam que o uso das plataformas na gestão escolar tem sido orientado pelos princípios da Nova Gestão Pública e que, nessa perspectiva, o discurso de modernização encobre o aumento do controle na gestão escolar realizado remotamente, podendo vir a comprometer a sua democratização.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/63582“Chorei sem saber o que ensinar”: reformismo, plataformização e precarização do trabalho docente na educação básica2024-12-04T22:08:44+00:00João Eudes Alexandre de Sousa Júnioralex.siara@outlook.com<p>O objetivo deste artigo é discutir como as “inovações” oriundas dos reformadores empresariais da educação, através do incentivo à plataformização via TDIC, reforçam estratégias de reificação dos currículos escolares, acentuando a alienação da força de trabalho educativo, precarizando à docência. O referencial teórico-metodológico adotado centra-se na investigação documental, desvelando-se mecanismos de exploração do trabalho docente apoiados por três condicionantes: alienação do trabalho, robotização do ensino (plataformização) e hiperprodutividade. Conclui-se que a tendência privatista liberal para C&T ainda é dual e reprodutivista, distante da uma práxis transformadora.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/64036 O Gira-Mundo Mondragon-País Basco-Espanha-Paraíba e o neocolonialismo educacional 4.0: relações assimétricas e a imposição da ideologia neoliberal2024-11-29T02:08:44+00:00Diego Francadiego.pessoa@professor.ufcg.edu.br<p>As transformações técnico-científicas impulsionadas pela reestruturação do capital impactam nos modelos educacionais vigentes na era da educação 4.0. Contrário às promessas de inovação, coexistem os fantasmas da precarização e do reforço às assimetrias entre Norte-Global e Sul-Global. Os primeiros mantêm uma espécie de neocolonialismo digital educacional, ao comercializarem seus programas educacionais, formações continuadas e pacotes tecnológicos para os estados periféricos. Neste contexto, este artigo discute as contradições existentes nos modelos educacionais hegemônicos, explicitando a manutenção da subalternidade educacional dos estados periféricos, a partir das experiências vivenciadas no Gira-Mundo Professores (Paraíba-Mondragon Unibertsitatea/País Basco-Espanha), que identificam os riscos de transposições acríticas de propostas pedagógicas vindas de “cima”.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/63095Concepções de tecnologia-educação e de desenvolvimento tecnológico: um olhar histórico-crítico para as pesquisas CTS na educação básica2024-12-12T19:41:29+00:00Gabriel da Rocha Barbosagabriel17rocha04@gmail.comMikaelly Ferraz de Oliveiramikaelly_ferraz@discente.ufg.brJhonny David Echalarjhonnyechalar@ufg.brAdda Daniela Lima Figueiredo Echalaradda.daniela@ufg.br<p>O presente estudo investigou as concepções de tecnologia-educação e as abordagens para desenvolvimento tecnológico em pesquisas fundamentadas na abordagem CTS. Tomaram-se essas concepções e abordagens enquanto indicativos das relações entre forma e conteúdo nos artigos. A análise se justifica pela necessidade de se estabelecer uma coesão epistemológica dialética, ou seja, não dicotomizar as relações entre educação, ciência, tecnologia e sociedade. Nossas análises apontam que as práticas educativas efetivadas nas pesquisas desenvolvidas dissociam conteúdo e forma, e se aproximam de uma concepção crítico-reprodutivista de educação. Por fim, intencionando superar essas possíveis fragilidades, estabelecem-se apontamentos de superação da ordem hegemônica, a partir da Pedagogia Histórico-Crítica.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/64046Concepção de sociedade e tecnologia no Currículo Paulista (2019-2020)2024-12-06T22:04:09+00:00Potiguara Mateus Porto de Limapotipura@gmail.comBruno Modesto Silvestremodesto.b@gmail.com<p>Este trabalho faz uma breve apresentação do Currículo Paulista (CP) definido a partir de 2019 entendendo-o no rol de medidas neoliberalizantes para a educação. Diante de análises que estabeleceram relações entre o CP e processos de formação voltados para um mundo do trabalho mais precarizado, para adaptação diante de contextos de ausência de direitos básicos e para a responsabilização individual diante de todas essas contingências sociais, nos propomos o desafio de “extrapolar” concepções de sociedade e tecnologia presentes, ainda que de maneira não explícita, na introdução do CP. Concluímos que as formulações do CP obscurecem o reconhecimento dos problemas sociais enfrentados pela humanidade ao se referenciar em concepções idealistas e irrealistas de indivíduo, sociedade e tecnologia.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/63462A ciência nas lutas de classe: o materialismo histórico na produção compartilhada do conhecimento para o projeto da classe trabalhadora2024-12-04T21:14:10+00:00Bruno Souza Bechara Maxtabruno.bechara@gmail.comDeise Luiza da Silva Ferrazdeiseluizaferraz@gmail.comJanaynna de Moura Ferrazjanaynna.ferraz@ufrn.brCecília Sepúlveda Del Rio Hamacekhamacekcecilia@gmail.com<p>O artigo discute a ciência nas lutas da classe trabalhadora, destacando a importância da produção de conhecimento científico como parte do processo da emancipação humana, ainda que sua produção também esteja submetida à divisão técnica do trabalho. A análise aborda a experiência do Movimento Operário Italiano e da Medicina Social Latino-americana, por meio da utilização de diferentes formas do instrumento técnico-científico da Produção Compartilhada de Conhecimento, em suas contribuições e limites. Conclui-se que diante da dinâmica capitalista, a questão não passa por controlar a ciência, mas em transformá-la, orientada na e pela classe trabalhadora para superar as limitações impostas pelo capitalismo e avançar na sua emancipação.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/64048Ciência, tecnologia e sociedade: contribuições da experiência maoísta na China2024-11-20T22:18:55+00:00Gilio Natan Dal Pont Sirtoligilio.sirtoli@gmail.comMário Lopes Amorimmarioamorim@utfpr.edu.br<p>O presente artigo tem como objetivo, por meio de uma revisão bibliográfica, retomar aspectos centrais do pensamento hegemônico na China Maoísta (1949-1978) sobre a relação entre ciência, tecnologia e sociedade, além de discutir as práticas que emergiram dessas reflexões. Busca-se evidenciar as contribuições dessa experiência histórica para os debates contemporâneos no campo CTS (ciência, tecnologia e sociedade), o qual, com frequência, negligencia perspectivas oriundas de realidades não ocidentais ou de países socialistas, limitando assim a diversidade das abordagens críticas.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/62390A educação profissional e o caráter de classe da escola do trabalho: de instrumento de equalização social à formação para o mercado de trabalho2024-07-28T02:35:30+00:00Deise Rateked.rateke@gmail.comCélia Regina Vendraminiceliavendram@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">O artigo propõe analisar, por meio de pesquisa bibliográfica, a formação dos jovens da classe trabalhadora forjada no ensino técnico e nas instituições de educação profissional e tecnológica da rede federal de ensino, ao longo de mais de 100 anos. O estudo aponta que no país se criaram mecanismos para apartar os jovens da classe trabalhadora de uma formação profissional integral, mediante um conjunto de leis e políticas públicas que conformaram para a manutenção da dualidade educacional. Nesse sentido, quando a classe trabalhadora teve acesso às instituições de educação profissional, essa formação foi sempre muito estreita, fragmentada e privatista. </span></p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/64037Capitalismo dependente e questão agrária no Brasil: a exploração do trabalho nas lavouras de fumo2024-10-16T05:19:54+00:00Marcela Pereira Rosamarcela.pereirar@gmail.com<p>O presente artigo tem por foco a discussão acerca da exploração do trabalho no contexto da fumicultura. A discussão apresentada é parte de uma pesquisa de mestrado realizada com famílias produtoras de tabaco na região Centro-Sul do estado do Paraná. Partindo do aporte teórico-metodológico do marxismo, o presente texto busca discutir o modo pelo qual a indústria capitalista explora os trabalhadores do fumo, evidenciando os mecanismos de dominação empregados pelas grandes multinacionais fumageiras. Compreendemos que a subordinação da renda da terra ao capital monopolista aparece como expressão do caráter dependente de nossa economia.</p>2024-12-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2024 Germinal: marxismo e educação em debate