https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/issue/feedGerminal: marxismo e educação em debate2025-05-31T23:02:55+00:00Hélio Messeder Netorevistagerminal@ufba.brOpen Journal Systems<p>Germinal: marxismo e educação em debate (ISSN: 2175-5604) é uma revista científica quadrimestral que assume o marxismo como referencial teórico de sustentação de suas investigações e visa difundir e debater a problemática educacional à luz do materialismo histórico. A revista aceita colaborações nas formas de artigos e resenhas de livros, que serão avaliadas mediante o sistema de avaliação duplo-cega a partir de pareceres emitidos pelo nosso Corpo editorial científico nacional, e reserva-se o direito de publicar ou não o material enviado a partir das chamadas de submissão.<br />Área do conhecimento: Ciências Humanas<br />ISSN (online): 2175-5604 - Periodicidade: quadrimestral</p>https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/67549Marxismo e educação: desafios contemporâneos2025-05-31T17:27:59+00:00Márcia S. Lemosmarcialemos.uesb@gmail.comOsvaldo Teodoro dos Santos Filhoosvaldoteodoro2003@gmail.com<p>O século XXI chega ao seu primeiro quarto, e é neste momento, a partir de uma conflitiva dinâmica social, na qual as assimetrias entre as classes sociais também se expressam em paradigmas curriculares tecnicistas e reacionários, que apresentamos às/aos leitoras/es o dossiê intitulado “<em>Marxismo e educação: desafios contemporâneos</em>”. Nesta quadra histórica, o projeto do capital para a educação avança <em>pari passu</em> e em consonância com a financeirização, o ultraliberalismo, a ascensão da extrema direita neofascista, a desregulamentação das relações de trabalho, o “giro” de trabalhadoras por meio da imigração, a privatização do trabalho sociorreprodutivo e a ameaça constante das policrises que reprimem os movimentos sociais e tensionam a reprodução da vida. Sob essas condições históricas, trazemos à tona, como cerne desta edição, um imprescindível tema para a classe trabalhadora, qual seja, a candente questão da educação na atualidade e suas interfaces à luz da tradição marxista.</p>2025-05-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/57273John Locke e a educação2024-12-13T14:26:52+00:00Anderson Alves Estevesandersonalvesesteves@uol.com.br<p><span style="font-weight: 400;">Caracterização das reflexões de John Locke sobre a educação, notadamente, as presentes em </span><em><span style="font-weight: 400;">Alguns pensamentos sobre a educação</span></em><span style="font-weight: 400;">, e relação de suas considerações com importantes objetos do pensamento do filósofo inglês, a exemplo do trabalho, da divisão do trabalho, do empirismo, da crítica ao patriarcalismo, dos direitos naturais, da hipótese do contrato social, do individualismo, do consentimento, da formação da sociedade política, das formas de governo e da questão da desigualdade. Argumenta-se no sentido de expor os alcances e os limites da posição do Autor, inteligíveis pelo diálogo dele com o seu tempo e com a rede conceitual por ele edificada.</span></p>2025-05-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/63561Revolução social e emancipação humana no jovem Marx2024-10-23T18:27:41+00:00Osmar Martins de Souzaprof.osmarunespar@gmail.comRuth Maria de Paula Gonçalvesruthm.goncalves@uece.br<p>O pensamento de Karl Marx, desde a sua juventude, com os seus primeiros textos até a elaboração de sua principal obra, <em>O Capital</em>: crítica da economia política está, predominantemente à luta econômica e política da classe trabalhadora contra a ordem burguesa e pela emancipação social da humanidade. Ao analisar o pensamento de Marx, a partir de meados do ano de 1843, constata-se que, desde então, a sua vida foi marcada por um compromisso radical com a luta dos trabalhadores, tendo por objetivo, a emancipação real do trabalho, que se efetivaria, concretamente, por meio de uma revolução social. Por isso, no presente trabalho, proceder-se-á uma reflexão, principalmente, sobre as categorias da revolução social e da emancipação humana no jovem Marx, a partir dos textos: Sobre a Questão Judaica de 1843 e Glosas Críticas Marginais ao Artigo “O Rei da Prússia e a Reforma Social” de um Prussiano de 1844.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Palavras-Chave:</strong> Revolução Social. Emancipação Humana. Jovem Marx.</p>2025-05-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/64474A crítica de Marx ao "método econômico-metafísico" em Miséria da Filosofia (1847)2024-12-03T23:50:09+00:00Lucas Carvalho Petolucas.peto@unesp.br<p class="western" align="justify"><span style="font-family: Garamond, serif;"><span style="font-size: small;">O objetivo do texto é apresentar elementos da crítica de Marx ao “método econômico-metafísico” presentes no texto “Miséria da Filosofia”.</span></span> <span style="font-family: Garamond, serif;"><span style="font-size: small;">O caráter metafísico da economia política está na apresentação da sociabilidade capitalista como uma dinâmica trans-histórica. Essa apresentação é resultado da própria dinâmica categorial da sociedade do capital. A economia política clássica dobra a lógica capitalista sobre a explicação do capital. Disso resulta que a metafísica da economia política é específica. É uma metafísica que resulta das especificidades do capital.</span></span></p>2025-05-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/61719Espetáculo e "Financeirização"2025-01-26T14:38:59+00:00Fabiano José Araújo dos Santosfsantos.email@gmail.com<p>Esse artigo discute a ausência do tema da chamada “financeirização” na obra de Guy Debord; em especial, seus <em>A sociedade do espetáculo</em> e <em>Comentários sobre a sociedade do espetáculo</em>. Estando os <em>Comentários</em> separados de seu antecessor por cerca de vinte anos e considerando serem estes justamente os anos que compõem o período em que comumente se costuma localizar o “ressurgimento” da financeirização, é curioso notar que Debord não faça qualquer menção a tal fenômeno – considerado no debate crítico dominante como central para o entendimento da dinâmica do capitalismo tardio –, tendo em vista que a obra que apresentara em fins dos anos 1980 traz não apenas a confirmação de suas teses anteriores, no essencial, mas novas conclusões com base na investigação das transformações que marcaram o período. O que explica isso? Há uma falha na teoria do espetáculo? Acreditamos que não. E é isso que buscamos explorar nas páginas que seguem.</p>2025-05-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/67489Lutar por uma educação popular sem recuar2025-05-30T14:20:23+00:00Francieli Rebelattofrancieli.rebelatto@gmail.com<p>Entrevista com Francili Rebelatto, Secretária-Geral do ANDES-SN (gestão 2023-2025), militante da Corrente Sindical (UC) e do Partido Comunista Brasileiro (PCB).</p>2025-05-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/66282Por que retomar o debate sobre "casamentos e divórcios” entre feminismo e marxismo?2025-04-22T13:20:30+00:00Lívia de Cássia Godoi Moraesliviamoraes@outlook.com<p>Trata-se da tradução de três importantes publicações de 1981 sobre o debate de "casamentos e divórcios" entre feminismo e marxismo. Os textos são de autoria de Heidi Hartmann, Iris Young e Lise Vogel, no sentido da proposição de uma teoria unitária. Retormar tal debate parace primordial para as análises contemporâneas da relação entre exploração e opressões, e a pertinência do marxismo como análise teória e aporte para lutas políticas.</p>2025-05-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/67473O casamento infeliz entre marxismo e feminismo: por uma união mais progressista [Heidi Hartmann]2025-05-28T17:54:47+00:00Lívia de Cássia Godoi Moraesliviamoraes@outlook.com<p>Tradução do capítulo de livro de Heidi Hartmann, com o título "The Unhappy Marriage of Marxism and Feminism: Towards a more Progressive Union", no livro "<strong>Women & Revolution.</strong> A discussion of the unhappy marriage of Marxism and Feminism", organizado por Lydia Sargent, publicado em 1981, pela editora Black Rose Books, no Canadá.</p>2025-05-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/67475Para além de um "casamento infeliz": uma crítica à teoria dos sistemas duplas [Iris Young]2025-05-28T18:14:57+00:00Lívia de Cássia Godoi Moraesliviamoraes@outlook.com<p>Tradução do capítulo de Iris Young, "Beyond the unhappy marriage: a critique of the dual systems theory", publicado no livro organizado por Lydia Sargent, "Women & Revolution. A discussion of the unhappy marriage of Marxism and Feminism", no Canadá, em 1981.</p>2025-05-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/67476Marxismo e feminismo: casamento infeliz, separação experimental ou algo além? [Lise Vogel]2025-05-28T18:25:20+00:00Lívia de Cássia Godoi Moraesliviamoraes@outlook.com<p>Tradução do capítulo de Lise Vogel, "Marxism and feminism: unhappy marriage, trial separation or something else?", do livro "Women & Revolution. A discussion of the unhappy marriage of Marxism and Feminism", organizado por Lydia Sargent, publicado no Canadá em 1981.</p>2025-05-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/65653Ideologia e educação: a lógica reprodutiva do capital 2025-05-12T17:32:41+00:00Tacielly Nascimento Bispotacielly.bispo.2021@alunos.uneal.edu.brSamily Islane da Silvasamily.silva.2021@alunos.uneal.edu.brRenalvo Cavalcante Silvarenalvo.silva@uneal.edu.br<p>O presente artigo tem como objetivo explicitar como o fenômeno ideológico interfere na formação da classe trabalhadora e como a educação é moldada historicamente para atender a lógica reprodutiva do capital, visto que a educação está sujeita a atender os interesses do mercado capitalista, formando trabalhadores para vender tão somente a sua força de trabalho realizar para trabalho manual. Assim sendo, a problemática que norteia este texto é: como a educação como um complexo ideológico contribui para a reprodução da lógica do capital? Os procedimentos metodológicos que nortearam este trabalho é de cunho bibliográfico, com uma abordagem qualitativa, fazendo uso de aportes teóricos como: Lukács (2018), Vaisman (2010), Silva (2012), Pinto (2013), dentre outros.<strong> </strong></p>2025-05-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/60847A categoria totalidade como fundamento para a educação ambiental crítica2024-11-24T22:35:29+00:00Carolina Borghi Mendescb.mendes@unesp.brJorge Sobral da Silva Maiasobralmaia@uenp.edu.br<p>Esse artigo defende a categoria totalidade do Materialismo Histórico-Dialético como fundamento para a Educação Ambiental (EA) Crítica. Configura-se como um recorte de uma pesquisa teórica e discorre, primeiramente, sobre como o debate socioambiental e a EA assumiram uma compreensão simplista sobre o ambiente, para na sequência, propor a apreensão do ambiente como uma categoria social, pressuposto para subsidiar a defesa feita sobre a totalidade se constituir como fundamento estruturante da EA. Conclui-se que a totalidade é o princípio epistemológico e metodológico que permite apreender um fenômeno ambiental de forma concreta, sendo uma contribuição necessária para o fortalecimento da EA Crítica.</p>2025-05-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/61949Alfabetização, ideologia e educação: um diálogo entre o clássico dos três caracteres e o contexto brasileiro2024-08-20T12:17:17+00:00Viviane Tavares Furtadoabulmazar@yahoo.com.brRobson Loureirorobson.loureiro@ufes.brLucecleia Francisco da Silvafranciscolucy@gmail.com<p>Este artigo analisa o <em>Clássico dos três caracteres</em> como instrumento pedagógico e ideológico da tradição confucionista, <strong>problematizando</strong> sua função na alfabetização e na inculcação de valores morais na China imperial. Examina sua trajetória: de pilar moral do confucionismo estatal a alvo das críticas revolucionárias e da perspectiva maoísta, até seu uso atual como símbolo de identidade cultural chinesa. Estabelece paralelos com métodos tradicionais de alfabetização no Brasil, discute as tensões entre tradição, crítica pedagógica e transformação social. Destaca o debate sobre a alfabetização como processo político e a relação entre tradição, modernidade e emancipação.</p>2025-05-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/62756Vigilância, plataformização da educação e possíveis saídas: um breve panorama2024-09-21T22:31:25+00:00Janaina do Rozário Dinizjanaina.diniz@uemg.brAluizio Barbosa de Oliveira Netoaluizioneto@riseup.net<p>O trabalho discute a adoção de plataformas operadas pelos monopólios digitais na educação pública brasileira. É analisada a influência de determinados acontecimentos no adentramento de tais corporações no sistema público como mediadoras do processo educativo, evidenciando suas implicações negativas e apontando caminhos potencialmente capazes de mitigar a situação. Argumenta-se a favor da adoção de ferramentas e plataformas baseadas em software livre e do desenvolvimento de infraestruturas públicas. Por fim, é defendida a inserção do debate sobre plataformização da educação nas escolas e universidades brasileiras, em especial nos cursos de formação de professores.</p>2025-05-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/63328Pragmatismo e educação: a roupagem mercadológica da eliminação na reforma do Ensino Médio2024-10-26T04:26:54+00:00Mirthis Yammilit da Conceição Almeidamirthis.yammilit@aluno.uece.brBruno Jadson Jardelino Gomesbrunojadson.14@gmail.comRaquel Garcia da Silvaraquelgarcia.ce@gmail.comAntonio Ronaldo Aquino e Silvaronaldinhoporanga@gmail.com<p>O texto visa compreender como o pragmatismo da Reforma do Ensino Médio hegemoniza a eliminação da classe trabalhadora no sociometabolismo da barbárie. A fundamentação dessa busca está nas investidas em firmar o modelo pragmatista como pedagogia da hegemonia no contexto de crise e administração da crise estrutural do capital. Nesse ínterim, apresentamos as seções: o capitalismo como sociometabolismo da barbárie; pragmatismo e neopragmatismo: a agenda neoliberal nas políticas educacionais do Brasil; a Reforma do Ensino Médio em vias de eliminação mercadológica e, por fim; Direcionamentos Emancipatórios. As considerações caminham por desvelar a orientação do projeto societário empreendido pelo sistema capitalista através da roupagem mercadológica como eliminação na reforma do ensino médio.</p>2025-05-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/63071Das instituições de ensino às instituições vocacionais: reforma do ensino médio, reestruturação produtiva e a nova escola neoliberal2025-05-12T17:25:50+00:00Paulo Gustavo Moreira Romanpauloo@inventati.org<p style="margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="font-size: medium;"><span style="font-family: Garamond, serif;"><span style="font-size: small;">O artigo analisa as mudanças nas políticas educacionais no Brasil à luz das transformações ocorridas em escala global a partir do novo regime de acumulação que emerge das crises econômicas da década de 1970. A reestruturação produtiva e o neoliberalismo têm consolidado novos mecanismos de gestão e controle, contratação da força de trabalho e mudanças na legislação brasileira. Trabalhamos com a hipótese de que a Reforma do Ensino Médio não apenas altera uma parte do funcionamento do aparelho escolar, mas também o</span></span> <span style="font-family: Garamond, serif;"><span style="font-size: small;">caráter das instituições de ensino ao reorganizar o sistema educacional brasileiro conforme às demandas do novo regime de acumulação capitalista.</span></span></span></p>2025-05-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/64347O referencial teórico norteador dos estudos sobre formação de professores na produção do conhecimento stricto sensu sobre o PIBID2024-11-17T00:33:23+00:00Halisson Keliton Ramos dos Santoshalissonksantos@gmail.comMichele Silva Sacardomichelesacardosilva@gmail.com<p>O objetivo deste texto é apresentar parte de uma investigação cujos resultados demonstram a hegemonia da teoria de formação do professor reflexivo e epistemologia da prática no campo da produção do conhecimento sobre o Pibid nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Física no Brasil, abrangendo os anos de 2009 a 2016, e os princípios pedagógicos do programa. Evidencia-se a necessidade de problematizar as análises alinhadas a referências liberais, especialmente nas políticas de formação de professores, que propõem soluções para o problema da educação formal dentro dos limites autorizados pelo liberalismo burguês.</p>2025-05-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/58936O recrudescimento neoliberal e o desenvolvimento das estruturas avançadas do capitalismo no fitness e na educação física brasileira2025-04-01T12:40:42+00:00Tatiane Carneiro Coimbratatianecarneirocoimbra@gmail.comHajime Takeuchi Nozakihajimenozaki@uol.com.brThiago Barreto Macieltbarretomaciel@gmail.com<p>O objetivo do texto é caracterizar o avanço do sistema CONFEF/CREFs e da ACAD em meio ao recrudescimento neoliberal brasileiro entre 2016 e 2022. São analisados três momentos nos quais o avanço se mostrou presente: a) o da caracterização das academias de ginástica como atividades essenciais em meio à pandemia da COVID-19; b) o da discussão e da consolidação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) da educação física, Resolução CNE/CES n° 06/2018 e; c) o do asseguramento da existência do sistema CONFEF/CREFs por meio da Lei 14.386/2022. Ao mesmo tempo em que os organismos analisados protagonizaram um avanço conservador, se consolidaram enquanto estruturas avançadas de modo a amalgamar-se, ainda mais, ao Estado brasileiro, o qual exerce seu papel de aparelho privado de hegemonia.</p>2025-05-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/56910Educação domiciliar brasileira: desvendando a narrativa 'salvadora' no discurso legislativo brasileiro2024-12-13T13:58:21+00:00Lucas Montes Werneck de Freitaslucasmwf@hotmail.comCarlos Soares Barbosaprofcarlossoares@gmail.com<p>Este artigo analisa o discurso (neo)conservador e fundamentalista das justificativas dos Projetos Legislativos (PL) na Câmara dos Deputados em relação à temática da regulamentação da Educação Domiciliar brasileira. Propõe compreender como a educação brasileira vem atendendo a agenda (neo)conservadora frente ao novo bloco histórico do poder e a um Congresso e Senado mais conservador. Para o presente estudo destaca-se que a Educação Domiciliar no discurso dos parlamentares é entendida como “salvadora” dos bons costumes, da moral e dos problemas falaciosos que parte da sociedade atribui à escola.</p>2025-05-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/64074O silenciamento sobre a classe trabalhadora e os excluídos no currículo escolar em Petrópolis-RJ: a disciplina de História, Geografia e Turismo de Petrópolis (hgpt) e as memórias acerca da “Cidade Imperial”2025-04-22T13:41:18+00:00Diego Grossiprofessordiegogrossi@gmail.comRoberto Carlos Schiffler Netorobertoneto.tico@gmail.com<p>A rede municipal de ensino de Petrópolis-RJ possui uma organização curricular que vem reforçando uma identidade elitista de “Cidade Imperial”, na qual se destaca a promoção da disciplina de conhecimentos locais, História, Geografia e Turismo de Petrópolis (HGPT), surgida em 1984 para subsidiar uma avaliação-concurso chamada “Maratona Petrópolis”. Este artigo busca demonstrar, a partir dos subsídios da Pedagogia Histórico-Crítica, o caráter de classe desse processo; ressaltando também, como contraponto potencial, as histórias eclipsadas sobre as lutas comunistas na cidade, o movimento operário local, a população negra, os povos indígenas, entre outros.</p>2025-05-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/64385As comunidades eclesiais de base e a educação de adultos em Vitória da Conquista: experiências e memórias (1970-1989) 2025-04-22T13:08:12+00:00Cláudio Félix dos Santoscefelix2@yahoo.com.brFlávio Santos de Oliveiralaudio.felix@uesb.edu.br<p>o texto apresenta resultados de pesquisa cujo objeto é a prática educativa da alfabetização de adultos desenvolvidas em Comunidades Eclesiais de Base em Vitória da Conquista (Bahia) nos anos de 1980 e os desdobramentos na formação humana e organização sociopolítica dos educandos/as. Mediados pelo método materialista histórico-dialético buscamos interpretar os fatos e dados coletados em documentos tais como atas, avaliações, atividades escolares e depoimentos de educadoras que integraram esse projeto. Uma das conclusões diz respeito a que as CEBs do município contribuíram com o trabalho de alfabetização de adultos à medida que possibilitaram acesso à cultura letrada que buscava construir caminhos à organização comunitária e luta por direitos.</p>2025-05-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/65237Educação, autocracia e economia comportamental: a “nova” face da concepção educacional hegemônica no Brasil [Thiago Vasquinho Siqueira]2025-02-07T23:47:19+00:00Caroline Dildeycarol.dildey@gmail.com2025-05-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debatehttps://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/65522Universidade popular: concepção latino-americana de universidade [Giovanni Frizzo]2025-04-29T19:07:06+00:00Kathiuça Bertollokathibertollo@gmail.com<p>Resenha do livro Universidade Popular: Concepção latino-americana de universidade, de Giovanni Frizzo (Instituto Caio Prado Jr., 2024)</p>2025-05-31T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate