Germinal: marxismo e educação em debate https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal <p>Germinal: marxismo e educação em debate (ISSN: 2175-5604) é uma revista científica quadrimestral que assume o marxismo como referencial teórico de sustentação de suas investigações e visa difundir e debater a problemática educacional à luz do materialismo histórico. A revista aceita colaborações nas formas de artigos e resenhas de livros, que serão avaliadas mediante o sistema de avaliação duplo-cega a partir de pareceres emitidos pelo nosso Corpo editorial científico nacional, e reserva-se o direito de publicar ou não o material enviado a partir das chamadas de submissão.<br />Área do conhecimento: Ciências Humanas<br />ISSN (online): 2175-5604 - Periodicidade: quadrimestral</p> pt-BR <!-- [if gte mso 9]><xml> <o:DocumentProperties> <o:Revision>0</o:Revision> <o:TotalTime>0</o:TotalTime> <o:Pages>1</o:Pages> <o:Words>164</o:Words> <o:Characters>941</o:Characters> <o:Company>UFBA</o:Company> <o:Lines>7</o:Lines> <o:Paragraphs>2</o:Paragraphs> <o:CharactersWithSpaces>1103</o:CharactersWithSpaces> <o:Version>14.0</o:Version> </o:DocumentProperties> <o:OfficeDocumentSettings> <o:AllowPNG /> </o:OfficeDocumentSettings> </xml><![endif]--><!-- [if gte mso 9]><xml> <w:WordDocument> <w:View>Normal</w:View> <w:Zoom>0</w:Zoom> <w:TrackMoves /> <w:TrackFormatting /> <w:PunctuationKerning /> <w:ValidateAgainstSchemas /> <w:SaveIfXMLInvalid>false</w:SaveIfXMLInvalid> <w:IgnoreMixedContent>false</w:IgnoreMixedContent> <w:AlwaysShowPlaceholderText>false</w:AlwaysShowPlaceholderText> <w:DoNotPromoteQF /> <w:LidThemeOther>PT-BR</w:LidThemeOther> <w:LidThemeAsian>JA</w:LidThemeAsian> <w:LidThemeComplexScript>X-NONE</w:LidThemeComplexScript> <w:Compatibility> <w:BreakWrappedTables /> <w:SnapToGridInCell /> <w:WrapTextWithPunct /> <w:UseAsianBreakRules /> <w:DontGrowAutofit /> <w:SplitPgBreakAndParaMark /> <w:EnableOpenTypeKerning /> <w:DontFlipMirrorIndents /> <w:OverrideTableStyleHps /> <w:UseFELayout /> </w:Compatibility> <m:mathPr> <m:mathFont m:val="Cambria Math" /> <m:brkBin m:val="before" /> <m:brkBinSub m:val=" " /> <m:smallFrac m:val="off" /> <m:dispDef /> <m:lMargin m:val="0" /> <m:rMargin m:val="0" /> <m:defJc m:val="centerGroup" /> <m:wrapIndent m:val="1440" /> <m:intLim m:val="subSup" /> <m:naryLim m:val="undOvr" /> </m:mathPr></w:WordDocument> </xml><![endif]--><!-- [if gte mso 9]><xml> <w:LatentStyles DefLockedState="false" DefUnhideWhenUsed="true" DefSemiHidden="true" DefQFormat="false" DefPriority="99" LatentStyleCount="276"> <w:LsdException Locked="false" Priority="0" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Normal" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="heading 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 7" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 8" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="9" QFormat="true" Name="heading 9" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 7" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 8" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" Name="toc 9" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="35" QFormat="true" Name="caption" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="10" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Title" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="1" Name="Default Paragraph Font" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="11" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Subtitle" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="22" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Strong" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="20" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Emphasis" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="59" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Table Grid" /> <w:LsdException Locked="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Placeholder Text" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="1" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="No Spacing" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Revision" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="34" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="List Paragraph" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="29" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Quote" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="30" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Intense Quote" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 1" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 2" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 3" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 4" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 5" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="60" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Shading Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="61" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light List Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="62" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Light Grid Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="63" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 1 Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="64" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Shading 2 Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="65" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 1 Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="66" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium List 2 Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="67" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 1 Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="68" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 2 Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="69" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Medium Grid 3 Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="70" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Dark List Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="71" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Shading Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="72" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful List Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="73" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" Name="Colorful Grid Accent 6" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="19" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Subtle Emphasis" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="21" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Intense Emphasis" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="31" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Subtle Reference" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="32" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Intense Reference" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="33" SemiHidden="false" UnhideWhenUsed="false" QFormat="true" Name="Book Title" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="37" Name="Bibliography" /> <w:LsdException Locked="false" Priority="39" QFormat="true" Name="TOC Heading" /> </w:LatentStyles> </xml><![endif]--><!-- [if gte mso 10]> <mce:style><! /* Style Definitions */ table.MsoNormalTable {mso-style-name:"Table Normal"; mso-tstyle-rowband-size:0; mso-tstyle-colband-size:0; mso-style-noshow:yes; mso-style-priority:99; mso-style-parent:""; mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt; mso-para-margin:0cm; mso-para-margin-bottom:.0001pt; mso-pagination:widow-orphan; font-size:12.0pt; font-family:Cambria; mso-ascii-font-family:Cambria; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Cambria; mso-hansi-theme-font:minor-latin;} --><!--[endif] --><!--StartFragment--> <p>Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:</p> <p>- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;</p> <p>- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;</p> <p> </p> <!--EndFragment--> revistagerminal@ufba.br (Hélio Messeder Neto) revistagerminal@ufba.br (Hélio Messeder Neto) sáb, 31 mai 2025 23:02:55 +0000 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Marxismo e educação: desafios contemporâneos https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/67549 <p>O século XXI chega ao seu primeiro quarto, e é neste momento, a partir de uma conflitiva dinâmica social, na qual as assimetrias entre as classes sociais também se expressam em paradigmas curriculares tecnicistas e reacionários, que apresentamos às/aos leitoras/es o dossiê intitulado “<em>Marxismo e educação: desafios contemporâneos</em>”. Nesta quadra histórica, o projeto do capital para a educação avança <em>pari passu</em> e em consonância com a financeirização, o ultraliberalismo, a ascensão da extrema direita neofascista, a desregulamentação das relações de trabalho, o “giro” de trabalhadoras por meio da imigração, a privatização do trabalho sociorreprodutivo e a ameaça constante das policrises que reprimem os movimentos sociais e tensionam a reprodução da vida. Sob essas condições históricas, trazemos à tona, como cerne desta edição, um imprescindível tema para a classe trabalhadora, qual seja, a candente questão da educação na atualidade e suas interfaces à luz da tradição marxista.</p> Márcia S. Lemos, Osvaldo Teodoro dos Santos Filho Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/67549 sáb, 31 mai 2025 00:00:00 +0000 John Locke e a educação https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/57273 <p><span style="font-weight: 400;">Caracterização das reflexões de John Locke sobre a educação, notadamente, as presentes em </span><em><span style="font-weight: 400;">Alguns pensamentos sobre a educação</span></em><span style="font-weight: 400;">, e relação de suas considerações com importantes objetos do pensamento do filósofo inglês, a exemplo do trabalho, da divisão do trabalho, do empirismo, da crítica ao patriarcalismo, dos direitos naturais, da hipótese do contrato social, do individualismo, do consentimento, da formação da sociedade política, das formas de governo e da questão da desigualdade. Argumenta-se no sentido de expor os alcances e os limites da posição do Autor, inteligíveis pelo diálogo dele com o seu tempo e com a rede conceitual por ele edificada.</span></p> Anderson Alves Esteves Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/57273 sáb, 31 mai 2025 00:00:00 +0000 Revolução social e emancipação humana no jovem Marx https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/63561 <p>O pensamento de Karl Marx, desde a sua juventude, com os seus primeiros textos até a elaboração de sua principal obra, <em>O Capital</em>: crítica da economia política está, predominantemente à luta econômica e política da classe trabalhadora contra a ordem burguesa e pela emancipação social da humanidade. Ao analisar o pensamento de Marx, a partir de meados do ano de 1843, constata-se que, desde então, a sua vida foi marcada por um compromisso radical com a luta dos trabalhadores, tendo por objetivo, a emancipação real do trabalho, que se efetivaria, concretamente, por meio de uma revolução social. Por isso, no presente trabalho, proceder-se-á uma reflexão, principalmente, sobre as categorias da revolução social e da emancipação humana no jovem Marx, a partir dos textos: Sobre a Questão Judaica de 1843 e Glosas Críticas Marginais ao Artigo “O Rei da Prússia e a Reforma Social” de um Prussiano de 1844.</p> <p><strong>&nbsp;</strong></p> <p><strong>Palavras-Chave:</strong> Revolução Social. Emancipação Humana. Jovem Marx.</p> Osmar Martins de Souza, Ruth Maria de Paula Gonçalves Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/63561 sáb, 31 mai 2025 00:00:00 +0000 A crítica de Marx ao "método econômico-metafísico" em Miséria da Filosofia (1847) https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/64474 <p class="western" align="justify"><span style="font-family: Garamond, serif;"><span style="font-size: small;">O objetivo do texto é apresentar elementos da crítica de Marx ao “método econômico-metafísico” presentes no texto “Miséria da Filosofia”.</span></span> <span style="font-family: Garamond, serif;"><span style="font-size: small;">O caráter metafísico da economia política está na apresentação da sociabilidade capitalista como uma dinâmica trans-histórica. Essa apresentação é resultado da própria dinâmica categorial da sociedade do capital. A economia política clássica dobra a lógica capitalista sobre a explicação do capital. Disso resulta que a metafísica da economia política é específica. É uma metafísica que resulta das especificidades do capital.</span></span></p> Lucas Carvalho Peto Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/64474 sáb, 31 mai 2025 00:00:00 +0000 Espetáculo e "Financeirização" https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/61719 <p>Esse artigo discute a ausência do tema da chamada “financeirização” na obra de Guy Debord; em especial, seus <em>A sociedade do espetáculo</em> e <em>Comentários sobre a sociedade do espetáculo</em>. Estando os <em>Comentários</em> separados de seu antecessor por cerca de vinte anos e considerando serem estes justamente os anos que compõem o período em que comumente se costuma localizar o “ressurgimento” da financeirização, é curioso notar que Debord não faça qualquer menção a tal fenômeno – considerado no debate crítico dominante como central para o entendimento da dinâmica do capitalismo tardio –, tendo em vista que a obra que apresentara em fins dos anos 1980 traz não apenas a confirmação de suas teses anteriores, no essencial, mas novas conclusões com base na investigação das transformações que marcaram o período. O que explica isso? Há uma falha na teoria do espetáculo? Acreditamos que não. E é isso que buscamos explorar nas páginas que seguem.</p> Fabiano José Araújo dos Santos Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/61719 sáb, 31 mai 2025 00:00:00 +0000 Lutar por uma educação popular sem recuar https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/67489 <p>Entrevista com Francili Rebelatto, Secretária-Geral do ANDES-SN (gestão 2023-2025), militante da Corrente Sindical (UC) e do Partido Comunista Brasileiro (PCB).</p> Francieli Rebelatto Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/67489 sáb, 31 mai 2025 00:00:00 +0000 Por que retomar o debate sobre "casamentos e divórcios” entre feminismo e marxismo? https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/66282 <p>Trata-se da tradução de três importantes publicações de 1981 sobre o debate de "casamentos e divórcios" entre feminismo e marxismo. Os textos são de autoria de Heidi Hartmann, Iris Young e Lise Vogel, no sentido da proposição de uma teoria unitária. Retormar tal debate parace primordial para as análises contemporâneas da relação entre exploração e opressões, e a pertinência do marxismo como análise teória e aporte para lutas políticas.</p> Lívia de Cássia Godoi Moraes Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/66282 sáb, 31 mai 2025 00:00:00 +0000 O casamento infeliz entre marxismo e feminismo: por uma união mais progressista [Heidi Hartmann] https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/67473 <p>Tradução do capítulo de livro de Heidi Hartmann, com o título "The Unhappy Marriage of Marxism and Feminism: Towards a more Progressive Union", no livro&nbsp; "<strong>Women &amp; Revolution.</strong> A discussion of the unhappy marriage of Marxism and Feminism", organizado por Lydia Sargent, publicado em 1981, pela editora Black Rose Books, no Canadá.</p> Lívia de Cássia Godoi Moraes Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/67473 sáb, 31 mai 2025 00:00:00 +0000 Para além de um "casamento infeliz": uma crítica à teoria dos sistemas duplas [Iris Young] https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/67475 <p>Tradução do capítulo de Iris Young, "Beyond the unhappy marriage: a critique of the dual systems theory", publicado no livro organizado por Lydia Sargent, "Women &amp; Revolution. A discussion of the unhappy marriage of Marxism and Feminism", no Canadá, em 1981.</p> Lívia de Cássia Godoi Moraes Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/67475 sáb, 31 mai 2025 00:00:00 +0000 Marxismo e feminismo: casamento infeliz, separação experimental ou algo além? [Lise Vogel] https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/67476 <p>Tradução do capítulo de Lise Vogel, "Marxism and feminism: unhappy marriage, trial separation or something else?", do livro "Women &amp; Revolution. A discussion of the unhappy marriage of Marxism and Feminism", organizado por Lydia Sargent, publicado no Canadá em 1981.</p> Lívia de Cássia Godoi Moraes Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/67476 sáb, 31 mai 2025 00:00:00 +0000 Ideologia e educação: a lógica reprodutiva do capital https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/65653 <p>O presente artigo tem como objetivo explicitar como o fenômeno ideológico interfere na formação da classe trabalhadora e como a educação é moldada historicamente para atender a lógica reprodutiva do capital, visto que a educação está sujeita a atender os interesses do mercado capitalista, formando trabalhadores para vender tão somente a sua força de trabalho realizar para trabalho manual. Assim sendo, a problemática que norteia este texto é: como a educação como um complexo ideológico contribui para a reprodução da lógica do capital? Os procedimentos metodológicos que nortearam este trabalho é de cunho bibliográfico, com uma abordagem qualitativa,&nbsp;fazendo uso de aportes teóricos como: Lukács (2018), Vaisman (2010), Silva (2012), Pinto (2013), dentre outros.<strong>&nbsp;</strong></p> Tacielly Nascimento Bispo, Samily Islane da Silva, Renalvo Cavalcante Silva Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/65653 sáb, 31 mai 2025 00:00:00 +0000 A categoria totalidade como fundamento para a educação ambiental crítica https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/60847 <p>Esse artigo defende a categoria totalidade do Materialismo Histórico-Dialético como fundamento para a Educação Ambiental (EA) Crítica. Configura-se como um recorte de uma pesquisa teórica e discorre, primeiramente, sobre como o debate socioambiental e a EA assumiram uma compreensão simplista sobre o ambiente, para na sequência, propor a apreensão do ambiente como uma categoria social, pressuposto para subsidiar a defesa feita sobre a totalidade se constituir como fundamento estruturante da EA. Conclui-se que a totalidade é o princípio epistemológico e metodológico que permite apreender um fenômeno ambiental de forma concreta, sendo uma contribuição necessária para o fortalecimento da EA Crítica.</p> Carolina Borghi Mendes, Jorge Sobral da Silva Maia Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/60847 sáb, 31 mai 2025 00:00:00 +0000 Alfabetização, ideologia e educação: um diálogo entre o clássico dos três caracteres e o contexto brasileiro https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/61949 <p>Este artigo analisa o <em>Clássico dos três caracteres</em> como instrumento pedagógico e ideológico da tradição confucionista, <strong>problematizando</strong> sua função na alfabetização e na inculcação de valores morais na China imperial. Examina sua trajetória: de pilar moral do confucionismo estatal a alvo das críticas revolucionárias e da perspectiva maoísta, até seu uso atual como símbolo de identidade cultural chinesa. Estabelece paralelos com métodos tradicionais de alfabetização no Brasil, discute as tensões entre tradição, crítica pedagógica e transformação social. Destaca o debate sobre a alfabetização como processo político e a relação entre tradição, modernidade e emancipação.</p> Viviane Tavares Furtado, Robson Loureiro, Lucecleia Francisco da Silva Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/61949 sáb, 31 mai 2025 00:00:00 +0000 Vigilância, plataformização da educação e possíveis saídas: um breve panorama https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/62756 <p>O trabalho discute a adoção de plataformas operadas pelos monopólios digitais na educação pública brasileira. É analisada a influência de determinados acontecimentos no adentramento de tais corporações no sistema público como mediadoras do processo educativo, evidenciando suas implicações negativas e apontando caminhos potencialmente capazes de mitigar a situação. Argumenta-se a favor da adoção de ferramentas e plataformas baseadas em software livre e do desenvolvimento de infraestruturas públicas. Por fim, é defendida a inserção do debate sobre plataformização da educação nas escolas e universidades brasileiras, em especial nos cursos de formação de professores.</p> Janaina do Rozário Diniz, Aluizio Barbosa de Oliveira Neto Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/62756 sáb, 31 mai 2025 00:00:00 +0000 Pragmatismo e educação: a roupagem mercadológica da eliminação na reforma do Ensino Médio https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/63328 <p>O texto visa compreender como o pragmatismo da Reforma do Ensino Médio hegemoniza a eliminação da classe trabalhadora no sociometabolismo da barbárie. A fundamentação dessa busca está nas investidas em firmar o modelo pragmatista como pedagogia da hegemonia no contexto de crise e administração da crise estrutural do capital. Nesse ínterim, apresentamos as seções: o capitalismo como sociometabolismo da barbárie; pragmatismo e neopragmatismo: a agenda neoliberal nas políticas educacionais do Brasil; a Reforma do Ensino Médio em vias de eliminação mercadológica e, por fim; Direcionamentos Emancipatórios. As considerações caminham por desvelar a orientação do projeto societário empreendido pelo sistema capitalista através da roupagem mercadológica como eliminação na reforma do ensino médio.</p> Mirthis Yammilit da Conceição Almeida, Bruno Jadson Jardelino Gomes, Raquel Garcia da Silva, Antonio Ronaldo Aquino e Silva Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/63328 sáb, 31 mai 2025 00:00:00 +0000 Das instituições de ensino às instituições vocacionais: reforma do ensino médio, reestruturação produtiva e a nova escola neoliberal https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/63071 <p style="margin-bottom: 0cm;" align="justify"><span style="font-size: medium;"><span style="font-family: Garamond, serif;"><span style="font-size: small;">O artigo analisa as mudanças nas políticas educacionais no Brasil à luz das transformações ocorridas em escala global a partir do novo regime de acumulação que emerge das crises econômicas da década de 1970. A reestruturação produtiva e o neoliberalismo têm consolidado novos mecanismos de gestão e controle, contratação da força de trabalho e mudanças na legislação brasileira. Trabalhamos com a hipótese de que a Reforma do Ensino Médio não apenas altera uma parte do funcionamento do aparelho escolar, mas também o</span></span> <span style="font-family: Garamond, serif;"><span style="font-size: small;">caráter das instituições de ensino ao reorganizar o sistema educacional brasileiro conforme às demandas do novo regime de acumulação capitalista.</span></span></span></p> Paulo Gustavo Moreira Roman Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/63071 sáb, 31 mai 2025 00:00:00 +0000 O referencial teórico norteador dos estudos sobre formação de professores na produção do conhecimento stricto sensu sobre o PIBID https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/64347 <p>O objetivo deste texto é apresentar parte de uma investigação cujos resultados demonstram a hegemonia da teoria de formação do professor reflexivo e epistemologia da prática no campo da produção do conhecimento sobre o Pibid nos Programas de Pós-Graduação em Educação e Educação Física no Brasil, abrangendo os anos de 2009 a 2016, e os princípios pedagógicos do programa. Evidencia-se a necessidade de problematizar as análises alinhadas a referências liberais, especialmente nas políticas de formação de professores, que propõem soluções para o problema da educação formal dentro dos limites autorizados pelo liberalismo burguês.</p> Halisson Keliton Ramos dos Santos, Michele Silva Sacardo Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/64347 sáb, 31 mai 2025 00:00:00 +0000 O recrudescimento neoliberal e o desenvolvimento das estruturas avançadas do capitalismo no fitness e na educação física brasileira https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/58936 <p>O objetivo do texto é caracterizar o avanço do sistema CONFEF/CREFs e da ACAD em meio ao recrudescimento neoliberal brasileiro entre 2016 e 2022. São analisados três momentos nos quais o avanço se mostrou presente: a) o da caracterização das academias de ginástica como atividades essenciais em meio à pandemia da COVID-19; b) o da discussão e da consolidação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) da educação física, Resolução CNE/CES n° 06/2018 e; c) o do asseguramento da existência do sistema CONFEF/CREFs por meio da Lei 14.386/2022. Ao mesmo tempo em que os organismos analisados protagonizaram um avanço conservador, se consolidaram enquanto estruturas avançadas de modo a amalgamar-se, ainda mais, ao Estado brasileiro, o qual exerce seu papel de aparelho privado de hegemonia.</p> Tatiane Carneiro Coimbra, Hajime Takeuchi Nozaki, Thiago Barreto Maciel Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/58936 sáb, 31 mai 2025 00:00:00 +0000 Educação domiciliar brasileira: desvendando a narrativa 'salvadora' no discurso legislativo brasileiro https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/56910 <p>Este artigo analisa o discurso (neo)conservador e fundamentalista das justificativas dos Projetos Legislativos (PL) na Câmara dos Deputados em relação à temática da regulamentação da Educação Domiciliar brasileira. Propõe compreender como a educação brasileira vem atendendo a agenda (neo)conservadora frente ao novo bloco histórico do poder e a um Congresso e Senado mais conservador. Para o presente estudo destaca-se que a Educação Domiciliar no discurso dos parlamentares é entendida como “salvadora” dos bons costumes, da moral e dos problemas falaciosos que parte da sociedade atribui à escola.</p> Lucas Montes Werneck de Freitas, Carlos Soares Barbosa Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/56910 sáb, 31 mai 2025 00:00:00 +0000 O silenciamento sobre a classe trabalhadora e os excluídos no currículo escolar em Petrópolis-RJ: a disciplina de História, Geografia e Turismo de Petrópolis (hgpt) e as memórias acerca da “Cidade Imperial” https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/64074 <p>A rede municipal de ensino de Petrópolis-RJ possui uma organização curricular que vem reforçando uma identidade elitista de “Cidade Imperial”, na qual se destaca a promoção da disciplina de conhecimentos locais, História, Geografia e Turismo de Petrópolis (HGPT), surgida em 1984 para subsidiar uma avaliação-concurso chamada “Maratona Petrópolis”. Este artigo busca demonstrar, a partir dos subsídios da Pedagogia Histórico-Crítica, o caráter de classe desse processo; ressaltando também, como contraponto potencial, as histórias eclipsadas sobre as lutas comunistas na cidade, o movimento operário local, a população negra, os povos indígenas, entre outros.</p> Diego Grossi, Roberto Schiffler Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/64074 sáb, 31 mai 2025 00:00:00 +0000 As comunidades eclesiais de base e a educação de adultos em Vitória da Conquista: experiências e memórias (1970-1989) https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/64385 <p>o texto apresenta resultados de pesquisa cujo objeto é a prática educativa da alfabetização de adultos desenvolvidas em Comunidades Eclesiais de Base em Vitória da Conquista (Bahia) nos anos de 1980 e os desdobramentos na formação humana e organização sociopolítica dos educandos/as. Mediados pelo método materialista histórico-dialético buscamos interpretar os fatos e dados coletados em documentos tais como atas, avaliações, atividades escolares e depoimentos de educadoras que integraram esse projeto. Uma das conclusões diz respeito a que as CEBs do município contribuíram com o trabalho de alfabetização de adultos à medida que possibilitaram acesso à cultura letrada que buscava construir caminhos à organização comunitária e luta por direitos.</p> Cláudio Félix dos Santos, Flávio Santos de Oliveira Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/64385 sáb, 31 mai 2025 00:00:00 +0000 Educação, autocracia e economia comportamental: a “nova” face da concepção educacional hegemônica no Brasil [Thiago Vasquinho Siqueira] https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/65237 Caroline Dildey Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/65237 sáb, 31 mai 2025 00:00:00 +0000 Universidade popular: concepção latino-americana de universidade [Giovanni Frizzo] https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/65522 <p>Resenha do livro Universidade Popular: Concepção latino-americana de universidade, de Giovanni Frizzo (Instituto Caio Prado Jr., 2024)</p> Kathiuça Bertollo Copyright (c) 2025 Germinal: marxismo e educação em debate http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/65522 sáb, 31 mai 2025 00:00:00 +0000