ANÁLISE DOS REPOSITÓRIOS DAS UNIVERSIDADES BRASILEIRAS
DOI:
https://doi.org/10.9771/rpa.v12i3.27929Resumo
Introdução: Os Repositórios Institucionais têm-se tornado uma alternativa relevante para as instituições de ensino e pesquisa por reunirem a produção científica em um único local, potencializando a disseminação e o acesso à informação científica. Essa pesquisa teve como objetivo analisar como os repositórios institucionais de universidades federais brasileiras padronizam os metadados na representação da informação. Método: A metodologia caracterizou-se como descritiva, cuja investigação se deu através da combinação dos métodos levantamento, documental e estudo de casos múltiplos, a partir de uma amostra composta de 21 repositórios registrados em pelo menos um dos três diretórios selecionados com o URL em funcionamento. Para a obtenção das informações, optou-se pela adoção das técnicas de observação sistemática e aplicação de questionário junto aos gestores. Resultados: Dos 21 repositórios analisados, apenas 13 (61,90%) e 4 (19,05%) possuíam, respectivamente, política de funcionamento e manual divulgados. Dos 20 gestores que responderam ao questionário, 17 (85%) declararam oferecer treinamento para os responsáveis pelo depósito e 19 (95%) informaram realizar revisão/controle de metadados. Conclusão: Assim, concluiu-se que, embora a maioria dos repositórios institucionais analisados realize ações que visam a padronização de metadados na representação da informação, observou-se questões críticas que a compromete, tais como carência de políticas de funcionamento e de manuais divulgados com conteúdos relevantes para auxiliar o depositante no processo de descrição de documento.Downloads
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