UMA RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE CONCEITOS NAS CIÊNCIAS COGNITIVAS E NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
Palavras-chave:
Ciência da Informação, Ciência Cognitiva, Informação, Conhecimento,Resumo
Ressalta a força da abordagem cognitiva sobre as estruturas do conhecimento e as suas interações na Ciência da informação, quando é percebida a importância da cognição humana para a otimização dos sistemas informacionais e dos processamentos de informação. Discute questões relacionadas a Ciência da Informação, alicerçadas na literatura, em relação aos conceitos de conhecimento e informação estabelecidos pelas abordagens cognitivas da primeira e da segunda cibernética, explicando as razões que subsidiam a definição desses conceitos, por que eles são apresentados dessa forma, no que diz respeito à forma como o indivíduo encontra subsídios para a resolução de problemas de necessidades de informação. Conclui que além das emoções, outros fatores se relacionam ao processo do conhecer, e que as abordagens cognitivas colaboram para que os autores da Ciência da Informação atribuam ao conhecimento e a informação, conceitos que considerem as relações entre sujeito, objeto e meio, possibilitando maior profundidade às pesquisas de necessidades informacionais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Ponto de Acesso adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Por meio desta licença, os autores retêm os direitos autorais de seus trabalhos, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O conteúdo publicado pode ser compartilhado e adaptado por terceiros para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja dada a devida atribuição de autoria, incluindo menção à publicação inicial nesta revista e indicação de eventuais alterações. Esta licença preserva a integridade dos trabalhos em ambiente de acesso aberto, assegurando o reconhecimento adequado da autoria e da publicação original. Ao submeterem trabalhos à Ponto de Acesso, os autores concordam expressamente com estes termos de licenciamento.