INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): indicadores de grupos de pesquisa (GP) de memória

Auteurs

  • Glessa H. Celestino de Santana UFPE
  • Guilherme Alves de Santana UFPE
  • Joana Coeli Ribeiro Garcia Universidade Federal da Paraíba
  • Manoel Paranhos da Silva UFPE
  • Rafaela Maria de Mello UFPE

Mots-clés :

Indicadores Científicos, Memória, Grupos de Pesquisa, Plataforma Lattes

Résumé

No contexto das Instituições de Ensino Superior (IES), a Gestão da Informação Científica e Tecnológica (ICT) pode ser subsidiada por indicadores em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), que auxiliam na elaboração de estratégias e no mapeamento de situações e tendências desses ambientes. Nesse sentido, este artigo objetiva discutir como os indicadores científicos podem apoiar a Gestão da ICT e o processo decisório em IES. Especificamente, analisam-se indicadores científicos de Grupos de Pesquisa (GP) da área de Memória vinculados a IES da região Nordeste, visando quantificar a produção científica dos grupos, averiguar quais os grupos mais produtivos e identificar interações e redes de colaboração entre pesquisadores de diferentes grupos. A análise baseou-se em dados disponíveis na Plataforma Lattes (PL) e no Diretório de Grupos de Pesquisa (DGP), ambos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para tanto, utilizaramos ferramenta “ScriptLattes”, que possibilitou a extração e a compilação das listas de produções científicas dos programas, e o software “UCInet” para a criação das redes de colaboração entre grupos. Conclui-se que os indicadores dos GP de Memória atuam como insumo para que gestores em cada IES planejem as decisões e esforços de publicações, desenvolvimento e integração entre os membros dos grupos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Glessa H. Celestino de Santana, UFPE

Mestranda em Ciência da Informação PPGCI/UFPE

Guilherme Alves de Santana, UFPE

Mestrando em Ciência da Informação PPGCI/UFPE

Joana Coeli Ribeiro Garcia, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela UFRJ/IBICT (2004), Professora Associada da UFPB, atuando na Pósgraduação em Ciência da Informação na linha Ética, Gestão e Políticas de Informação. ênfase em Gestão da Informação Científica e Tecnológica; Produção Científica; Periódicos Científicos; Informação tecnológica; Planejamento Estratégico; Responsabilidade social universitária

Manoel Paranhos da Silva, UFPE

Mestrando em Ciência da Informação PPGCI/UFPE

Rafaela Maria de Mello, UFPE

Mestranda em Ciência da Informação PPGCI/UFPE

Téléchargements

Publiée

2014-06-04

Comment citer

Santana, G. H. C. de, Santana, G. A. de, Garcia, J. C. R., Silva, M. P. da, & Mello, R. M. de. (2014). INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES): indicadores de grupos de pesquisa (GP) de memória. PontodeAcesso, 8(1), 56–80. Consulté à l’adresse https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/5795

Numéro

Rubrique

Artigos

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice