PontodeAcesso https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici <p>A revista Ponto de Acesso é uma publicação científica vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) do Instituto de Ciência da Informação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Seu objetivo primordial é democratizar o acesso ao conhecimento, divulgando de forma livre e gratuita trabalhos acadêmicos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que contribuam para o avanço do campo de estudos da Informação. Para tanto, publica artigos originais, debates, entrevistas com especialistas e resenhas críticas de livros, softwares e modelos de gestão da informação e do conhecimento, fomentando assim o diálogo científico na área.</p> <p>Classificada na grande área de Ciências Sociais Aplicadas, a revista obteve o conceito B1 no Qualis Periódicos (2017-2020) nas áreas de avaliação de Comunicação e Informação e Museologia. A Ponto de Acesso possui periodicidade anual sob o modelo de publicação contínua (ISSN Online: 1981-6766), assegurando agilidade na divulgação dos artigos aprovados, que são disponibilizados imediatamente após a finalização do processo editorial.</p> pt-BR <p>A Ponto de Acesso adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Por meio desta licença, os autores retêm os direitos autorais de seus trabalhos, concedendo à revista o direito de primeira publicação. O conteúdo publicado pode ser compartilhado e adaptado por terceiros para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja dada a devida atribuição de autoria, incluindo menção à publicação inicial nesta revista e indicação de eventuais alterações. Esta licença preserva a integridade dos trabalhos em ambiente de acesso aberto, assegurando o reconhecimento adequado da autoria e da publicação original. Ao submeterem trabalhos à Ponto de Acesso, os autores concordam expressamente com estes termos de licenciamento.</p> pontodeacesso.ici@ufba.br (Raymundo N. Machado) pontodeacesso.ici@ufba.br (Raymundo N. Machado) Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 OJS 3.2.1.4 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 BOOK OWNERS ONLINE https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52297 <p>Launched in August 2020, the Book Owners Online was built as a collaborative project between the Bibliographical Society and the University College London, designed to be scalable and flexible with the aspiration to expand both chronologically and geographically. Initially containing data for around 1400 English seventeenth-century book owners, the number of entries has grown to more than 1800, covering Scottish as well as English owners, and moving into the 18<sup>th</sup> century. The Book Owners Online platform is meant to be a place to start, not one to end, providing overview information to further sources of reference. It does not aspire to list all the books a person owned; the entries conform to a standard structure, with several fields which will be filled depending on the nature of the evidence. They include a name with at least a date of birth or death, a narrative field on “Books” aiming to summarise what we know about their library, and at least one source of further information. Like all online databases of this nature, providing a source of reference and information to support other works, it is conceived as being always a work in progress.</p> David Pearson Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52297 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 KOBINO, UNA HERRAMIENTA PARA ESTUDIAR LA CIRCULACIÓN DE LIBROS EN LA NUEVA ESPAÑA https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52298 <p>El periodo colonial de los territorios americanos bajo el dominio de la Corona Española fue un tiempo donde hubo un permanente control sobre la producción y circulación de libros durante trescientos años. El espacio de la circulación fue una actividad casi privilegiada del Tribunal del Santo Oficio, que diseño diferentes estrategias para controlar todos los frentes posibles en donde el libro se movía toda vez que había sido producido y que fueron dejando huellas documentales ricas en información de todo ese territorio. Esos testimonios presentan dos cánones bibliográficos característicos de la época que nos permiten documentar con bastante precisión cuáles fueron las obras, los autores y más particularmente las ediciones que circularon en la Nueva España. En investigaciones previas compilamos documentos históricos que informan cuáles y cuántos libros estaban en manos de libreros, personas privadas e instituciones, los cuales conforman un universo de trabajo de alrededor de 30,000 ediciones. Este es el soporte documental que explica el diseño de KOBINO, una herramienta diseñada para estudiar y comprender la circulación de libros en este territorio americano, y apreciar cómo la novohispana fue una cultura que recibía el conocimiento y las ideas que se produjeron en los centros tipográficos europeos y americanos.</p> Idalia García, Ricardo Vargas Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52298 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 FELICIANA MARIA DI MILANO (1629 – 1705) https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52299 <p>An enigmatic and almost mythical figure of the Portuguese 17th century, D. Feliciana Maria de Milão is known for a life path that was unusual for the social norms of the time. What remains of her is the memory of her strong culture and, above all, of her critical spirit, present in the written collection she left behind, in the testimonies of the conviviality she developed with court personalities and, also, in the religious life she adopted in 1659, when she entered the monastery of S. Dinis in Odivelas. It would not be easy for a woman in the 17th century, and even more so without any known relatives, to distinguish herself by her spirit and erudition. However, in the prompt answers that have been recorded for posterity and in the correspondence that she kept with important figures of the society, it is evident that D. Feliciana de Milão had a privileged access to works that shaped her culture in its oral and written expression. The encounter with books (few) that belonged to her, is not enough for a study of her library. They reveal, however, the presence of literature in the Italian language, unusual for the time, especially for a woman. Above all, they reveal a mark of possession that is in itself a life motto: “La fortuna o la mejor o ninguna”.</p> Fernanda Campos Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52299 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 LA RECONSTRUCCIÓN DE LA BIBLIOTECA DE ANDRÉS BELLO POR LAS MARCAS DE PROCEDENCIA BIBLIOGRÁFICA https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52300 <p>Estudio para la reconstitución de la Biblioteca de Andrés Bello López, uno de los más grandes polímatas chilenos, a partir del análisis de las marcas de procedencia bibliográfica. Esta importante biblioteca personal del siglo XIX fue adquirida por la Universidad de Chile después de su muerte. La metodología utilizada para analizar los libros jurídicos de Bello se basa en los catálogos más conocidos de la biblioteca, el manuscrito de Barros Arana del siglo XIX y el estudio de Velleman de 1995. Los elementos seleccionados se analizaron individualmente y se observaron junto con un grupo interconectado de marcas de procedencia: ex libris, sello grabado en la encuadernación, anotaciones manuscritas, ya sea anotadas en el margen o crucecitas, los números manuscritos que indicaban su ubicación en los anaqueles en el siglo XIX, las estampas de estrellas, notas OPAC, la individualidad de un ejemplar único en el país, combinado con fuentes historiográficas o de contenido. La metodología utilizada para los libros jurídicos podrá ser utilizada para la reconstrucción de la biblioteca, se sumará al acervo científico en el ámbito del derecho y se recuperará el patrimonio cultural y bibliográfico hispanoamericano.</p> Claudia Castelletti Font Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52300 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 MARCAS DE LIBREROS EN LA BIBLIOTECA ARATA https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52301 <p>Estudio de las marcas de libreros de la biblioteca privada Pedro N. Arata formada en Buenos Aires. En 1946, una fracción fue donada a la Universidad de Buenos Aires. Relativamente rica en marcas de libreros, ahora está ubicada en la Facultad de Agronomía. Las marcas de libreros se analizaron a partir de las variables: localización y nombre de la librería, forma, formato físico y color de la marca, su contenido textual, y el número de obras en que se registró. El corpus de 1070 obras reveló 361 marcas diferentes, representativas de 157 librerías de 41 ciudades ubicadas en 17 países. Se analizaron las librerías argentinas según su distribución en el tiempo, la existencia de complejos de librerías ligadas entre sí, su dispersión en el espacio de la ciudad, y la tipología de las marcas. El análisis de las marcas no amplió significativamente el conocimiento de los hábitos de Arata como lector. Sin embargo, presentaba a un curioso buscador, que exploraba librerías pequeñas y modestas, al tiempo que se mantenía como cliente fiel de un grupo reducido de proveedores especializados y altamente profesionales. Las colecciones de exlibris y marcas de libreros, entre otras, son herramientas útiles para los investigadores.</p> Diego Medan Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52301 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 SOME BIBLIOGRAPHICAL PROVENANCE MARKS IN THE LIBRARY OF THE VISCOUNTS OF BALSEMÃO https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52302 <p>The primitive ‘Livraria’ of the Viscounts of Balsemão currently belongs to the heritage collections of the Oporto Municipal Public Library, Portugal. We refer to the main founders of this remarkable private aristocratic library and the circumstances that affected it. The aim of this work is, however, to highlight and analyze different types of provenance marks which are found in some rare books of Balsemão library; books circulation routes are also mentioned, as well as connections with previous owners.</p> Júlio Costa Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52302 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 LES ENJEUX DE L’ÉTUDE DES PROVENANCES POUR L’HISTOIRE DU COMMERCE DU LIVRE EN FRANCE À LA RENAISSANCE https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52305 <p>L’étude des provenances comprend systématiquement tout indice d’appropriation, de lecture ou d’usage des ouvrages, mais aussi tout indice d’achat, de vente ou de circulation, cette évolution découlant d’une meilleure appréciation de l’importance matérielle de chaque exemplaire et de la valeur des informations qu’il contient. La base ‘Provenance des Livres anciens’ de la Bibliothèque de Lyon a été mise en ligne pour montrer l’identité des anciens possesseurs des collections déjà bien connus, mais aussi en révéler d’autres sans la moindre notoriété. La collaboration systématique autour des provenances a vu le jour en Europe avec l’adhésion à des structures européennes fédératrices, aux côtés d’initiatives nationales françaises. Comprendre la circulation de ces ouvrages jusqu’à Lyon et les techniques de commercialisation du livre à l’échelle européenne necéssite d’examiner ces phénomènes dès leur origine, de remonter quelques décennies en arrière, à l’éclosion du succès commercial du livre lyonnais pendant le dernier quart du quinzième siècle. L’étude des éléments matériels et marques de provenance de toute sorte qui sont conservés dans les volumes pouvaient compléter les données disponibles dans ce domaine.</p> Monique Hulvey Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52305 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 PROVENANCE RESEARCH AND THE CONSORTIUM OF EUROPEAN RESEARCH LIBRARIES https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52306 <p>The Consortium of European Research Libraries (CERL) is a membership organization which started in 1994 after the initiative of research libraries in many European countries. It is formed primarily by Library and Information professionals, which work to provide relevant data and offer meaning and context from their distributed collections. The focus of CERL is on manuscripts and printed books produced before the middle of the 19th century; it is committed on curating data sustainably, creating connections where possible and providing convenient access to data. Among its main resources are The Heritage of the Printed Book Database, the CERL Thesaurus, the Incunabula Short Title Catalogue, Material Evidence in Incunabula, the CERL Provenance Digital Archive, and much more. CERL creates digital resources of its own and offers a structured framework within which member institutions can deliver digital services, which they may not be able to deliver or sustain themselves. All these digital databases provide methods which can help the provenance research flourish, by bringing together collections, institutions, and other trivial information concerning early printed books and documents. Throughout this shared experience and collaboration, CERL can establish how collections reflect an illustration on how European history is inextricably interconnected intellectually, commercially, and politically.</p> Cristina Dondi, Marian Lefferts, Marieke Van Delft Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52306 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 MARCAS DE PROCEDENCIA https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52307 <p>El presente trabajo busca dar un panorama general sobre las <em>marcas de procedencia</em> y en específico el <em>Ex libris </em>en el Perú; esto es, poner en evidencia que esta práctica cultural se dio en los diferentes periodos históricos coloniales y republicanos. Este aspecto desarrollado afronta a su vez, una gran dificultad metodológica para su investigación, la cual se consigna como la razón por la cual no se ha desarrollado el estudio del <em>exlibrismo </em>en un país con una antigua cultura del impreso en el continente.</p> Gerardo Manuel Trillo Auqui , Martha Elena Salvatierra Chuchón Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52307 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 EDITORIAL https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52364 David Pearson, Fabiano Cataldo de Azevedo, Luciana Ferreira Martins, Marli Gaspar Bibas, Nathália Henrich Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52364 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 Expedient https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52360 Revista Ponto de Acesso Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52360 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 Presentation Special Edition https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52354 Lídia Maria Batista Brandão Toutain, Sérgio Franklin Ribeiro da Silva, Maíra Salles de Souza Copyright (c) 2022 PontodeAcesso http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52354 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 BOOKS AND LIBRARIES AS CULTURAL HERITAGE https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52327 <p>A systematization of reflections on bibliographic heritage arising from professional practice through an exploratory study with a qualitative approach, supported by bibliographic research, combined with observation and analysis of examples from the collections of the USP Law School Library and the TRF3 Library. Initially, the concept of bibliographic heritage is analyzed from legal texts and literature. We then discuss the view of bibliographic and documentary heritage as a large gray area, which represents the indefiniteness, gaps and incompleteness of the concept of bibliographic and documentary heritage. It addresses aspects of absolute rarity and relative rarity, criteria of chronological cut, cultural valuation and analysis of marks of bibliographic provenance, institutional memory, gray literature, organization of knowledge, custody institutions and levels of memory, treatment and description. It highlights the multiple function of books and libraries and highlights the importance of the context where items, collections and libraries are inserted for the analysis of bibliographic heritage.</p> Luciana Maria Napoleone, Maria Lucia Beffa Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52327 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 UPDATES ON STUDIES AND PRACTICES IN CATALOGUING RARE AND SPECIAL BIBLIOGRAPHIC MATERIALS https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52328 <p>A Catalogação descritiva é uma técnica que permite extrair informações dos materiais bibliográficos de modo a torná-los conhecidos pelos usuários. Essa técnica já está bem cristalizada em relação aos livros comuns, porém as obras raras trazem especificidades que precisam ser igualmente descritas para que elas sejam adequadamente representadas. Nesse sentido, um dos campos do Formato MARC que mais ajuda a descrever as obras raras é o 500, que diz respeito às notas, principalmente quando nos referimos à descrição das marcas de proveniência. Esse artigo propõe relatar o trabalho de estudo e aplicação do campo 500 as informações extraídas do acervo da coleção de Obras Raras e Especiais da Biblioteca de Manguinhos após a feitura da bibliografia material das mesmas. Observamos que as notas possuem três naturezas distintas, que categorizamos como “intrínsecas” - inseridas na nota 500 (notas gerais), “extrínsecas” - alocadas nos campos de notas 590 (notas locais), 563 (encadernação) e as “auxiliares” -&nbsp; sendo os campos 541 (fonte de aquisição imediata), 561 (custódia histórica), 583 (nota de intervenção), 585 (nota de exposição), 591 (estado de conservação do material), e registro imagético ou acesso eletrônico no campo 856. Conclui-se que a catalogação das marcas de proveniência tem possibilitado a identificação e reunião de coleções dispersas no acervo de origem e em outros que possam se interrelacionar e contribuir na segurança do acervo a partir da individualização do exemplar, além da promoção da memória institucional, valorização e identificação de patrimônio cultural.</p> Fátima Duarte de Almeida, Maria Claudia Santiago, Tarcila Peruzzor Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52328 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 DESCRIÇÃO DE EX-LIBRIS IMPRESSOS PARA USO EM BIBLIOGRAFIAS E CATÁLOGOS AUTOMATIZADOS https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52329 <p>O objetivo principal deste artigo foi elaborar um modelo de descrição de ex-líbris impressos que trouxesse metadados e regras para servir tanto para bibliografias como para catálogos em geral, mas com foco nos catálogos automatizados que usam o padrão MARC21. No caso das bibliografias, a descrição teria como referência o exemplar “ideal”, concebido pelo autor, e no caso dos catálogos, a referência seria o exemplar em mãos, com suas respectivas marcas extrínsecas (carimbos, assinaturas etc.). A metodologia se apoiou, principalmente, na busca por padrões de descrição e catalogação consolidados internacionalmente em bibliografias e catálogos especializados, bem como textos de ex-librismo e Biblioteconomia. Isso resultou em um modelo que busca abranger e prever a maioria das características físicas e temáticas altamente variadas do ex-líbris. O modelo proposto pode ser um ponto de partida para a adoção ou discussão de uma padronização de descrição de ex-líbris em bibliografias e catálogos.</p> Luiz Felipe Peçanha Stelling, Thalles Augusto de Carvalho Siciliano Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52329 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 MARCAS DE PROVENIÊNCIA BIBLIOGRÁFICA NO CATÁLOGO DO PATRIMÔNIO BIBLIOGRÁFICO NACIONAL (CPBN) https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52330 <p>Este artigo elenca as marcas de proveniência bibliográfica descritas no Catálogo do Patrimônio Bibliográfico Nacional, gerenciado pelo Plano Nacional de Recuperação de Obras Raras da Biblioteca Nacional brasileira. A metodologia empregada foi o cotejamento item a item dos registros existentes, identificação, categorização, estruturação e quantificação.&nbsp; Foi observada a falta de padronização na entrada de dados, o que acarreta dificuldades na recuperação da informação. Verificou-se a necessidade de conscientizar as instituições cadastradas, da imprescindibilidade de rotinas de análise e descrição bibliográfica, como forma de segurança e conhecimento da importância e trajetória dos acervos, tendo em vista que menos da metade das instituições identificadas realizam esta prática.</p> Rosângela Rocha Von Helde, Silvia Fernandes Pereira Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52330 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 DEDICATÓRIAS MANUSCRITAS https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52331 <p>A relação entre indivíduos e sociedade pode se manifestar mediante dedicatórias. É possível, por intermédio da leitura da dedicatória, reconstruir, mesmo que de forma fragmentária, o passado. Mostrar que o conjunto dos elementos que compõem as dedicatórias manuscritas constitui uma marca de proveniência, pois identifica procedência (dedicador), destino (dedicatário) e itinerário (data e local). É o objetivo deste artigo. Adotou-se a pesquisa documental para analisar as dedicatórias que constam em livros da Biblioteca particular de Manuel Bandeira integrante do acervo da Academia Brasileira de Letras. Conclui-se que a afirmação de que “muito tesouro é salvo” nas bibliotecas particulares passa a ter outro significado quando se leva em conta as dedicatórias nelas presentes. A dedicatória manuscrita é um veículo de comunicação que oferece pistas sobre os leitores que se formam em torno de uma determinada personalidade. Adverte-se que as dedicatórias manuscritas podem forjar relações pessoais, portanto, é preciso ter um olhar crítico no processo de análise das dedicatórias, uma vez que elas geralmente apresentam um tom laudatório e utilizam uma retórica elogiosa.</p> Stefanie Cavalcanti Freire Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52331 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 A IMPORTÂNCIA DO CARIMBO E OUTRAS MARCAS DE PROPRIEDADE NO ACERVO DA BIBLIOTECA NACIONAL https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52333 <p>A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) é uma das mais antigas e tradicionais instituições de estudo e pesquisa do Brasil, cujas diferentes denominações que teve ao longo do tempo foram resgatadas por meio de carimbos das publicações, prática de identificação adotada desde a sua gênese. Objetivou-se demonstrar a importância das marcas de propriedade em uma instituição como a FBN, analisando sua história, relatando ocorrências em que esses indicativos nos ajudaram a recuperar peças furtadas e informando sobre as atuais medidas tomadas pela instituição para garantir o uso correto e seguro dos carimbos, anotações e <em>ex-libris</em>. Extraíram-se dados sobre os furtos, e consequente recuperação das obras da coleção de iconografias da FBN, em jornais e nos relatórios gerenciais da FBN. Constatou-se que a despeito de todas as dificuldades que a recuperação de obras furtadas enfrenta, a FBN tem recuperado obras em momentos esparsos e em quantidades módicas. Dados do último levantamento da instituição informam que foram restituídos ao acervo cerca de 10% do total furtado, o que equivale a 12 das 102 peças que foram furtadas em 2004; e 116 das 1.096 peças que foram furtadas em 2005, e o elemento que permitiu repatriar os itens roubados foi justamente o carimbo.</p> Monica Carneiro Alves, Diana dos Santos Ramos, Maria José da Silva Fernandes Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52333 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 MARCAS DE PROVENIÊNCIA COMO INSTRUMENTO DE IDENTIDADE DE COLEÇÕES ESPECIAIS https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52334 <p>A Biblioteca Central da Universidade Federal de Pernambuco (BC/UFPE) é a unidade de informação que custodia as coleções especiais, dentre estas, uma que merece destaque é a COLTED, por ser um recorte da bibliografia básica das universidades no período da ditadura militar. Descrever o processo de identificação, coleta, organização e tratamento da Coleção COLTED, através do planejamento da continuidade das atividades de identificação das obras por parte das bibliotecas setoriais e central da Universidade, é o objetivo principal deste artigo. Procedeu-se uma busca minuciosa, livro a livro, no acervo do SIB/UFPE. Livros com carimbos do programa onde se identificou a sigla MEC/COLTED. Após o trabalho de identificação e seleção ter sido procedido, obteve-se o seguinte montante: em 2018 foram identificados e catalogados 239 títulos entre 562 exemplares. Em 2019, foram identificados 98 títulos em 194 exemplares e até 2020, atingimos a marca de 357 títulos no total de 785 exemplares devidamente identificados, descritos e organizados no setor de coleções especiais da Biblioteca Central. Conclui-se que a identificação e organização da coleção COLTED fazem parte das ações para dar maior visibilidade ao acervo da Biblioteca e enfatizar seu perfil patrimonial.</p> Shirly Pimentel Vieira, Karyna da Rocha Tavares, Rubens Leal de Azevedo Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52334 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 O DESENVOLVIMENTO DA BMJVS SOB A ÓTICA DE SUAS COLEÇÕES ESPECIAIS https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52335 <p>O levantamento sobre as coleções especiais da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (PGE-RJ) foi iniciado em 2010, quando identificou-se o acervo que pertenceu ao jurista Francisco Campos. A partir de então, foram mapeadas importantes bibliotecas particulares adquiridas pela instituição. Este artigo objetiva analisar o acervo da Biblioteca Marcos Juruena Villela Souto (BMJVS) a partir da formação de coleções especiais no contexto da PGE-RJ. Metodologicamente, na maioria dos casos, foram analisadas as entradas administrativas das obras, a partir dos volumes de livros de tombo, fontes fidedignas que registraram a formação e desenvolvimento da BMJVS. Este procedimento permitiu mapear uma parte considerável das coleções uma vez que as colunas “observações”, que constavam nos registros, foram importantes indicadores sobre os doadores. Posteriormente, foram iniciados os procedimentos de análise material, primeiramente pela Coleção Octavio Tarquinio e Lucia Miguel Pereira, seguindo o projeto de descrição e análise (2017). Após estas etapas, ainda em curso, observou-se que a biblioteca da PGE-RJ possui 8 coleções especiais, com forte apelo histórico e de considerável vínculo com atores ligados à trajetória da instituição. Estas coleções, com suas marcas plurais, tornam-se partes integrantes do patrimônio bibliográfico, não apenas da Procuradoria, mas de todo o estado.</p> Thiago Cirne Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52335 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 AS MARCAS DE PROVENIÊNCIA PRESENTES NA BIBLIOTECA HISTÓRICA E NAS COLEÇÕES ESPECIAIS DO COLÉGIO PEDRO II https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52336 <p>O presente trabalho tem por finalidade apresentar a Biblioteca Histórica do Colégio Pedro II, primeiro colégio de instrução secundária oficial do Brasil, e explorar as peculiaridades das Coleções Especiais por meio das marcas de proveniência contidas em seus acervos, cujas coleções estão divididas em duas partes: Coleções Especiais e Acervo Antigo. Abrange obras de assuntos gerais, nos diversos ramos do conhecimento, sendo grande parte escrita em francês. Além de obras diversas, esse acervo reúne, também, livros e periódicos do século XVI ao século XX, perfazendo um total aproximado de 20.000 volumes. Incluem-se aí textos e coleções que fundamentam a educação no Brasil desde o século XIX. As marcas de proveniência mais encontradas no <em>corpus</em> da pesquisa foram: carimbos úmidos, ex-libris e etiquetas de livrarias. Conclui-se que as Coleções Especiais do Colégio Pedro II têm um significado histórico para a instituição e um valor de memória inestimável para a mesma e sociedade. Constituem-se como repositório da memória institucional. As marcas permitem identificar e reconhecer as diferentes fases e reformas institucionais e educacionais, assim como as transformações sociais, políticas e culturais, retratando épocas históricas e costumes da sociedade.</p> Tatyana Marques de Macedo Cardoso, Priscila de Assunção Barreto Côrbo Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52336 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 MARCAS DE PROVENIÊNCIA BIBLIOGRÁFICA E A BIOGRAFIA DOS OBJETOS NA COLEÇÃO SILVIO GOLDGEWICHT (BMJVS/PGE-RJ) https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52337 <p>O artigo analisa a coleção de Silvio Goldgewicht, um ex-procurador que teve sua biblioteca particular doada à instituição para qual trabalhou por 30 anos. Esta coleção integra o conjunto de coleções especiais da Biblioteca Marcos Juruena Villela Souto (BMJVS), na PGE-RJ. Adotou-se como aportes metodológicos para análise as marcas de proveniência da Coleção Silvio Goldgewicht à luz da biografia dos objetos e da teoria pierceana. O acervo de 706 obras da <em>Coleção Silvio Goldgewicht</em>, doado para a PGE-RJ em 2018, é formado, principalmente por obras jurídicas. No corpus selecionado foram identificadas as seguintes marcas de proveniência: <em>ex libris</em> manuscritos, carimbos, etiquetas e dedicatórias manuscritas.&nbsp;No tocante às etiquetas pôde-se identificar três tipos: a de livreiros/livrarias, a de encadernadores, a de instituições. Em relação às dedicatórias foram encontradas ofertas tanto para o Dr. Leon (pai de Silvio), para o Dr. Silvio e para ambos, em conjunto. Conclui-se que ao falar de marcas de proveniência bibliográfica, seu estudo nos permite entender melhor um dado conjunto bibliográfico, seu tamanho, suas particularidades, como ele se desenvolveu ao longo do tempo, de modo que seja possível traçar caminhos e tentar entender como os livros circularam e chegaram a determinada coleção.</p> Marcelo Augusto Mendonça Domingues Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52337 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 AS MARCAS DE PROVENIÊNCIA DA COLEÇÃO CELSO CUNHA https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52338 <p>O presente artigo versa sobre a identificação das marcas de proveniência existente nos materiais bibliográficos que pertenceram ao eminente gramático, filólogo e medievalista professor Celso Cunha (1917-1989), essa coleção foi adquirida em 26.07.1991 e integra as coleções especiais da Biblioteca José de Alencar da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O inventário das marcas de proveniência de cada item que compõe a coleção supracitada está sendo desenvolvido desde 2017 e, até o momento, foram constatadas 2.011 anotações manuscritas, 619 carimbos, 671 assinaturas e 3.126 dedicatórias. O período de cobertura da Coleção compreende os anos de 1533 até 1989. A coleta de dados do corpus nos permitiu identificar: etiquetas de livrarias, anotações manuscritas, <em>ex-libris</em> e dedicatórias. Conclui-se que as marcas de proveniência são elementos que permitem estabelecer o itinerário geográfico e intelectual das publicações e identificar a quem pertenceu o livro, seus leitores, contextualizar no tempo e no espaço o seu proprietário. Permitem múltiplas possibilidades de pesquisa a partir da sua identificação e divulgação. Esse estudo aprofundado do acervo propicia a valoração do patrimônio bibliográfico da coleção além de dar maior segurança patrimonial em casos de furto ou roubo com descrição detalhada das marcas da coleção.</p> Rosângela Coutinho da Silva Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52338 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 MARCAS DO OFÍCIO https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52339 <p>O presente artigo traça um breve panorama da história de estabelecimentos comerciais livreiros no Brasil, com especial destaque para o Rio de janeiro. Este estudo tem por objetivo identificar os encadernadores que existiram no Rio de janeiro oitocentista. Procedeu-se a coleta de dados a partir das coleções sob a responsabilidade da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), da Biblioteca de História das Ciências e da Saúde (BHCS) da Casa de Oswaldo Cruz / FIOCRUZ e da Seção de Obras Raras A. Overmeer / Biblioteca de Manguinhos (BibMang) / ICICT / FIOCRUZ.&nbsp; A coleta de dados nos permitiu identificar os seguintes encadernadores: Leuzinger, Laemmert e Lombaerts, bem como foi possível mapear suas áreas de localização, principais serviços oferecidos. Este estudo explorou apenas uma das fontes utilizadas pelos profissionais do século XIX para anunciarem seus serviços, o <em>Almanack Laemmert</em>. Muitos outros podem ser consultados para ajudar a identificar os oficiais da arte de encadernar os livros. Hoje, as raras etiquetas de encadernadores e oficinas de encadernação permitem o não apagamento dessa atividade, porém, o desafio maior é lançar luz às marcas que camuflam a atividade no rol dos serviços que ofereciam.</p> Ana Roberta de Souza Tartaglia Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52339 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 BOOK STAMP, YES! https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52323 <p>This work aims to present stamping as an important tool for security in special collections, considering its place as an provenance mark and the relevance of assuring that stolen or dissociated items return to the place which they were taken from. For that, it is understood that special collections are built by items considered ‘special’ given distinct value, and because of that are preserved differently; security as the systems used to prevent collection damage such as theft and dissociation; provenance marks as the ones that are a trace of the belonging of an item to an institution, library and/or collection; and, specifically, understands book stamps as the phrases, drawings, arts and others, in ink or dry,&nbsp; and also the tool utilized to make the stamping. It is concluded that stamping is an important provenance mark not only for controlling items in the collection, but more so, to protect the institution, the library and the item, assuring that items lost to theft or dissociation return to the place – library, collection – where it was taken from.</p> Jullyana Monteiro Guimarães de Araújo Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52323 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 IDENTIFYING AND ANALYSING PROVENANCE MARKS IN MANGUINHOS’S COLLECTION https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52324 <p>When considering the provenance of a collection, it is essential to first know the history of the institution, the library, and the collection itself, where the specimens and their marks are inserted; indeed, these collections are part of a whole and there is certainly a purpose for each entry and permanence movement of the items that constitute it. We tried to consider some singularities between property marks and provenance marks, applying this view to the Manguinhos Library collection. At first, we just observed, then we photographed and checked "strange" marks for future identification, and then we began to systematically record the marks found on the items in a spreadsheet. In a next step, we began to approach a vocabulary of these marks and to appropriate knowledge that could be transmuted into information. The marks of provenance, therefore, have a sense of highlighting the formation and development of the collection resulting from 120 years of institutional research, based on the documentary, scientific, and cultural potential heritage of the Manguinhos collection. Just as it has been part of the scientific production of Fiocruz throughout its existence, it is also part of its cultural heritage and that of the society in which it operates.</p> Fátima Duarte de Almeida, Maria Claudia Santiago Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52324 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 TRÁFICO ILÍCITO DE LIVROS E AS MARCAS DE PROPRIEDADE E PROVENIÊNCIA https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52308 Paulo Teles de Castro Domingues, Fabiano Cataldo de Azevedo, Maria Claudia Santiago Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52308 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 THE BOOK AS AN OBJECT https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52309 <p>Thinking about books as objects implies recognizing that, in some way, they are comparable to all and any object created to fulfill the most different functions, which can be produced in series and marketed, that is, treated as merchandise. This article aims to analyze the concept of book from the point of view of documentation considering the point of view of theoreticians from various areas of human knowledge, namely: Documentation, Information Science, Archaeology and Museology etc. A literature review was conducted on the book as a document, bringing together documentalists, historians and information professionals. It is concluded that marks of provenance singularize the book by linking it to a particular owner or a library. Since they are examined as objects, the musicological approach can also be applied to books, pointing out not only generic aspects such as the moment of their creation/authorship, manufacturing/publication but, above all, information about the individual trajectory of a copy based on the information available about its acquisition - the mark of its passage from merchandise to unique object.</p> Maria Lucia de Niemeyer Matheus Loureiro Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52309 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 “Latin in Bookplates” https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52310 <p>In this article, we aim to address the theoretical and methodological foundations that guided the development of the workshop "Latin in bookplates", given on 22 October 2020, during the lecture cycle "Provenance and Material Culture". We designed this workshop on the basis of the methodology of instrumental language teaching and intended it to make participants aware of the presence, in bookplates, of abbreviations and literary allusions to Latin works. Throughout the exhibition, we have highlighted some of the care and protocols to be considered by professionals who deal with bookplates in Latin that contain abbreviations and literary allusions. In this paper, we will recover some of that discussion made in our workshop.</p> Fábio Frohwein de Salles Moniz Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52310 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 THE MANUSCRIPT IN PRINT https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52311 <p>The present article presents an innovative approach demonstrating that manuscripts can also serve as an object of study for the understating of provenance marks. We carried out a material bibliography of two manuscripts belonging to the São Bento Monastery in Bahia: a) A 17th-century copy of the work <em>Fusce iudicia Duns Scotus</em>, authored by Friar Nicolau de Orbellis, presents <em>ex libris</em> manuscript by Friar Benedicti de Jesu; b) The work <em>Don Severini Boethii viri illvstris de consolatione philosophiae libri quinque, luculentissimis Iohannis Murmelii</em>, by Rodolphi Agricolae, printed in Cologne, in the workshop of Eucharii Ceruicorni. The publication is dated 1535, and the copy has at least six potential indications of ownership written on the inside cover, the title page and the back cover. The presence of marginalia and ex-libris was found in both manuscripts analyzed, but the second manuscript had the differential of having an ownership stamp. We conclude that the interface between Paleography and Librarianship, as they are disciplines that investigate writing, text and books, has proved necessary to the understanding of the history of an analyzed copy and work. It is possible to tell part of the story of how a work circulated in different times and how a copy was read by different hands, by means of which strategies of griping, of registration of possession, of material gestures of appropriation that make the history of reading and writing complex in the observed context<strong>.</strong></p> Alicia Duhá Lose, Arivaldo Sacramento de Souza Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52311 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 THE TRAJECTORY OF AN EXEMPLARY AND OTHER STORIES THAT REVEAL IN ITS PAGES https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52312 <p>This article aims to describe the analysis of the book <em>Histoire de l' origine et des premiers progrès de l' Imprimerie</em>, from the collection of the first Brazilian Librarianship course, which was transferred from Fundação Biblioteca Nacional to UNIRIO. The material bibliography was used as methodology, and more specifically, to research the historical context of the 1740 publication; to analyze and describe the material characteristics of the book and the copy; to identify the provenance marks and relate the trajectory of the copy with the history of UNIRIO and other institutions to which it belonged. The choice of the copy was based on one of its provenance marks: the damp stamp of the Portuguese Royal Library. This made us think about its trajectory: printed in Holland, collected in Portugal, its arrival in Brazil with the founding collection of the Brazilian National Library, and its permanence on the shelves of the UNIRIO Library. We conclude that, independently or complementarily, all the marks of provenance tell us the social history of the book.</p> Marli Gaspar Bibas, Fabiano Cataldo de Azevedo Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52312 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 BRAZILITY, INDIGENOUSNESS AND VISUAL IDENTITY https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52313 <p>This article aims to understand, by studying the elements that make up the bindings and endleaves used by Itamaraty as marks of possession and provenance and analyze them through an institutional effort to consolidate an institutional image and its position as differentiated place compared to other organs of the federal administration. We identified that archival and bibliographical collections were bound with the new cover and front page with indigenous motifs proposed by Correia Dias. Emblems and notations were engraved on the covers and the front page was gilded. It can be concluded that administrative needs, such as the need to standardize formats and the basic characteristics of documentation, were understood within the broader process of reformulating Itamaraty itself and ended up gaining nuances that went far beyond their immediate need. The adoption of national material elements and the stylistic patterns used by Correia Dias ended up creating a brand of provenance for the agency's documents. They conveyed an idea of Brazilianness and, at the same time, led to the valorization of the Ministry of External Relations as a brand. A brand with its own visual identity that expressed a very characteristic organizational image.</p> Frederico Antonio Ferreira Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52313 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 THE MARKS OF TIME AND THE CONSTITUTION OF A COLLECTION https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52314 <p>This research deals with a specific collection of the National Library: “<em>fin-de-siécle</em> and <em>belle-époque</em> collection”, composed by books published between 1880 and 1920. There are two categories that were considered in the scopus of the project: the marks of literary time and the marks of provenance. The literary marks are in the books and authors that edited in the indicated period. The provenance marks make possible to rework the trajectory of a specific specimen or of a library collection. Traces identified and decoded, open the possibility of investigation the production, commercialization processes and their belonging. The project aims to investigate how these two categories complement each other, expanding knowledge about the period and the range of information available in the catalog.</p> Irineu E. Jones Correa, Thais Helena de Almeida Slaibi Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52314 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 PROVENANCE MARKS IN COLLECTIONS DONATED TO THE NATIONAL LIBRARY https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52315 <p>This article presents the research developed on the identification of marks of bibliographic origin in two collections donated to the National Library in the 19th century. Experimental, it aims to identify these marks in works donated by D. Pedro II in 1891 and Salvador de Mendonça between 1884 and 1890 to the institution. A technical sheet was prepared to gather a set of technical and photographic records during the analysis of the works. The understanding of the procedures and survey of the bibliographic provenance marks will be able to reveal the Library's own history, since these copies may contain different testimonies from different periods of the institution that may contribute to its recognition, belonging and security.</p> Jandira Helena Fernandes Flaeschen Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52315 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 THE CONTRIBUTION OF PROVENANCE MARKS TO THE RE-SIGNIFICATION OF BIBLIOGRAPHICAL COLLECTIONS https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52317 <p>The objective of this article is to identify the provenance marks in the books of the Vital Brazil Collection of the Instituto Butantan. It was found that the copies that make up the collection present a diverse range of provenance marks, including bookstore labels; stamps of the extinct sector of Printing and Binding of the institution, allowing the retrieval of traces that relate the Library to other sectors, favoring the preservation of the memory of an area that worked directly with the collection; and inscriptions still under analysis, as numerical markings that may refer to temporal and organizational indications of the works in which they are present, which favors multiple possibilities of research, configuring themselves as an object of studies from different perspectives. We identified 22 copies dedicated to Vital Brazil, among which 10 were written by the authors of the publications themselves. We conclude that the marks of provenance, in our view, have a double informative function: in the administrative perspective, they evidence the process of institutionalization to which the book was submitted, insofar as they define property and attribute to the work the sense of belonging to the collection; and in the historical - temporal perspective, they make it possible to evidence the multiple interactions over time, therefore contextualized, between the book, the authors, the owners (individual or institutional) and the readers, and, with this, they confer other meanings to the work, which enables the construction of a narrative beyond merely administrative criteria of collection development and defines its potential to contribute to the re-signification of the collections.</p> Joice de Medeiros, Asa Fujino Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52317 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 THE DEDICATIONS MANUSCRIPTED IN THE BIBLIOGRAPHIC COLLECTION OF CICCILLO MATARAZZO https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52319 <p>This work aims to identify, map and analyze the handwritten dedications, placed on copies of books, on the private library of the Italian-Brazilian industrial patron Francisco Antônio Paulo Matarazzo Sobrinho (Ciccillo Matarazzo), special collection that takes part of the Specials Collections Library from the University of Fortaleza. The research addresses the concepts of culture and material bibliography, marks of provenance and special collections; discusses the dedications in the book's history and its typologies; it seeks to map Ciccillo Matarazzo's sociability networks through handwritten dedications, identified in the patron's bibliographic collection; uses the bibliological analysis methodology that allows to report all the information provided from the book. From the analyzes, it was possible to understand Ciccillo's sociability relations with writers, artists, critics, and other important personalities in the history of Brazilian art, where different types of connections, such as, affective, conflicting, gratifying and professional ties, were shown. It was also possible to establish Ciccillo's magnitude in the artistic world of Brazil. This article contributes to foster studies on rare incipient books in Brazilian librarian literature.</p> Ana Wanessa Barroso Bastos , Jefferson Veras Nunes , Larissa Monte Filgueiras , Tainá Copini Brasileiro de Lima Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52319 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 THE PERSONAL LIBRARY OF THE VISCOUNT OF RIO BRANCO https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52320 <p>The following article seeks to analyze the construction and the dialogue of ideas in the politics of the Brazilian Empire through the specific collection of the library of José Maria da Silva Paranhos, Viscount of Rio Branco (1819-1880), archetype of the imperial elite. Considering his influence in processes such as the peacebuilding in the Plata and the Free Womb Law, the provenance marks and notes in his library, today in the collection of the Ministry of Foreign Affairs in Rio de Janeiro, will be interpreted and related to his political, diplomatic and legal praxes, as well as with his intellectual formation and his dialogue with other actors of the time. With this, it hopes to provide a panorama of the construction of the history and of the events of his time through his relation with books, from his ex-libris to his notes and corrections.</p> Paulo Henrique Rodrigues Pereira, Caio Henrique Dias Duarte Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52320 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 PROVENANCE MARKS AS TRACES OF A HISTORY https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52321 <p>This article aims to understand how provenance marks evoke and strengthen the memory of the Ernesto Senna Collection and allow its trajectory not to be forgotten. Ernesto Serra was an eminent journalist from Rio de Janeiro who actively participated in Brazilian culture and politics during the transition from the Empire to the Republic. The indicative paradigm was adopted as methodology, of historiographical origin, fully convergent to the field of studies of the marks of provenance. The following results were obtained: 1) the Ernesto Senna Collection signals that the study of provenance marks can be applied beyond the printed book and is open to documents of other natures - which may impose new methodological challenges; 2) our theoretical perspective that the immaterial and material dimensions of documents feed each other is confirmed. We conclude that the studies of provenance marks have not only technical dimensions from the observation of the documents' materiality, but also constitute a research field par excellence. Therefore, it is a field with an interdisciplinary and collaborative dimension, as it "borrows" knowledge from other disciplines and formulates its own specialized knowledge.</p> Carlos Henrique Juvêncio , André Vieira de Freitas Araújo Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52321 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 RECALLING THE OLD BOOKSTORES AT BELEM CITY IN PARÁ STATE, BRAZIL https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52322 <p>The general objective of this study is to map the bookstores, typographies, distributions, publishers, printers and similar establishments that existed in Belém do Pará throughout the 20th century by consulting the ownership labels and stamps that were attached to the books. And its specific objectives were as follows: a) To indicate where the establishments that dealt with the preparation and sale of books were located; b) To identify who owned them; c) To ascertain the nationality of their owners; and, d) To verify which segment of books they worked with. The corpus was extracted by consulting the works that make up the collections of the Moronguêtá Book Memorial. This methodology was developed from studies by Ubiratan Machado, who used this procedure to survey the bookstores in Brazil, the result of which was published in “A Etiqueta do Livro: subsídios para a história das livrarias brasileiras”. A total of 41 bookstores were obtained. The survey revealed a considerable decrease in the number of bookstores, since of the 41 that existed in Belém in the 20th century only two remained: Livraria da Universidade Federal do Pará and Livraria Nossa Senhora dos Corações.</p> Elisangela Silva da Costa, Maria de Nazaré Sarges Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52322 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000 A detail, a story https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52325 <p>Based on a study made in the Library of Monsenhor Manoel Aquino Barbosa, the article presents a theoretical discussion about marks of provenance and context of ownership and circulating marks. This aims to expose some epistemological proposals about these concepts sometimes treated in a diffuse way. In this context it exposes the research potentialities that go beyond the content of the works - which puts on trial the dangerous idea of obsolescence merely based on the text of the books. To this end, by the method of observation and sampling, it uses as an example the labels of two bookstores/publishers that existed and had great circulation in the city of Salvador. The result points to something that theorists around Material Bibliography have mentioned for decades, the book as an object is much more than text, its informational character is much higher than what is supposed. For this reason, in the final considerations one could not fail to question what has been lost in libraries that still lie silent or worse have been destroyed by the criminal erasure of massive discarding.</p> Vanilda Salignac de Souza Mazonni, Fabiano Cataldo de Azevedo, Alicia Duhá Lose Copyright (c) 2022 http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaici/article/view/52325 Thu, 29 Dec 2022 00:00:00 +0000