Participação cidadã: o gap da governança digital nas autarquias e fundações da educação no Brasil

Autores

  • Danusa Fernandes Rufino Gomes Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UnB.
  • Marina Figueiredo MOREIRA Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UnB. http://orcid.org/0000-0001-5052-3975
  • Eval Pereira da Silva Filho Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UnB.

Palavras-chave:

Governança digital, Índice de governança, Participação cidadã, Tecnologias de Informação e Comunicação em Serviços Públicos.

Resumo

O estudo visa preencher a lacuna de pesquisa apontada por Cunha e Miranda (2013) ao explorar a implicação social da aderência a boas práticas de governança digital em autarquias e fundações do setor de educação. Assim, o estudo mensura e descreve o nível de governança digital (GD) em 108 órgãos de atuação nacional usando estrutura fatorial previamente validada. Ao mensurar o nível de GD dos órgãos, geram-se escores organizacionais posicionados em um ranking e, por meio de escalonamento estatístico unidimensional, agrupam-se as organizações em quatro níveis, com base em seu desempenho de GD. Sua distribuição é descrita em níveis A, B, C e D, no território nacional. A região Sudeste concentra mais organizações, mas o Centro-Oeste concentra, proporcionalmente, mais organizações de nível A (maior escore de GD). Resultados revelam que o maior gap para atingir a governança digital no Brasil está na adoção de mecanismos de participação social nos websites, a exemplo de meios de feedback e de consulta popular. Evidencia-se que esta é uma lacuna de natureza político-gerencial, associada à implementação da e-democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danusa Fernandes Rufino Gomes, Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UnB.

Mestra em Administração Pública pela Universidade de Brasília. Técnica em Informações Educacionais no Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Marina Figueiredo MOREIRA, Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UnB.

Pós-doutora em Business pela University of Nottingham (UK). PHD em Sciences de Gestion pela Université Aix-Marseille (França). Doutora em Administração pelo PPGA/UnB. Coordenadora do Mestrado Profissional em Administração Pública - MPA/UnB. Professora Adjunta do Departamento de Administração da UnB.

Eval Pereira da Silva Filho, Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA/UnB.

Graduando em Administração, Universidade de Brasília.

Downloads

Publicado

2020-07-22

Como Citar

1.
Gomes DFR, MOREIRA MF, da Silva Filho EP. Participação cidadã: o gap da governança digital nas autarquias e fundações da educação no Brasil. Organ. Soc. [Internet]. 22º de julho de 2020 [citado 28º de novembro de 2025];27(94). Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/26596

Edição

Seção

Artigos