A Indumentária e seus Efeitos na Vida Organizacional: O Vestuário como Instrumento de Regulação nas Organizações

Autores

Palavras-chave:

indumentária organizacional, efeito uniformizante, disciplinarização, relações de poder

Resumo

Este ensaio objetiva aprofundar a compreensão a respeito da participação do vestuário e suas implicações na vida organizacional a partir da proposição de que a indumentária organizacional e seu efeito uniformizante são, essencialmente, instrumentos de disciplinarização e controle individual e coletivo, e como eles são partes integrantes e meios condutores de relações de poder na vida organizacional. Argumentamos que, numa sociedade na qual as aparências possuem um papel fundamental, o que se põe sobre o corpo vai além da camada funcional e estética e se configura como um grande espelho do funcionamento dos mecanismos sociais, podendo indicar conexões mais profundas, relacionadas, por exemplo, à cultura, à função social, às relações de pertencimento e aos desejos. O marco teórico que embasa a discussão se fundamenta, essencialmente, sobre o trabalho de Foucault (2006), segundo o qual a contribuição do trabalho é
a proposta de uma perspectiva teórica composta por quatro fases da atuação da indumentária sobre os indivíduos, as quais vão desde o momento em que o corpo é vestido até seus efeitos quando são generalizados e internalizados, coletivamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lysia Maria Memória Viana , Universidade de Fortaleza - UNIFOR

 Mestra em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Graduada em Design de Moda pela Unifor, foi monitora de Modelagem Plana Feminina e Infantil.

Márcia Duarte, Escola de Administração de Empresas de São Paulo - EAESP/FGV

Doutora em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV/EAESP). Realizou estágio doutoral na University of Leeds, UK. Realiza pesquisas qualitativas teóricas e empíricas no campo dos estudos organizacionais, sobre temas como práticas organizativas (organising), indústrias criativas, carreiras e trabalho.

Fábio Freitas Schilling Marquesan, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pósdoutorado na temática da Inovação para o Agronegócio na UFRGS. Entre os interesses de pesquisa atuais estão as contradições do desenvolvimento em regiões semiáridas e os estudos socioambientais, com destaque para a mudança climática, o (novo-)extrativismo, os conflitos por toda sorte de recursos e os riscos associados ao Antropoceno.

Publicado

2025-07-28

Como Citar

1.
Maria Memória Viana L, Duarte M, Freitas Schilling Marquesan F. A Indumentária e seus Efeitos na Vida Organizacional: O Vestuário como Instrumento de Regulação nas Organizações. Organ. Soc. [Internet]. 28º de julho de 2025 [citado 28º de novembro de 2025];31(109). Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/52546

Edição

Seção

Artigos