Tecnologia Social: uma introdução à pesquisa, à prática e a um outro futuro

Autores

  • Marlei Pozzebon FGV EAESP
  • Ana Clara Souza Universidade de São Paulo (USP)
  • Fabio Prado Saldanha Université de l’Ontario Français, Toronto, Canadá
  • Carolina Bagattolli Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

tecnologia social, transformação social, economia solidária, decolonizar

Resumo

Decolonizar nossas mentes e corpos é um processo lento e árduo. O paradigma ocidental, centrado na Europa e América do Norte, insiste em apresentar como universal e superior, relegando o resto do mundo à uma condição subalterna e periférica. Em resposta, universidades e movimentos sociais do Sul Global têm buscado decolonizar a produção de conhecimento, valorizando saberes alternativos comumente invisibilizados. Nesse contexto, o conceito de tecnologia social emerge como uma lente teórica e prática com raízes nas tradições culturais locais e nos movimentos de economia solidária, propondo iniciativas que têm sido fundamentais para enfrentar crises econômicas e sociais, especialmente entre populações vulneráveis. O conceito de tecnologia social, embora represente um campo em disputa, se refere a artefatos físicos, metodologias e formas de organizar. Pouco conhecida na academia latino-americana e praticamente invisível internacionalmente, essa abordagem merece maior destaque. Este volume temático visa fortalecer esse campo, reunindo artigos críticos, teóricos e práticos comprometidos com tecnologia social e transformação social.

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Biografia do Autor

Marlei Pozzebon, FGV EAESP

PhD em Administração pela McGill University, professora titular da FGV EAESP e professora honorária da HEC Montreal. Faz parte de vários grupos de pesquisa, entre eles CRISES (Centro de pesquisas sobre inovações sociais, Canadá) e FGVcemif (Centro de Estudos em Microfinanças e Inclusão Financeira da Fundação Getúlio Vargas). Atua nas áreas de pós-desenvolvimento, projetos de base comunitária e transformação social. No plano pedagógico, tem trabalhado na formação de pós-graduandos em métodos qualitativos em diferentes planos onto-epistemológicos, incluindo métodos participativos e estratégias decoloniais.

Ana Clara Souza, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio pós-doutoral no Canadá pela HEC Montreal e estágio pós-doutoral no Brasil pela Escola de Negócios da PUCRS. Professor efetivo pela Universidade de São Paulo (USP), vinculada ao Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Atua na área de ética nas organizações e responsabilidade socioambiental. 

Fabio Prado Saldanha, Université de l’Ontario Français, Toronto, Canadá

Doutor em Administração pela HEC Montréal (Canadá), com estágio pós-doutoral em Empreendedorismo Social pela John Molson School of Business – Concordia University (Canadá). Professor adjunto da Université de l’Ontario français (UOF), onde é vinculado ao Polo de Estudos em Economia e Inovação Social. Atua nas áreas de empreendedorismo social, gestão da inovação social e abordagens críticas, discursivas e narrativas.

Carolina Bagattolli, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio pós-doutoral em Avaliação de Políticas Públicas pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Professora efetiva da Universidade Federal do Paraná (UFPR), vinculada ao Departamento de Economia e ao Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas. Atua nas áreas de análise de políticas públicas (sobretudo políticas de ciência, tecnologia e inovação), estudos críticos de inovação e tecnologia social.

Publicado

2025-08-14

Como Citar

1.
Pozzebon M, Souza AC, Prado Saldanha F, Bagattolli C. Tecnologia Social: uma introdução à pesquisa, à prática e a um outro futuro. Organ. Soc. [Internet]. 14º de agosto de 2025 [citado 27º de setembro de 2025];32(112). Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/69424

Edição

Seção

Editorial