A acessibilidade dos estudantes com deficiência visual em bibliotecas universitárias
DOI:
https://doi.org/10.9771/rfd.v8i0.64387Palavras-chave:
acessibilidade, deficiente visual, biblioteca universitáriaResumo
O presente artigo tem como principal objetivo analisar as adaptações existentes no âmbito da acessibilidade dentro das bibliotecas universitárias para atender às necessidades dos estudantes com deficiência visual: cegos e de baixa visão. Para alcançar o objetivo, realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Como resultado, foram identificados os principais serviços e produtos, suportes e tecnologias oferecidos para o acesso à informação nas bibliotecas universitárias para os alunos com deficiência visual, incluindo uma análise das tecnologias assistivas existentes. As análises apresentadas destacam a importância da biblioteca em promover a inclusão dos alunos com deficiência visual, respeitando a Portaria nº 3.284, de 2003, do Ministério da Educação e do Desporto (MEC).
Palavras-chave: Acessibilidade; Deficiente visual; Biblioteca Universitária.
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