A acessibilidade dos estudantes com deficiência visual em bibliotecas universitárias

Autores

  • Niliane Cunha de Aguiar Universidade Federal de Sergipe
  • Kelvyn Clarkson Santos Silva Universidade Federal de Sergipe https://orcid.org/0009-0000-3420-5125

DOI:

https://doi.org/10.9771/rfd.v8i0.64387

Palavras-chave:

acessibilidade, deficiente visual, biblioteca universitária

Resumo

O presente artigo tem como principal objetivo analisar as adaptações existentes no âmbito da acessibilidade dentro das bibliotecas universitárias para atender às necessidades dos estudantes com deficiência visual: cegos e de baixa visão. Para alcançar o objetivo, realizou-se uma pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico. Como resultado, foram identificados os principais serviços e produtos, suportes e tecnologias oferecidos para o acesso à informação nas bibliotecas universitárias para os alunos com deficiência visual, incluindo uma análise das tecnologias assistivas existentes.  As análises apresentadas destacam a importância da biblioteca em promover a inclusão dos alunos com deficiência visual, respeitando a Portaria nº 3.284, de 2003, do Ministério da Educação e do Desporto (MEC).

 

Palavras-chave: Acessibilidade; Deficiente visual; Biblioteca Universitária.

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Biografia do Autor

Niliane Cunha de Aguiar, Universidade Federal de Sergipe

Professora da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2198-7882

Kelvyn Clarkson Santos Silva, Universidade Federal de Sergipe

Bacharela em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS).

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Publicado

2025-04-01

Como Citar

AGUIAR, N. C. de; CLARKSON SANTOS SILVA, K. . A acessibilidade dos estudantes com deficiência visual em bibliotecas universitárias. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e82256, 2025. DOI: 10.9771/rfd.v8i0.64387. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/RFD/article/view/64387. Acesso em: 28 set. 2025.