A desumanização da mulher negra colonizada no fim do século XIX: a imprensa como fonte historiográfica e a construção de sentidos
DOI:
https://doi.org/10.9771/rfd.v8i0.66268Palabras clave:
mulher negra, periódicos, desumanização, representaçõesResumen
Este trabalho analisa representações da mulher negra nos periódicos brasileiros do final do século XIX, com base em dados quantitativos e qualitativos de palavras-chave coletadas por Lima e Santos (2022). A pesquisa evidencia a desumanização e estereotipização promovidas pela linguagem jornalística da época, alinhando-se às reflexões de Cabecinhas (2002) e Quijano (2005) sobre a colonialidade do poder e da linguagem. Destaca-se a importância de estudos críticos como este para questionar narrativas hegemônicas e legitimar a luta por uma sociedade mais inclusiva e respeitosa, valorizando a diversidade e a singularidade das experiências das mulheres negras.
Descargas
Citas
ASPERTI, Clara Miguel. A vida carioca nos jornais: Gazeta de notícias e a defesa da crônica. Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, 2006.
CABECINHAS, Rosa. Memórias e representações sociais: estudos de psicologia social. Minho: Universidade do Minho, 2002.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difel, 1990.
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 5, n. 11, p. 173-191, 1991.
FEITOSA, Rosane Gazolla Alves. Eça de Queirós na Gazeta de Notícias (Rio de Janeiro): a função social do jornal. Convergência Lusíada, v. 24, n. 29, p. 185-185, 2013.
JORGE, Fernando. Vida e obra de Olavo Bilac. Introdução de Menotti Del Picchia. São Paulo: Editora Mc Graw-Hill do Brasil, 1977.
LIMA, Leila M. dos S.; SANTOS, Elaine M. Representações da mulher negra no jornal Gazeta de Notícias no final do século XIX. Revista Fontes Documentais, Aracaju, v. 5, n. Ed. Especial, p. 143–160, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/RFD/article/view/57973. Acesso em: 10 dez. 2024.
MALDONADO-TORRES, Nelson. On the Coloniality of Being: Contributions to the Development of a Concept. Cultural Studies, v. 21, n. 2-3, p. 240-270, 2007.
PASQUINI, Adriana Salvaterra; TOLEDO, Cézar Alencar. Historiografia da educação: a imprensa enquanto fonte de investigação. Educação, v. 2, n. 3, p. 257-267, 2014.
QUIJANO, Aníbal. A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, p. 117-142, 2005.
ROJO, Roxane Helena Rodrigues. Fazer linguística aplicada em perspectiva sócio-histórica: privação sofrida e leveza de pensamento. Por uma linguística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, p. 253-276, 2006.
TRUTH, Sojourner. Narrative of sojourner truth a northern slave. Brighthouse, 2016.
TRUTH, Sojourner. Discurso: No soy una mujer? Convención de los derechos de la mujer de Ohio. 1851.
VERONELLI, Gabriela Augustina. Sobre la colonialidad del lenguaje. Revista Universitas Humanística, Bogotá, n. 81, p. 33-58, 2015.
WAGNER, Roy. A invenção da cultura. Ubu Editora LTDA-ME, 2018.
ZANLORENZI, Claudia Maria Petchak. História da educação, fontes e imprensa. Campinas, 2010.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Leila Martins dos Santos Lima, Elaine Maria Santos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
O(os) autor(es) do trabalho submetido a Revista Fontes Documentais declara(m):
- Declaro que participei suficientemente do trabalho para tornar pública minha responsabilidade pelo conteúdo.
- Declaro que o uso de qualquer marca registrada ou direito autoral dentro do manuscrito foi creditado a seu proprietário ou a permissão para usar o nome foi concedida, caso seja necessário.
- Declaro que todas as afirmações contidas no manuscrito são fatos são verdadeiras ou baseadas em pesquisa com razoável exatidão.
- Declaro que os direitos autorais referentes ao artigo agora submetido pertencerão à Revista Fontes Documentais, sendo permitido que outros possam distribuir, remixar, adaptar e criar a partir do deste trabalho, exceto para fins comerciais, desde que atribuído o devido crédito.