Competências em informação: uma assimilação preliminar direcionada pela teoria do conceito

Autores

  • Denise Oliveira de Araújo Universidade de Brasília https://orcid.org/0000-0003-4033-7882
  • Márcio Bezerra da Silva Universidade de Brasília
  • Elmira Luzia Melo Soares Simeão Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.9771/rfd.v7i0.66388

Palavras-chave:

Competência em informação, Representação do conhecimento, Teoria do conceito, Mapa conceitual

Resumo

Artigo que, de maneira preliminar, intenciona apresentar uma compreensão sobre a Competência em Informação a partir de características que a compõem. Discute a Competência em Informação segundo expressões que a rotulam, vistas corriqueiramente como sinônimas, bem como a partir de vertentes e dimensões do campo. Baseia-se na ideia de conceito formulada por Ingetraut Dahlberg, em sua Teoria do Conceito, como um caminho de representação do conhecimento sobre certo objeto ou domínio. Constitui-se como uma pesquisa dedutiva, descritiva, bibliográfica e qualitativa, que lança mão do software livre CmapTools (versão 6.04) para a geração de uma estrutura imagética, em forma de mapa conceitual, sobre Competência em Informação. Resulta em um conjunto de atributos que essencialmente representam a Competência em Informação e na diferenciação entre a Competência em Informação e conceitos de letramento, como habilidade informacional. Identifica-se quatro vertentes da Competência em Informação, sendo: Competência em Informação e Mídias; Competência Crítica em Informação; Competência Científica; e Competência orientada para os dados. Apresenta-se, ainda, quatro dimensões, ou seja, técnica, estética, ética e política. Conclui-se que a Competência em Informação consiste em um processo contínuo que se subordina às habilidades informacionais e aprendizagem informacional, congregando conceitos, atitudes e habilidades, a fim de adquirir a expertise necessária para a geração e aplicação de novos conhecimentos, via dimensões éticas, técnicas, políticas, estéticas e preceitos legais, e desdobrando-se em outras competências ligadas às mídias, pensamento crítico, Ciência e dados de pesquisa.

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Biografia do Autor

Denise Oliveira de Araújo, Universidade de Brasília

Mestranda em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Pesquisadora Assistente, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), Brasília, Distrito Federal, Brasil. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4033-7882 

Márcio Bezerra da Silva, Universidade de Brasília

Professor da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Ciência da Informação e Graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0052-7174

Elmira Luzia Melo Soares Simeão, Universidade de Brasília

Professora da Universidade de Brasília (UnB). Doutora em Ciência da Informação pela UnB. Mestre em Comunicação e Cultura na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3961-8097

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Publicado

2025-04-04

Como Citar

ARAÚJO, D. O. de .; SILVA, M. B. da .; SIMEÃO, E. L. M. S. . Competências em informação: uma assimilação preliminar direcionada pela teoria do conceito. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 7, n. Edição especial, p. e722417, 2025. DOI: 10.9771/rfd.v7i0.66388. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/RFD/article/view/66388. Acesso em: 29 set. 2025.

Edição

Seção

COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO, COMPORTAMENTOS E HÁBITOS INFORMATIVOS

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