Competências em informação: uma assimilação preliminar direcionada pela teoria do conceito
DOI:
https://doi.org/10.9771/rfd.v7i0.66388Keywords:
Information Literacy, Knowledge representation, Concept theory, Conceitual mapAbstract
Artigo que, de maneira preliminar, intenciona apresentar uma compreensão sobre a Competência em Informação a partir de características que a compõem. Discute a Competência em Informação segundo expressões que a rotulam, vistas corriqueiramente como sinônimas, bem como a partir de vertentes e dimensões do campo. Baseia-se na ideia de conceito formulada por Ingetraut Dahlberg, em sua Teoria do Conceito, como um caminho de representação do conhecimento sobre certo objeto ou domínio. Constitui-se como uma pesquisa dedutiva, descritiva, bibliográfica e qualitativa, que lança mão do software livre CmapTools (versão 6.04) para a geração de uma estrutura imagética, em forma de mapa conceitual, sobre Competência em Informação. Resulta em um conjunto de atributos que essencialmente representam a Competência em Informação e na diferenciação entre a Competência em Informação e conceitos de letramento, como habilidade informacional. Identifica-se quatro vertentes da Competência em Informação, sendo: Competência em Informação e Mídias; Competência Crítica em Informação; Competência Científica; e Competência orientada para os dados. Apresenta-se, ainda, quatro dimensões, ou seja, técnica, estética, ética e política. Conclui-se que a Competência em Informação consiste em um processo contínuo que se subordina às habilidades informacionais e aprendizagem informacional, congregando conceitos, atitudes e habilidades, a fim de adquirir a expertise necessária para a geração e aplicação de novos conhecimentos, via dimensões éticas, técnicas, políticas, estéticas e preceitos legais, e desdobrando-se em outras competências ligadas às mídias, pensamento crítico, Ciência e dados de pesquisa.
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