Competências (in)formativas na era digital: estudo sobre a transgressão disciplinar nas práticas formativas e informativas da Ciência da Informação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/rfd.v7i0.66389

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Competências informativas, Transgressão disciplinar, Práticas formativas

Resumo

Este estudo analisa a transgressão disciplinar na Ciência da Informação para pensarmos no constructo teórico-conceitual das práticas formativas advindas das competências informativas na “Era digital”; ou era da informação como também é denominada desde o final do século XX devido ao crescimento do uso das novas tecnologias. A coadunação das abordagens inter e transdisciplinares auxiliam no delineamento da pesquisa exploratória e do método de levantamento bibliográfico e documental, culminando na identificação das publicações de entidades de classes da área da informação e do arcabouço teórico-conceitual da Ciência da informação e áreas interdisciplinares como a Biblioteconomia e a Educação. Partimos dessa estratégia para (re)pensarmos no intercambiamento de saberes da Filosofia da Educação com fazeres da Formação Cidadã direcionados ao desenvolvimento das “competências em informação, digital e leitora” no espaço presencial e no ciberespaço (espaço híbrido), já que essas competências informativas darão base para costuras de outros diálogos no campo da Ciência da Informação e das (novas) áreas e temáticas interdisciplinares. Este é um ponto de partida para colocarmos em questão o lugar que as práticas formativas recebem no âmbito dessa ciência por meio da perspectiva transdisciplinar, apontando que a adoção solitária da abordagem interdisciplinar não dará conta da transgressão necessária à proposição da teoria e prática transformadora (práxis) requerida em processos de aprendizagens mediatizados e/ou autônomos.

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Biografia do Autor

Meri Nadia Marques Gerlin, Universidade Federal do Espírito Santo

Professora do Departamento de Biblioteconomia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFES. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação pela UFES. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4292-2559 

Rodrigo Silva Caxias de Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Comunicação e Informação pela UFRGS. Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6872-4054

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Publicado

2025-04-02

Como Citar

GERLIN, M. N. M. .; SOUSA, R. S. C. de . Competências (in)formativas na era digital: estudo sobre a transgressão disciplinar nas práticas formativas e informativas da Ciência da Informação. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 7, n. Edição especial, p. e722416, 2025. DOI: 10.9771/rfd.v7i0.66389. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/RFD/article/view/66389. Acesso em: 28 set. 2025.

Edição

Seção

COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO, COMPORTAMENTOS E HÁBITOS INFORMATIVOS