Oficinas de percussão popular brasileira à luz da Ciência da Informação: um domínio de atividades e valores culturais

Autores

  • Fabrícia Carla Ferreira Sobral Universidade Federal Fluminense
  • Maria Irene da Fonseca e Sá Universidade Federal do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-7077-4664
  • Elisabete Gonçalves de Souza Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9771/rfd.v7i0.65117

Palavras-chave:

ensino da música, cultura imaterial brasileira, representações sociais, registro da informação

Resumo

Este trabalho tem seu cerne na pesquisa de doutorado realizada na área de representação do conhecimento em contexto sociocultural com ênfase na cultura imaterial brasileira. Tem por objetivo apresentar algumas características do contexto das oficinas de percussão popular brasileira, especialmente das oficinas analisadas: Fina Batucada e Bambas de Saia; discutir, a partir dessas características, a representação de domínios cuja natureza se interliga a manifestações de cultura populares. A aquisição de conhecimento sobre um domínio vinculado à cultura imaterial impele o modelador a uma compreensão sobre os elementos simbólicos e os valores culturais presentes no contexto em questão. A questão de pesquisa envolve a possibilidade de preservação das tradições culturais de um grupo social, cuja memória [social] tem fortes vínculos com a percussão popular brasileira. Por meio do método etnográfico e com o emprego da observação participante direta e indireta, foi possível coletar os dados in loco. A escolha do método etnográfico foi apropriada em razão de ser a pesquisadora, autora da tese, parte integrante da oficina de percussão popular Fina Batucada. A vivência com o grupo foi requisito primordial para a coleta e interpretação dos dados registrados por meio do relato etnográfico. Como resultado da interpretação dos dados, identificou-se que no âmbito das oficinas de percussão coexistem duas dimensões distintas de atividades, a saber: educação musical e cultura imaterial. No caso estudado, pode-se caracterizar a dimensão de educação musical como um lugar de ensino e aprendizagem da música percussiva e de instrumentos de percussão. Nessa dimensão se faz presente uma estrutura pautada nos caráteres técnico e social, corroborando com projetos sociais ou cursos livres que visam à capacitação profissional e ao atendimento à sociedade. Na dimensão de cultura imaterial foi percebido que a predominância dos ritmos evoca um repertório de tradições e costumes característicos de um povo e/ou grupo de pessoas e, também, reproduz um comportamento que reflete a transmissão de saberes por meio das formas de expressão. No âmbito das oficinas de percussão popular analisadas na pesquisa, foram identificados alguns aspectos socioculturais considerados fundamentais para pensar a elaboração de um modelo conceitual ontológico que represente os saberes da percussão popular brasileira, oferecendo aos sujeitos envolvidos outras formas de compartilhar e preservar esta expressão cultural. Tais aspectos socioculturais foram identificados como: valorização do ser humano; registro do saber humano; práticas e referências culturais; identidade e valores culturais.

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Biografia do Autor

Fabrícia Carla Ferreira Sobral, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda e Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Bacharel em Redes de Computadores pela Universidade Estácio de Sá. Assessoria de Curadoria Digital da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Maria Irene da Fonseca e Sá, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutora em Ciência da Informação e Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação ambas pela UFRJ.Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7077-4664

Elisabete Gonçalves de Souza, Universidade Federal Fluminense

Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em História e Filosofia da Educação Brasileira pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9707-6017

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Publicado

2025-01-13

Como Citar

SOBRAL, F. C. F. .; SÁ, M. I. da F. e .; SOUZA, E. G. de . Oficinas de percussão popular brasileira à luz da Ciência da Informação: um domínio de atividades e valores culturais. Revista Fontes Documentais, [S. l.], v. 7, n. Edição especial, p. e72245, 2025. DOI: 10.9771/rfd.v7i0.65117. Disponível em: https://revbaianaenferm.ufba.br/index.php/RFD/article/view/65117. Acesso em: 3 fev. 2025.

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