Avaliação clínica versos ultrassonográfica na retenção urinária pós-operatória
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v23i3.56368Palavras-chave:
Ultrassonografia, Centros Cirúrgicos, Retenção urinária, Enfermagem perioperatória, período de recuperação pós-anestésicaResumo
Introdução: A retenção urinária é um evento frequente no período pós-operatório na sala de recuperação pós-anestésica. Objetivo: Comparar a avaliação clínica com a ultrassonográfica para identificação retenção urinária pós-operatória. Metodologia: Estudo transversal no qual foram avaliados 46 pacientes com 1 hora de permanência na sala de recuperação pós-anestésica de um hospital universitário de grande porte do Nordeste do Brasil entre os meses de janeiro e março de 2023. Resultados: Dentre os avaliados, 25 (54,35%) apresentavam Retenção Urinária na avaliação ultrassonográfica, 21 (45,65%) apresentavam sintomas e 16 (34,78%) foram identificados pelo exame físico. A equipe do serviço realizou nova avaliação e decidiu realizar sondagem vesical de alívio de 13 (52%) dos pacientes indicados pela equipe (25; 54,35%). Comparando com o volume urinário drenado, sensibilidade da ultrassonografia foi de 100%. As avaliações por sintomas e exame físico tiveram sensibilidade mediana, respectivamente 38,5% e 46,2%. Considerando o volume drenado e o volume estimado pela ultrassonografia, foi encontrado um erro padrão da média de 21,41ml (t=2,778; p=0,016) e uma forte correlação entre os volumes estimados e drenados (r=0,984; p<0,01). Conclusão: A avaliação ultrassonográfica apresentou maior sensibilidade que a avaliação clínica e forte correlação com o volume urinário após sondagem de alívio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Ciências Médicas e Biológicas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista de Ciências Médicas e Biológicas reserva-se todos os direitos autorais dos trabalhos publicados, inclusive de tradução, permitindo, entretanto, a sua posterior reprodução como transcrição, com a devida citação de fonte. O periódico tem acesso livre e gratuito.