Avaliação clínica versos ultrassonográfica na retenção urinária pós-operatória
DOI:
https://doi.org/10.9771/cmbio.v23i3.56368Keywords:
Ultrassonografia, Centros Cirúrgicos, Retenção urinária, Enfermagem perioperatória, período de recuperação pós-anestésicaAbstract
Introdução: A retenção urinária é um evento frequente no período pós-operatório na sala de recuperação pós-anestésica. Objetivo: Comparar a avaliação clínica com a ultrassonográfica para identificação retenção urinária pós-operatória. Metodologia: Estudo transversal no qual foram avaliados 46 pacientes com 1 hora de permanência na sala de recuperação pós-anestésica de um hospital universitário de grande porte do Nordeste do Brasil entre os meses de janeiro e março de 2023. Resultados: Dentre os avaliados, 25 (54,35%) apresentavam Retenção Urinária na avaliação ultrassonográfica, 21 (45,65%) apresentavam sintomas e 16 (34,78%) foram identificados pelo exame físico. A equipe do serviço realizou nova avaliação e decidiu realizar sondagem vesical de alívio de 13 (52%) dos pacientes indicados pela equipe (25; 54,35%). Comparando com o volume urinário drenado, sensibilidade da ultrassonografia foi de 100%. As avaliações por sintomas e exame físico tiveram sensibilidade mediana, respectivamente 38,5% e 46,2%. Considerando o volume drenado e o volume estimado pela ultrassonografia, foi encontrado um erro padrão da média de 21,41ml (t=2,778; p=0,016) e uma forte correlação entre os volumes estimados e drenados (r=0,984; p<0,01). Conclusão: A avaliação ultrassonográfica apresentou maior sensibilidade que a avaliação clínica e forte correlação com o volume urinário após sondagem de alívio.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Journal of Medical and Biological Sciences

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Journal of Medical and Biological Sciences reserves all copyrights of published works, including translations, allowing, however, their subsequent reproduction as transcription, with proper citation of source, through the Creative Commons license. The periodical has free and free access.